Quantos deslocamentos existem na esgrima?
Marchar: movimento para o atleta avançar. Romper: movimento para o atleta recuar. Afundo: ataque do atleta sobre o adversário, com o alongamento do braço e a movimentação da perna à frente. Flecha: ataque veloz para pegar o adversário de surpresa.
Marchar e romper são o básico dos movimentos da esgrima. Partindo da posição de guarda, o primeiro desloca o esgrimista para frente, com a perna da arma dando a iniciativa e a traseira acompanhando, mas sempre mantendo a postura da guarda.
Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
Atualmente, existe apenas a esgrima esportiva, sendo esta dividida em três diferentes tipos de armas: espada, florete e sabre, representando os antigos armamentos utilizados em combate e treino.
– As armas utilizadas nas competições são espada, florete e sabre, todas feitas de material flexível. – Não é permitido contato corporal. – Toques simultâneos não são contados. – Na disputa por equipes, times de três competidores se enfrentam em nove séries de três minutos.