Quem arrematou o aeroporto?
No leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (18), o consórcio Novo Norte, formado pela Socicam e Agemar, arrematou o Bloco Norte II formado pelos aeroportos do Pará e do Amapá após apresentar um lance de R$ 125 milhões, o que representou um ágio de 119,78%.
Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que serviram de base para a concessão do bloco formado pelos dois aeroportos revelaram que ambos possuem um forte potencial para a comercialização de ativos imobiliários.
Bloomberg Línea — O grupo financeiro XP Inc. (XP) decidiu apostar no setor aeroportuário: adquiriu a concessão por 30 anos de dois aeroportos icônicos da aviação executiva do Brasil: o Campo de Marte, que tem a maior frota de helicópteros do país, na zona norte de São Paulo, e o de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A empresa Aena, que já administra aeroportos na região Nordeste do país, levou o leilão do aeroporto de Congonhas e mais 10 outros terminais em Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. A companhia foi a única proponente.
Ministério da Infraestrutura
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) é uma empresa pública federal brasileira de administração indireta vinculada ao Ministério da Infraestrutura.