Quem controla a taxa de câmbio no Brasil?
Ou seja, o Banco Central não define um nível de cotação em que o Real deva permanecer em relação ao Dólar dos Estados Unidos. Portanto, a taxa cambial é dada no Brasil a partir da última negociação do mercado de câmbio, que segue a oferta e demanda de moeda estrangeira no país.
Como vimos, o Conselho Monetário Nacional é responsável pelo direcionamento das ações e medidas do câmbio no país. Após a adoção do real em 1994, o Brasil adotou o câmbio híbrido (banda cambial) até 1999. A partir de então, o câmbio flutuante tornou-se o regime cambial escolhido pelo governo brasileiro.
Banco Central
É o preço que se paga para vender uma moeda e comprar outra. Aqui no nosso país, o câmbio comercial ou de turismo é controlado pelo Banco Central. Sendo assim, tudo o que entra e sai do país por intermédio de negociações financeiras deve responder ao Banco Central.
A política cambial é um conjunto de medidas que um país adota em sua moeda, visando controlar sua relação com as moedas estrangeiras. Este tipo de política é feita pelo Banco Central (BACEN) em conjunto com a sua Política Monetária e Fiscal, com o objetivo de adotar as taxas de câmbio mais adequadas.
Com a sanção da lei, várias atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN) passam para o Banco Central, tais como a de regular operações de câmbio, contratos futuros de câmbio usados pelo Banco Central para evitar especulação com o real (swaps) e a organização e fiscalização de corretoras de valores, de bolsa e de …