Quem criou Rá?
Outra versão do mito diz que Rá nasceu sob a forma da ave fênix, pousando na Colina Primordial sobre o topo de uma pedra. Trata-se da Pedra Benben, o objeto sagrado mais importante do santuário do deus Rá. Teria sido do alto dessa pedra que a fênix fez ecoar seu canto, anunciando a criação.
História de Rá Em uma delas, o deus teria nascido a partir do Oceano Primordial, a partir de uma flor de lótus. Assim, ele saí da flor todos os dias e voltavam durante a noite, protegido pelas pétalas fechadas. Uma outra versão diz que o deus surgiu como uma fênix.
Rá, o deus Sol, era um dos deuses mais importantes da religião dos egípcios. Os egípcios acreditavam que homens e mulheres haviam surgido das lágrimas de Atum, deus que surgiu no vazio do Universo por intermédio do heka. Atum teve dois filhos, chamados Shu e Téfnis, que deram forma à Terra.
Egito
Ao longo do tempo, esta divindade foi associado a outros deuses, como Hórus, Sobek (Sobek-Ré), Amon (Amon-Ré) e Khnum (Khnum-Ré) e sua existência está intimamente ligada à realeza, pois Rá teria vivido em Heliópolis e regido o Egito antes mesmo das dinastias históricas, das quais os faraós seriam seus descendentes.