Quem ficou com o ouro brasileiro?
Ou seja, grande parte do ouro do Brasil ia, no fim, para Inglaterra, que se preparava para uma transformação econômica que viria a se concretizar com a Revolução Industrial.
Boa parte do ouro extraído da colônia Brasileira foi para pagamento e dívidas de Portugal com a Inglaterra. Os portugueses fizeram do Brasil sua morada, com isso, passaram a investir na colônia Brasileira. Palácio São Clemente no Rio de Janeiro foi palácio residencial de Dom João XIX, Dom Pedro I e Dom Pedro II.
A parte do ouro que ficava no Brasil era pequena, a que ia para Portugal também não ficava lá, portanto, quem mais se beneficiou com o ouro brasileiro foi a Inglaterra. Portugal devia muito dinheiro aos ingleses e, além disso, o comércio com a Inglaterra era muito importante para a economia portuguesa.
Inglaterra e Holanda, campeãs de contrabando de ouro, que juntaram grandes fortunas no tráfico ilegal da carne negra, açambarcam por meios ilícitos segundo se calcula, mais da metade do metal que correspondia ao imposto do "quinto real" que deveria receber, do Brasil, a Coroa portuguesa.
Os principais estados brasileiros onde o ouro pode ser encontrado são os estados do;Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão. Porém, como a geologia de detalhe do Brasil ainda não é conhecida, podem existir jazidas de ouro em outros estados.