Quem foi Ernesto de la Cruz do México?
Apesar de a música ter sido banida e proibida há gerações em sua família, Miguel sonha em se tornar um artista tão grande quanto seu ídolo, Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar o seu talento, o garoto acaba indo parar no deslumbrante e pitoresco Mundo dos Mortos.
Héctor Rivera – um charmoso malandro do mundo dos mortos que revela ser o verdadeiro trisavô de Miguel.
Ernesto de La Cruz
Um belo dia, Miguel descobre que Ernesto de La Cruz, o seu ídolo e inspirador é seu tataravô depois de comparar seu violão na estátua com uma foto antiga de família, ele decide contar a sua família seu segredo e que se inscreveu em um concurso de talentos da vila onde moram pra tocar e cantar, mas Abuelita quebra seu …
Em Viva – A Vida É uma Festa, Bernal dubla, nas versões em inglês e espanhol, o personagem Héctor, amigo e mentor do protagonista Miguel no Mundo dos Mortos. O esquelético personagem tenta ajudar o menino enquanto se esforça para não ser esquecido no mundo dos vivos.
Ernesto aparentemente aceitou a decisão de seu amigo e com um brinde, disse que iria mover o céu e a terra para seu amigo. A caminho da estação de trem, Héctor de repente desmaiou e morreu. Durante seu tempo na "Terra dos Mortos", Héctor descobriu que Ernesto levou crédito por suas canções, ficando ressentido.