Quem fundou Cerro Azul?
Etimologia. O termo "Cerro" é expressão de origem espanhola e designa morro (elevação montanhosa). A denominação provém da existência de um morro nas cercanias do município. Este cerro em certas ocasiões oferece um perfil de tom azulado, daí a incorporação pelos fundadores do povoado, do nome Cerro Azul.
O general Éwerton de Quadros, temendo uma fuga ou a desmoralização de seu comando, ordenou a execução do barão de Serro Azul e seus amigos.
Morador da capital, ele foi o maior produtor de erva-mate do mundo e foi o principal responsável por salvar a cidade dos ataques dos maragatos durante a Revolução Federalista. O feito foi tratado como traição e ele foi fuzilado, mas hoje o Barão está imortalizado como o único herói nacional do Paraná.
Cerro Azul é uma cidade de Estado do Paraná. Os habitantes se chamam cerro-azulenses. O município se estende por 1 341,2 km² e contava com 17 779 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 13,3 habitantes por km² no território do município.
Essencial em Cerro Azul
- Parque Estadual de Campinhos. Parques, Parques públicos.
- Morro da Cruz.
- Parque Municipal Gruta do Bacaetava.
- Casa do Colono Italiano Eugênio Mottin – Parque Municipal da Uva.
- Museu Municipal Cristovão Colombo.
- Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
- Chácara Engenho Verde.
- Vinícola Franco Italiano.