Quem nasce em Brasil ES?
Brasiliano é o termo referente ao natural do Brasil, em alternativa ao substantivo brasileiro. Em português os adjetivos locativos possuem as terminações em: "-ino" (argentino, nordestino), "-ense" (israelense, paraense), "-ês" (finlandês, norueguês) ou "-ano" (curitibano, cubano).
Isso quer dizer que todos que nasceram em qualquer parte do continente americano é americado, independente se nasceu no Brasil, no Canadá ou em cuba, assim como todo aquele que nasce na Europa é Europeu independente do país.
Houaiss explicou: o sufixo de nação é “ano”, como em americano, australiano, italiano, mexicano, ou “ês”, como em francês, português, inglês ou japonês. Já o sufixo de profissão é “eiro”, como em padeiro, carpinteiro, jardineiro, relojoeiro, engenheiro e, lamentavelmente, em “brasileiro”.
Além disso, também devemos mencionar o termo “natalense”, gentílico de Natal, ou seja, refere-se àqueles que nascem na capital do Rio Grande do Norte (Natal).
O brasileiro é considerado latino-americano porque o país através da regionalização que divide a América segundo aspectos culturais e linguísticos, considera que os países que foram colonizados principalmente por portugueses, espanhóis e franceses, são países latino-americanos.