Quem não sabe nadar pode fazer canoagem?
É necessário saber nadar para usar um caiaque? Sim. A menos que o caiaque seja usado em uma extensão de água que você sabe que dá pé, é importante que você consiga nadar se algo imprevisto ocorrer. Sempre use o caiaque com um colete salva-vidas!
Assim como diversas atividades físicas aeróbicas, a canoagem libera substâncias no cérebro responsáveis por prazer e relaxamento, tudo que o corpo precisa para aliviar tensões. Por ser praticado em contato direto com a natureza, o efeito de relaxamento causado pelo esporte é ainda maior.
Enquanto no Remo são utilizados dois remos longos, na canoagem, só se utiliza um remo curto. No barco de Remo, estreito e longo, o assento desliza. No barco de canoagem, que é curto, o assento é fixo. Canoístas se posicionam no mesmo sentido do barco, ao contrário dos remadores, que ficam de costas.
O praticante pode sofrer afogamento, fraturas, escoriações, queimaduras do sol e até hipotermia. Por isso, a atividade da canoagem precisa respeitar as normas e os cuidados para evitar acidentes.