Quem é o fundador da antropologia estrutural?
Antropologia estrutural de Lévi-Strauss Lévi-Strauss é o principal expoente da corrente estruturalista na Antropologia. Para fundá-la, Lévi-Strauss buscou elementos das ciências que, no seu entender, haviam feito avanços significativos no desenvolvimento de um pensamento propriamente objetivo.
Strauss é considerado o pai da antropologia moderna. Para ele, a sociedade não estava dividida entre civilizados e não civilizados. Na década de 30, morou no Brasil e participou da criação da Universidade de São Paulo.
Antropologia estrutural, é um termo criado por Claude Lévi-Strauss, título de dois de seus livros, na "busca de elementos duradouros e correspondências estruturais entre sociedades de tipos diferentes para descobrir se existem estruturas fundamentais que seriam a base da Antropologia".
Para Lévi–Strauss, a antropologia estrutural é o estudo científico dos subprodutos gerados pelas operações inconscientes do espírito humano. As operações mentais, isto é, as estruturas, representam o significado real da cultura.
Estruturalismo
- O filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Wundt postulou os primeiros indícios do método estruturalista na psicologia.
- O linguista suíço Ferdinand Saussure é considerado o “pai” do estruturalismo.
- Claude Lévi-Strauss, antropólogo estruturalista. [ 1]