Quem se beneficiou com o ouro do Brasil?
O Tratado de Methuen foi um acordo comercial e militar assinado entre Inglaterra e Portugal em 1703 que vigorou até 1836. Esse acordo é chamado também de Tratado de Panos e Vinhos, uma referência às mercadorias trocadas entre as duas nações.
Tratado de Methuen: o acordo que marcou a história econômica portuguesa no século XVIII. No século XVIII, a descoberta de ouro em terras brasileiras apareceu como uma alternativa econômica que poderia salvar os combalidos cofres da Coroa Portuguesa.
A vantagem obtida pelos ingleses nesse acordo ficava claramente percebida nas alíquotas alfandegárias que foram determinadas. Segundo o documento, os ingleses pagariam 15% de imposto sobre as mercadorias que desembarcassem nos portos brasileiros.
O ouro extraído no Brasil, na época da colonização era utilizado por Portugal como pagamento sobre as manufaturas inglesas. Após ser obtido nos rios e minas da colônia (principalmente em Minas Gerais), o ouro era levado para as casas de feitoria, onde recebia o selo de Portugal.