Quem são os opressores Paulo Freire?
Assim, os oprimidos são todos aqueles que vivenciam de diversas formas a violenta vocação de “ser menos”, como distorção do ser mais (FREIRE, 1987).
Opressor é aquilo ou aquele que impõe força sobre o mais fraco, que causa opressão. É um adjetivo daquilo que tem a capacidade de oprimir e um substantivo para designar o indivíduo que age com tirania. Entre os sinônimos para opressor há as palavras prepotente, dominador, despótico, tirano, ditatorial, opressivo.
Um indivíduo oprimido é aquele que foi dominado de maneira violenta ou com agressividade, brutalidade e tirania. O ato de oprimir está relacionado com regimes de ditadura, onde a população que não segue as normas do governo são pressionadas, torturadas, virando alvos de atormento.
Na educação opressora, como a própria expressão parece indicar, os alunos são oprimidos, impossibilitados de aflorar a sua personalidade, a sua identidade, já que são moldados, padronizados, por assim dizer. Por outro lado, temos a educação libertadora, calcada na visão pedagógica em que Freire acreditava.