Quem tem urticária pode comer banana?
amora, jabuticaba, ameixa, pêra, caqui, caju, limão. TEMPEROS PERMITIDOS: Óleo de milho e de oliva, gengibre, coentro, salsa, erva- doce, manjerona, louro, manjericão, alcaparra, alho, cebola.
A maioria dos vegetais pode ser consumidos, contudo, a dieta exclui cogumelos, milho, tomate, todos os tipos de batata, berinjela e pimentão (incluindo a pimenta vermelha e páprica). As frutas e sucos de frutas podem ser consumidos, com a exceção das uvas e frutas pertencentes ao grupo cítrico.
Tenha atenção à alimentação Alimentos não são causa de urticária crônica, mas podem desencadear crises1-2, principalmente aqueles ditos “liberadores de histamina”, como carne de porco, crustáceos, morango e chocolate, entre outros.
Presentes nas frutas, proteínas similares às do látex podem causar alergia. O fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como mamão, figo, banana, abacate, kiwi e melão, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes no látex da Hevea brasiliensis – a famosa seringueira.
A urticária pode desaparecer sozinha, dispensando um tratamento específico. Porém, em alguns casos, é necessário o uso de pomadas e medicamentos específicos para tratar o quadro. Entre eles estão anti-histamínicos, corticosteroides e outras drogas.