Quem tomou a vacina da varíola morreu?
Qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém que tenha sintomas de varíola dos macacos ou com um animal com o vírus corre o maior risco de infecção. As pessoas vacinadas contra a varíola apresentam proteção contra a infecção por monkeypox.
Tratava-se da varíola, do- ença infecto-contagiosa exclusiva do homem, causada por um vírus chama- do Orthopoxvirus variolae. Para que se tenha uma idéia de sua magnitude, só durante os 80 anos em que esteve ativa, no século passado, a varíola matou mais de 300 milhões de indiví- duos.
Por que a vacina contra varíola parou de ser produzida? Compartilhar: Atualizada em 06.09.22: Em 1980, com declaração de erradicação (eliminação) da varíola no mundo todo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a produção foi interrompida.
Com o passar dos anos, as vacinas antivariólicas deixaram de ser fabricadas no Brasil – e também em boa parte do mundo –, já que não fazia mais sentido imunizar pessoas contra um vírus desaparecido. Estrategicamente, países como os Estados Unidos mantiveram estoques desses imunizantes por medo de um ataque biológico.
A boa notícia é que ela parece durar anos e anos. Para ser bem específico, a capacidade e de proteção é mantida por pelo menos 75 anos — o tempo máximo que a imunidade chegou a ser acompanhada.