É raro nascer com 6 dedos?
Na maioria dos casos a causa é desconhecida, sendo uma modificação genética aleatória ou associada à história familiar. A polidactilia, também chamada de dedo extranumérico, é uma malformação congênita caracterizada pela presença de seis dedos ou mais nas mãos ou nos pés dos bebês.
Por incrível que pareça, é verdade, sim. Se uma pessoa com uma mão normal, de cinco dedos tiver um filho com alguém que tem um dedo extra, a chance de o bebê nascer com essa anomalia – conhecida como polidactilia – é de 50%.
No mundo, uma a cada quinhentas pessoas possuem a condição, mas, na grande maioria das vezes, o membro é retirado ainda na primeira infância. De acordo com os pesquisadores, a anomalia é vista como um problema e por isso estudos sobre a condição são raros.
A polidactilia é um termo médico utilizado para descrever dedos extras nas mãos ou dedos a mais nos pés.
A polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos).