Sou eu que estou Ou sou eu quem está?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.
Sou eu quem diz; sou eu quem digo. Este último é divergente ao extremo, mas a Gramática diz que assim também pode. No tocante ao uso do pronome relativo (em especial, 'que' e 'quem'), item comandado pela Concordância Verbal, há estes exemplos: 1. “Fui eu quem derramou (ou derramei) a água”, pg.
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
O ser humano é único. No mundo vivem muitas pessoas, mas nenhuma é igual à outra. Cada pessoa tem seu jeito de ser, seu gosto, seu modo de fazer as coisas.