Sou obrigada a pagar o juros de uma dívida?

Sou obrigada a pagar o juros de uma dívida?

O que acontece se não pagar o juros?

Além dos juros moratórios e compensatórios, podem existir cláusulas penais que definam outras sanções específicas em caso de atraso do pagamento, como uma indenização, ou a suspensão de um serviço. Essas cláusulas podem variar muito de acordo com o contrato.

Como tirar os juros de uma dívida?

Saindo das dívidas

  1. Conheça seu atual orçamento.
  2. Estipule um valor máximo para pagamento.
  3. Sempre que possível, pague suas parcelas adiantadamente.
  4. Troque de dívida.
  5. Procure manter a reputação de bom pagador.
  6. Procure refinanciar suas dívidas.
  7. Se a negociação não te ajudar, procure a portabilidade.

15 de dez. de 2020

É legal a cobrança de juros sobre juros?

Ainda, o artigo 4º do estudado Decreto afirma que é vedada a cobrança de juros sobre juros (anatocismo). Essa lei criou o sistema financeiro nacional, com um único intuito: dar às instituições financeiras um tratamento especial no que se refere à cobrança de juros, frente às limitações da “Lei da Usura”.

Qual o juro máximo permitido por lei?

E qual é o limite permitido para os juros? Já os juros moratórios devem ser estipulados em até 1% ao mês, ou 12% ao ano, conforme especificado no Código Tributário Nacional: “§ 1º Se a lei não dispuser de modo diverso, os juros de mora são calculados à taxa de um por cento ao mês.”

O que diz a lei sobre juros?

O art. 25 da Lei 8.692/93, que regula o Sistema Financeiro da Habitação, impõe taxa efetiva de no máximo 12% ao ano. Após a Emenda Constitucional 40/2003, inexistindo lei especial aplicável, a limitação juros pode ser assim resumida: “I – juros legais compensatórios: 1% ao mês (por analogia, Código Civil de 2002, art.