Tem como uma empresa bloquear meu CPF?
De acordo com a Receita Federal, os casos mais comuns de bloqueio de CPF são ocasionados por irregularidades no pagamento de dívidas, inconsistências de dados cadastrais e até mesmo a duplicidade do registro do cidadão.
A pessoa física que tiver documentos furtados, roubados ou extraviados, poderá requerer, mediante formulário próprio o bloqueio do seu CPF, para fins de impedimento de arquivamento, no âmbito da Junta Comercial do Estado de Goiás, de atos empresariais em que figure como titular, sócio ou diretor.
Quando existe alguma dívida ou débito com a Receita Federal, normalmente alguma declaração atrasada nos últimos cinco anos, algum imposto devido ou alguma declaração com pendências – pode ser algum dado que foi enviado com erro, documento faltante ou informação que não bate com o cruzamento de dados feito pelo Leão -, …
Tanto pela internet ou em uma unidade de atendimento, dependendo da situação cadastral do documento. Com o CPF irregular, a pessoa NÃO pode abrir ou movimentar conta bancária, tirar passaporte, realizar compra e venda de imóveis e adquirir qualquer tipo de financiamento, por exemplo.
Caso o cidadão tenha qualquer pendência ou irregularidade no acerto de contas, possua informações incorretas no cadastro ou mesmo duplicidade de informações, o CPF poderá ficar bloqueado.