Tem que ter curso para pilotar drone?
Para os drones de maior porte, acima de 25 quilos, será exigida uma habilitação especial para o piloto com Certificado Médico Aeronáutico e também registro de voo. Para drones com menos de 25 quilos e que forem voar abaixo de 120 metros, não é preciso fazer registro de voo.
O valor de um curso de drone de qualidade vai variar de R$ 700,00 a R$ 1.200,00 dependendo da região do país, o que representa em média 10% do investimento feito nos equipamentos, o que parece ser justo dadas as consequências de uma operação desastrada.
Aeronaves com peso entre 250 gramas e 25 quilos precisam do cadastro na ANAC, se operados até 120 metros do solo. Já para casos de voos com drones que pesam entre 25 quilos e 150 quilos, existem requisitos técnicos exigidos aos fabricantes e o piloto deve ter certificado médico e licença para operá-lo.
Regulamentação da profissão O primeiro requisito para comandar qualquer tipo de drone é que o piloto tenha mais de 18 anos. Entre as regras que regulamentam a profissão, podemos destacar a obrigatoriedade de habilitação para os pilotos de drones de maior porte, isto é, equipamentos com mais de 25 kg.
Embora possa parecer um difícil no começo, pilotar um drone é uma das melhores experiências que você pode ter – e fazê-lo com segurança é bem melhor. Por isso, a DJI separou algumas dicas para ter a melhor a experiência seja a melhor possível.