Tem redação no vestibular?
dissertativo argumentativo
O gênero dissertativo argumentativo é o tipo de texto mais cobrado nas provas de vestibular — inclusive, esse é o gênero cobrado todos os anos na redação do ENEM. Como o próprio nome já indica, nesse gênero textual, o tema é exposto ao leitor por meio de argumentos, de forma a convencê-lo de alguma ideia.
Nos vestibulares, a redação é aplicada junto a outras provas. Isso significa que, além de ter que fazer um texto impecável, você terá outras questões para resolver em um limitado espaço de tempo. Por isso é bom praticar seus textos com um relógio do lado. O ideal é conseguir fazer todo o processo em uma hora ou menos.
Como se preparar para fazer a redação para vestibular
- Entenda os gêneros e tipos textuais.
- Aumente o seu repertório sociocultural.
- Pratique com diferentes temas.
- Refaça suas redações.
- Confira exemplos de redações nota 1000.
- Identifique o gênero textual.
- Interprete o tema apresentado.
- Aproveite os textos de apoio.
O vestibular funciona da seguinte forma: o estudante, no período determinado em edital, deve fazer a inscrição para o processo seletivo. Em data definida realizará a prova junto com os demais "vestibulandos" (como são chamados os estudantes que prestam o vestibular).
A nota da redação vale 1000 e equivale a 20% do resultado final. Apesar de não parecer tão complicado assim, é importante levar a sério, para não ser desclassificado. Só em 2018, 112.559 pessoas zeraram a redação. Já no vestibular, cada faculdade pode seguir uma estrutura diferente.