Banco de dados Private Blockchain Vs: Qual é a diferença?

Devido ao recurso de ter um livro razão distribuído, muitos pensam que blockchains privados e bancos de dados funcionam da mesma forma. Este artigo esclarece o debate sobre blockchain privado vs banco de dados e mostra como essas duas tecnologias são completamente diferentes.

Após o surgimento da tecnologia blockchain, surgiram muitas curiosidades sobre o que a tecnologia realmente pode fazer por nós. Mesmo que muitas pessoas pensem que o blockchain é apenas um tipo, existem outras variações para finalidades diferentes. No entanto, a confusão com blockchain privado vs banco de dados ainda está em andamento entre os entusiastas de tecnologia.

É por isso que, hoje, vou trazer a comparação definitiva de blockchain privado vs banco de dados para ajudá-lo a entender melhor suas diferenças.

Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis

O que é Blockchain Privado?

Antes de passar para a comparação de blockchain privado vs banco de dados, vamos verificar o que é blockchain privado. Basicamente, os blockchains privados são relativamente diferentes dos públicos. Aqui, apenas uma única organização terá acesso à rede. Mais ainda, a organização também pode decidir quem pode ingressar na rede ou quem pode participar de consenso.

Bem, a princípio, não parece descentralizado agora, não é? É basicamente um tipo de sistema centralizado-descentralizado.

A diferença significativa é que os recursos básicos do blockchain ainda estão lá, mas há uma governança adicional para a rede. Como o livro-razão não é público, você não pode obter acesso sem a devida autorização.

Na realidade, a autoridade governamental tem muito controle sobre como a tecnologia funcionaria em soluções de blockchain privadas.

Portanto, em vez de uma arquitetura totalmente pública, as soluções de blockchain privadas ofereceriam a você um ambiente distribuído e parcialmente descentralizado. Isso ocorre porque blockchains privados FAZEM usar tecnologia de razão distribuída (DLT).

De qualquer forma, outros fatores como criptografia ou imutabilidades ainda estão em jogo. Mas a melhor parte é que, se você deseja privacidade para suas transações, agora você pode obtê-la em soluções de blockchain privadas.

Existem muitos blockchains privados disponíveis para serem usados ​​hoje em dia. Mas o Ripple é um dos mais populares que usam um blockchain privado para abastecer sua plataforma. E mais ainda, sua plataforma é adequada apenas para soluções de nível empresarial.

Existem outras plataformas permitidas como Hyperledger blockchain, Enterprise Ethereum, R3 Corda blockchain também, mas eles são um pouco diferentes.

Consulte Mais informação: The Rise Of Private Blockchain Technologies

Vamos verificar por que o blockchain privado deve estar em sua consideração a seguir!

Recursos do Private Blockchain

Oferece privacidade suprema

Um dos melhores recursos de um blockchain privado é que ele fornece um alto nível de privacidade para qualquer empresa. Na realidade, as empresas precisam lidar com muitas informações confidenciais nos negócios. Assim, se vazassem, perderiam gravemente o valor do negócio e da marca.

É um alto risco para eles, e é por isso que não podem usar um blockchain público para aumentar sua eficiência. É por isso que os blockchains privados surgiram em primeiro lugar. Eles oferecem principalmente processos de transações privadas e ajudam as organizações a manter suas informações apenas para pessoas autorizadas.

Vamos verificar o próximo benefício nesta tecnologia de blockchain privada vs guia de comparação de banco de dados.

Desempenho mais eficiente

Normalmente, as plataformas de blockchain privadas consomem muito menos energia em comparação com as públicas. Mas como? Bem, tudo depende dos protocolos de consenso que eles estão usando. Na realidade, os blockchains públicos geralmente usam protocolos de consenso que consomem energia. Por exemplo, a prova de trabalho é um dos algoritmos de consenso de maior consumo de energia no momento.

Mas o blockchain privado não usa esse tipo de consenso. Em vez disso, eles usam algum tipo de consenso de votação ou outras formas de algoritmo de consenso para chegar a um acordo sobre uma transação.

Rede menos volátil

Na realidade, os blockchains privados não são voláteis. Como existe uma autoridade governamental para ignorar quaisquer discrepâncias, não haverá problemas no controle das taxas de taxa de transação. Outra grande notícia é que a maior parte do blockchain privado não tem nenhuma moeda nativa. Então, isso significa que você não terá que lidar com a natureza volátil desnecessária da criptomoeda.

Em um ambiente de blockchain corporativo, as criptomoedas não são confiáveis ​​para oferecer um resultado comercial sustentável a longo prazo. Assim, com um blockchain privado, você obtém a estabilidade que deseja.

Vamos verificar o próximo benefício nesta tecnologia de blockchain privada vs guia de comparação de banco de dados.

Empoderamento Organizacional

Bem, os blockchains públicos são mais focados na capacitação do usuário. Mas as organizações também precisam de autonomia. Na realidade, nossos modelos de negócios e a maneira como os conduzimos são muito mais diferentes. Nem mesmo sabemos se algum dia poderemos alcançar a descentralização total em todos os níveis.

Em blockchains privados, você deve seguir os regulamentos e regras dessa empresa específica. É necessário para a melhoria dessa organização, e o blockchain privado pode facilmente entregá-lo.

Por que o Blockchain privado?

Você deve estar se perguntando por que considerar blockchains privados em primeiro lugar? Bem, é porque esse tipo de modelo vem com sua parcela justa de benefícios. Vamos dar uma olhada!

Economiza muitos custos

Em primeiro lugar, as soluções de blockchain privadas economizam muitos custos a longo prazo. Executar e manter um blockchain público consome muito tempo e recursos. Mais ainda, as empresas não podem usar blockchain público para seu sistema de rede interno. Por que?

Bem, porque se um de seus concorrentes pudesse simplesmente entrar na rede e ver o que eles estão fazendo, a empresa perderia sua vantagem competitiva. Mais ainda, por motivos de segurança, é necessário haver privacidade extra para arquivos confidenciais também.

Usando um blockchain privado, eles podem facilmente economizar muitos custos.

Oferece taxas de transação mais baixas

Como o blockchain privado não tem muitos usuários ou não parece ter problemas de escalabilidade, as taxas de transação são baixas. Basicamente, as taxas de taxa de transação ficam mais altas à medida que a demanda por transações aumenta em uma rede por várias partes.

Mas esse não é o caso de blockchains privados. Nesses modelos, você sempre obterá taxas de transação muito baixas.

 Regulamentos de rede

Ele vem com regulamentos de rede e todos os usuários do sistema devem seguir todos esses regulamentos. Anteriormente, os blockchains públicos não tinham regulamentações e os escopos do blockchain para empresas pareciam desanimadores.

Assim, como você pode definir os regulamentos desde o início, será mais fácil para uma empresa atualizar para o blockchain e usar todos os seus recursos.

 Sem acesso criminoso

Em blockchains privados, você não precisa se preocupar com criminosos tendo acesso à sua rede. Na realidade, muitos criminosos usam criptomoedas para pagar por crimes na dark web. Mas como os blockchains privados têm autorizações, eles não terão acesso a eles.

Consulte Mais informação: Blockchain público vs. privado: como eles diferem?

O que é um banco de dados (DB)?

Um banco de dados normalmente se refere a uma coleção de dados organizados, que são facilmente acessíveis, gerenciáveis ​​e atualizáveis. Na realidade, todos os bancos de dados de computador tendem a conter agregações de informações, registros ou arquivos, como transações de vendas ou interações com clientes, e assim por diante.

Existem muitos tipos de bancos de dados. Mas o banco de dados tradicional nada mais é do que uma tabela com linhas e colunas indexadas. Mais ainda, as empresas usam isso para tornar mais fácil encontrar informações usando NoSQL ou consultas SQL.

Por outro lado, os bancos de dados gráficos tentam usar arestas e nós para definir qualquer tipo de relacionamento entre as entradas ou as consultas em métricas específicas.

De qualquer forma, o gerenciador do banco de dados é responsável por oferecer acesso aos usuários com a capacidade de escrever ou ler, excluir ou atualizar o banco de dados.

No entanto, a característica precisa dos bancos de dados é que eles são centralizados. Isso significa que existe uma autoridade superior que pode facilmente alterar suas entradas, se desejar. Na realidade, isso torna os dados não confiáveis ​​e dá origem à corrupção.

Por outro lado, agora, algumas bases de dados oferecem conformidades ACID para oferecer mais segurança às informações.

Para um estudo posterior: Blockchain vs banco de dados: entendendo a diferença

Vantagens do sistema de gerenciamento de banco de dados

O Sistema de gerenciamento de banco de dados realmente permite a recuperação, acesso e uso das informações no sistema com protocolos de segurança. Mais ainda, é responsável pela integridade dos dados e outros recursos. Então, vamos ver quais são as vantagens de um banco de dados típico.

Melhor transferência de dados

Em um banco de dados, os usuários podem obter acesso a dados mais bem gerenciados. Na realidade, ajuda os usuários a consultar rapidamente uma informação de que precisam e ter um tempo de resposta rápido. Mais ainda, eles também podem ajudar os usuários a fazer alterações, se necessário para o ambiente.

Segurança de dados

Os bancos de dados são usados ​​globalmente. Há muita pressão no banco de dados de uma empresa quando muitos usuários tentam transferir ou compartilhar dados nele ao mesmo tempo. Assim, a necessidade de segurança aumenta em grande medida.

Usando o Database Management System, as empresas podem obter a segurança e a privacidade de que precisam. No entanto, você deve saber disso, embora ele ofereça protocolos de segurança mais elevados. Ele ainda pode permitir que os usuários façam alterações não autorizadas.

Além disso, na maioria das vezes, os protocolos de segurança não são suficientes para manter os hackers fora do banco de dados.

Custos mais baixos

Na realidade, o custo de configuração de um banco de dados é bastante barato. Por ser uma tecnologia altamente disponível, qualquer empresa pode configurar seus bancos de dados a um custo mínimo. No entanto, manter o banco de dados depois é o que os custos podem começar a somar.

Ao fazer o escalonamento, a empresa também precisa aumentar suas capacidades de banco de dados. Na realidade, quanto maior se torna um banco de dados, mais difícil se torna gerenciá-lo. E as discrepâncias também começam a aumentar. A escalabilidade, por outro lado, é um dos principais recursos do blockchain.

Vamos verificar o próximo benefício neste blockchain privado vs guia de comparação de banco de dados compartilhado!

Minimizando a inconsistência de dados

Uma grande característica dos bancos de dados é que, como existem várias tabelas em uma rede, uma alteração em uma tabela pode afetar outra em outra tabela. Se a outra tabela também não for atualizada, isso criará inconsistência de dados.

No entanto, se você projetar um banco de dados corretamente, ele deve atualizar automaticamente outras tabelas se você atualizar uma tabela vinculada a elas. Portanto, pode reduzir o problema de informações inconsistentes também.

Acesso mais rápido aos dados

Usando o banco de dados, você pode consultar rapidamente se estiver fazendo uma pergunta muito específica. A melhor parte é que os bancos de dados são extremamente rápidos. Na realidade, eles também são altamente precisos. Por exemplo, talvez você queira saber sobre um cliente específico comprando um produto específico em um momento específico.

Tudo o que você precisa fazer é executar uma linguagem de consulta simples e pronto. Os algoritmos apenas buscariam sua resposta instantaneamente. Na realidade, os bancos de dados são realmente úteis no atendimento ao cliente, e vários clientes têm problemas, e o agente pode pesquisar rapidamente qual é o problema no banco de dados.

Vamos verificar o próximo benefício neste blockchain privado vs guia de comparação de banco de dados compartilhado!

 Partilhando informação

Com a ajuda de bancos de dados, você também pode compartilhar certas informações com uma determinada parte. Portanto, não é propriedade pública de forma alguma. Assim, ele oferece armazenamento para armazenar todas as suas informações confidenciais e dar acesso apenas a pessoal autorizado.

Pode ser um grande ponto positivo quando você está fazendo negócios com várias partes.

Consulte Mais informação: Guia de estratégia de negócios Blockchain

 Produtividade aumentada

Com a ajuda de certas ferramentas, você pode transformar facilmente todos os dados nos bancos de dados em uma informação útil, que ajudará os usuários a tomar decisões melhores, informativas e rápidas. Na realidade, essas pequenas eficiências realmente compensam o sucesso de uma empresa.

 Reduzindo o Espaço de Armazenamento

Obviamente, se você começar a armazenar todas as suas informações em papel em bancos de dados, você economizará muito espaço de armazenamento. Normalmente, há muitas trilhas em papel que podem ser manipuladas com bastante facilidade. Mas com bancos de dados, todas as informações seriam digitalizadas.

Como resultado, você não precisaria mais depender da papelada. Mesmo que tornar todos os seus documentos digitais seja uma dor no início. Depois dessa dificuldade, tudo seria perfeito.

 Simples

Usar um banco de dados é bastante simples. Na realidade, não existem complexidades ou problemas adicionais. Portanto, os funcionários podem precisar de pouco ou nenhum treinamento para começar a usar bancos de dados em seu trabalho na empresa. Vamos verificar o próximo benefício nesta tecnologia de blockchain privada vs guia de comparação de banco de dados!

Consulte Mais informação: 15+ Casos de Uso Práticos de Blockchain em 2021

Blockchain privado vs banco de dados: como eles são diferentes?

Basicamente, você pode estar pensando que um banco de dados privado é muito semelhante a bancos de dados típicos. Mas, na realidade, há uma grande diferença entre esses dois.

Em primeiro lugar, a tecnologia subjacente ou a forma como armazenam informações é completamente diferente. Então, haveria algumas diferenças óbvias entre eles também.

Autoridade

Esta é uma das principais diferenças entre blockchain privado e banco de dados. Os blockchains privados são parcialmente descentralizados. Isso significa que haveria uma única entidade cuidando do sistema. Então, de certa forma, não vai oferecer a você o fator de descentralização total que você deseja.

No entanto, os principais recursos ainda estão lá.

Por outro lado, os bancos de dados são totalmente centralizados. Isso não significa apenas que haveria uma autoridade para ignorar todas as suas entradas. Mas eles também podem mudá-los ou alterá-los como quiserem. Na realidade, em comparação, em um blockchain privado, você obtém mais liberdade do que em um banco de dados típico. Uma comparação entre sistemas descentralizados e centralizados lhe dará uma ideia melhor.

Arquitetura

Os blockchains privados têm um modelo arquitetônico diferente. Na realidade, ele não segue o modelo cliente-servidor típico como o projeto arquitetônico principal do sistema. Portanto, ele usa um modelo de rede ponto a ponto para oferecer natureza distribuída na rede.

Então o que isso significa? Isso significa que em vez de depender do servidor para buscar todas as suas consultas, você pode se comunicar diretamente com outro usuário na rede.

Por outro lado, os bancos de dados seguem o modelo cliente-servidor típico. É um modelo bastante desatualizado e mais sujeito a ataques. Mais importante, é um pouco mais lento do que os modelos ponto a ponto.

Vamos ver a próxima diferença nesta tecnologia de blockchain privada vs guia de comparação de banco de dados.

Desempenho

Na realidade, os bancos de dados são muito mais rápidos em comparação com um blockchain privado. O problema é que, embora os blockchains privados sejam novas tecnologias, há um problema de dimensionamento. Bancos de dados não têm isso. Na realidade, ele pode ser dimensionado em qualquer medida necessária e ainda fornecer a saída rápida de que você precisa.

Mas os blockchains privados, por outro lado, ficarão mais lentos se houver mais pressão na rede do que ela pode suportar. Então, basicamente, há um limite para o número de transações que ele pode processar a cada segundo. Se você puder ficar dentro desse intervalo, poderá facilmente superar o banco de dados.

Custo

Outra grande diferença é o custo das duas tecnologias. Bancos de dados são bastante baratos. Porque? Por ser uma tecnologia altamente disponível, qualquer empresa pode configurar seus bancos de dados a um custo mínimo. No entanto, manter o banco de dados depois é o que os custos podem começar a somar.

No entanto, em suma, em comparação com as tecnologias de blockchain, ainda é muito mais barato. Por outro lado, os blockchains privados são um pouco baratos em comparação com seus equivalentes públicos.

Lembre-se de que todos os computadores ou dispositivos atualmente estão acostumados a usar bancos de dados. Então, quando você quiser mudar para uma tecnologia completamente diferente, terá que fazer investimentos.

Vamos ver a próxima diferença neste banco de dados vs guia de comparação de tecnologia de blockchain privado.

Tratamento de Dados

Esta é, de longe, uma das principais diferenças entre as duas tecnologias. Em um blockchain privado, os usuários só podem ler e escrever e nada mais. Portanto, uma vez que os dados entram no livro-razão, ninguém pode alterá-los de forma alguma. Esse recurso é chamado de imutabilidade e o blockchain o mantém a qualquer custo. É um dos maiores benefícios da tecnologia blockchain.

Por outro lado, em bancos de dados, os usuários podem escrever, ler, excluir ou atualizar uma entrada, mesmo depois de já ter uma entrada no sistema. Segue CRUD. ASSIM, se quiser, você pode facilmente alterar ou alterar a entrada de outra pessoa se tiver acesso a ela.

Na realidade, esta forma de acessibilidade não é tão boa, pois dá origem à corrupção em todos os níveis.

Integridade de dados

Os bancos de dados não têm integridade de dados em todos os níveis. Quão? Bem, como você já sabe que qualquer pessoa pode alterar os dados se puder ter acesso a eles. Portanto, não há como o banco de dados ser capaz de oferecer integridade total de dados em qualquer nível.

Isso é algo com que o mundo dos negócios vive lidando todos os dias. Existem muitas discrepâncias neste tipo de sistema, e isso custa muito para uma organização.

Por outro lado, os blockchains privados têm imutabilidade. Isso oferece integridade de dados. No entanto, como apenas uma única organização gerencia a plataforma, a organização pode substituir uma transação sob certas regras. Mas devo dizer que é altamente provável. É um dos maiores problemas que o blockchain resolve.

Vamos ver a próxima diferença neste banco de dados vs guia de comparação de tecnologia de blockchain privado.

Transparência

Este ponto é bastante diferente dos outros. Praticamente, ambas as tecnologias não são transparentes. Basicamente, blockchains públicos são totalmente transparentes, mas não privados. Porque? Bem, é porque permite que os usuários mantenham cadeias privadas onde podem realizar transações privadas. E mais ainda, sem a devida autoridade, ninguém pode ver o que realmente está acontecendo nessa rede privada.

A mesma coisa acontece nos bancos de dados. Na realidade, as entradas em bancos de dados não são transparentes ou de propriedade pública. Você precisa ter acesso para ver ou interagir com ele. Portanto, ambos os sistemas não são transparentes.

Vamos ver a próxima diferença neste banco de dados vs guia de comparação de tecnologia de blockchain privado.

Criptografia

Os blockchains privados têm criptografia para ajudar a proteger todos os seus registros de transações. O que essa técnica faz é criptografar as informações da transação e garantir que ninguém possa adulterá-las. Mais ainda, também garante que os hackers não tenham acesso a ele de forma alguma.

Sempre que alguém tenta alterar uma entrada, isso separa o blockchain da cadeia, portanto, não pode afetar os dados gerais de forma alguma.

É uma grande medida de segurança funcional e de grande segurança. Mas no banco de dados, você não vê criptografia. Mais ainda, você não verá nenhuma forma de criptografia. Mas por que? Bem, na verdade, os bancos de dados têm muitas entradas e os algoritmos que consultarão o banco de dados teriam que descriptografar cada entrada para buscar a resposta. E isso consome muito tempo.

Leia mais: Hashing na criptografia 

Blockchain privado vs banco de dados: Tabela de comparação

 Private BlockchainDatabase
Autoridade Parcialmente descentralizado Centralizado
Arquitetura Modelo ponto a ponto Modelo cliente-servidor
Desempenho Rápido Mais rápido
Custo Barato Mais barato
Tratamento de Dados Leia e escreva para uma única organização Criar, ler, atualizar, excluir
Integridade de dados Integridade parcial de dados Não tem integridade de dados
Transparência Não transparente Não transparente
Criptografia X

Conclusão

No fim das contas, devo dizer que tanto o banco de dados quanto o blockchain privado vêm com seu quinhão de recursos. Na realidade, banco de dados vs blockchain privado dá apenas um vislumbre de como eles são diferentes um do outro. Isso o ajudará a decidir que caminho seguir.

No entanto, você deve ter em mente que o blockchain vai substituir lentamente os bancos de dados, pois eles estão realmente se tornando obsoletos a cada dia. Então, agora ou mais tarde, você teria que mudar para a tecnologia blockchain.

De qualquer forma, esperançosamente, essa comparação ofereceu a você tudo o que você precisava saber. Então, agora cabe a você decidir se deseja implementar o blockchain ou não.

Mas se você quiser entrar em mais detalhes, certifique-se de verificar nosso curso gratuito de blockchain para aprender mais sobre ele.