Blockchain Analytics – O desafio Blockchain KYC
O Blockchain revolucionou várias indústrias e as conduziu a um mundo descentralizado por prometer imutabilidade, transparência e velocidade na realização de todos os tipos de transações. Embora haja vantagens inegáveis no uso dessa tecnologia, também existem algumas desvantagens. Alguns dos desafios mais interessantes são o KYC e também AML, pois ambos exigem soluções avançadas de Blockchain Analytics.
Por que os dados são tão importantes?
Os dados são considerados o óleo do mundo digital, com milhões de organizações administrando seus negócios ao coletá-los e otimizá-los para fins adequados. Mesmo os usuários móveis comuns podem sentir a “pressão” das empresas que lhes pedem para dar acesso aos dados pessoais depois de instalar um aplicativo ou usar recursos de outras plataformas online. Para ressaltar a importância das informações, devemos considerar o caso do Yahoo, quando seus dados foram comprometidos anteriormente, resultando em perda significativa para o patrimônio líquido desta gigante organização de tecnologia.
O Blockchain promete fornecer segurança máxima aos dados do usuário, de forma que os usuários sejam mantidos anônimos e não possam ser identificados. Isso acaba sendo um ponto negativo com um ponto de vista contrário em alguns cenários. O problema com o anonimato é que os lavadores de dinheiro estão usando criptomoedas para transferir seu dinheiro ilícito para outros países.
Importância da Blockchain Analytics
Blockchain Analytics tem tudo a ver com saber os dados armazenados nesses livros digitais. Em um ambiente de transparência financeira, é difícil escapar com um ecossistema que esconde todos os tipos de dados e informações usados no blockchain. As moedas digitais estão no centro das atenções no setor de mídia e negócios, as autoridades regulatórias e os governos estão levando esses desenvolvimentos a sério. Eles estão elaborando leis que garantem que nenhuma atividade de lavagem de dinheiro ocorra usando criptomoedas. Por esse motivo, muitos países baniram totalmente as moedas digitais, enquanto poucos colocaram restrições parciais ao seu comércio. O Blockchain Analytics analisa intensamente os dados para que o ecossistema saiba o que são e como e onde foram usados por um usuário específico na rede.
Para tornar o Blockchain Analytics no mainstream, foi necessário que os desenvolvedores sugerissem algumas medidas como as leis de Know Your Customer (KYC) e Anti Money Laundering. Há um amplo consenso sobre a utilização de medidas KYC e AML para tornar a tecnologia aceitável para os países onde as leis de lavagem de dinheiro são mais rígidas.
Como o domínio desta tecnologia se expandirá para mais indústrias, a importância do Blockchain Analytics também aumentará. O escrutínio dos dados se tornará mais importante para realizar transações, como transferências de dinheiro e validação das transações, para citar alguns.
Créditos de imagem: Cristal
Tecnologia Blockchain e maiores pressões regulatórias
As autoridades reguladoras tornaram-se vigilantes e ativas para ficar de olho nas moedas digitais e colocar pressão para resolver os problemas de AML e KYC em todo o mundo. O objetivo de enfatizar a necessidade dessas importantes medidas é abordar as fraudes que acontecem na criptoesfera e criar uma capacidade de detecção de atividades fraudulentas com a ajuda do Blockchain Analytics. Também ajudaria a identificar atividades suspeitas acontecendo no ecossistema. Para atender a esses problemas sérios, Blockchain Analytics nos ajuda a resolver uma grande parte aqui.
A China foi a primeira a proibir o comércio de criptografia pelo mesmo motivo e isso criou muito barulho entre os entusiastas da criptografia, organizações e autoridades regulatórias. Os comerciantes chineses tiveram que se mudar para outros países onde o comércio de criptografia era ilegal. Seguindo o padrão, o tribunal superior indiano também aprovou uma ordem alertando os comerciantes de criptografia locais para pararem de fazer transações com bancos. No entanto, essa proibição foi contestada após a obtenção de milhões de assinaturas digitais em um aplicativo que foi então apresentado ao tribunal e, até o momento, o assunto está sub judice no tribunal. Na mesma semana, o principal banco do Paquistão também proibiu o comércio de criptografia e as agências de segurança também prenderam poucas pessoas por fazerem esse negócio. O espaço para as OICs estava se estreitando, com as autoridades regulatórias de vários países mostrando reservas quanto ao recurso de anonimato inerente que abriu caminho para atividades ilegais. A dark web também se tornou ativa e eles começaram a promover o sexo infantil, o tráfico de mulheres, a lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais sob a cortina. Todas essas razões pressionam os órgãos reguladores de vários países a elaborarem leis de prevenção do uso de criptomoedas em atividades criminosas. Embora não fosse possível para eles ficarem de olho nesses delitos, uma vez que não havia tecnologias que pudessem revelar a identidade dessas pessoas que operam sob o tapete, a pressão sobre essas autoridades continuava crescendo.
Como resultado disso, a Autoridade Monetária de Cingapura estabeleceu um procedimento e diretrizes que as OICs devem seguir. Este desenvolvimento permite que eles aceitem moedas digitais como um produto e os coloque sob uma lei regulatória que obriga as empresas a manter cheques KYC e relatar qualquer atividade criminosa e suspeita. Seguindo o padrão, a Hongkong Securities and Futures Commission também divulgou documentos alertando as pessoas sobre os riscos associados aos ICOs e enfatizando a necessidade dos requisitos KYC. A Malásia também seguiu o padrão e criou uma política de AML para o uso de criptomoedas.
Para encurtar o debate, as autoridades regulatórias estão ativamente elaborando leis para evitar o uso de moedas digitais em atividades criminosas, violações de segurança e golpes.
Em uma tentativa de melhorar as verificações KYC e AML, a análise de blockchain tornou-se uma necessidade para o monitoramento de dados na rede.
O monitoramento dos dados no blockchain serve para verificar a qualidade e a utilidade das informações. Para ficar mais claro, os dados são analisados se são adequados para o propósito e a qualidade da informação é verificada.
Blockchain Analytics para melhorar o gerenciamento de dados
Melhorar a qualidade do gerenciamento no setor público é o principal objetivo do Blockchain Analytics para manter informações confiáveis sobre ativos, atividades, indivíduos e organizações. Os dados relativos a informações pessoais, como data de nascimento e morte, estado civil e outras informações importantes sobre organizações, como transferências de propriedade, licenciamento de negócios e sua linha de negócios, são todos importantes para serem gerenciados com segurança e compartilhados de acordo com as leis de direito à informação . Gerenciar esses dados sem usar a tecnologia blockchain é uma tarefa complicada, mas deve haver medidas no caso de fazer alterações nos dados. O indivíduo deve comparecer pessoalmente em caso de alteração ou atualização de seu cadastro, para garantir a qualidade das informações e sua transparência. Da mesma forma, o uso da tecnologia blockchain para o compartilhamento progressivo dos dados também deve ser automatizado com o uso da tecnologia de contrato inteligente. Por exemplo, se um terceiro precisa da informação, ela deve ser compartilhada automaticamente ao atender às condições predefinidas. Isso melhora a transparência e a gestão dos dados para a satisfação de todas as partes interessadas.
Blockchain Analytics é uma medida chave e um recurso inegável para melhorar a transparência dessa mesma tecnologia. Há a preocupação de que os criminosos possam acessar o banco de dados de um livro-razão público e usá-los em diferentes atividades erradas. Se todas as medidas sobre os dados armazenados no blockchain forem tomadas, isso dará a todos uma tranquilidade quanto à segurança de suas informações. A tecnologia Blockchain tem sido usada para vários fins, mas o mais importante é o manuseio e gerenciamento de informações.
Segurança de dados no blockchain
O valor dos dados aumentou e podemos contra-atacar esse fato observando o número de casos em que hackers comprometeram bancos de dados para detalhes pessoais, impressões digitais, informações financeiras, números de previdência social e histórico de empregos.
Ao comparar a segurança de dados com o sistema convencional e blockchain, é sabido que a segurança dos dados convencionais é garantida por métodos de criptografia que não prometem segurança máxima, por outro lado, o blockchain não permite que hackers roubem ou manipulem informações salvas no livro-razão.
Análise Blockchain e análise de dados
Blockchain tem a capacidade absoluta de mudar o mundo no setor de dados. Foi testemunhado que, nos últimos anos, a tecnologia foi utilizada para transformar vários setores e modelos de negócios, mas sua necessidade de transformar a análise de dados é inevitável. As pessoas que são novas no mundo do blockchain acham difícil entender como essa tecnologia pode afetar a análise de dados e há tantos desafios quando se trata disso. O dinheiro é provavelmente a barreira mais difícil por causa de sua infraestrutura analítica subjacente. No entanto, esse obstáculo pode ser removido após os serviços de inteligência de negócios fornecerem ferramentas de assinatura fáceis de usar para análise de dados. Na próxima fase, as pessoas estão esperando um novo mecanismo da tecnologia blockchain para desenvolver ferramentas que ajudarão a monitorar e analisar dados. O Blockchain ofereceu uma forma mais democrática de oferecer esse utilitário, permitindo que as grandes organizações façam suas análises e permitindo que as empresas menores usem essas ferramentas. Todos podem usar esses recursos de maneira econômica.
Troca de Dados
Conforme discutido acima, os dados são corretamente chamados de o petróleo da economia moderna e existem milhões de organizações que estão trabalhando em seus dados, coletando-os e vendendo-os aos melhores licitantes. O Blockchain garante que o compartilhamento de dados seja mais viável e eficiente, eliminando redundância e imprecisão de dados. Isso dá aos compradores um benefício onde eles compram apenas as informações que são relevantes e de uso absoluto para sua causa.
O Blockchain torna mais fácil para todos compartilhar os dados que são precisos, válidos e relevantes. A tecnologia é a melhor alternativa para recuperar e reunir as informações em comparação com as práticas convencionais, que exigem a varredura de vários arquivos e a remoção de material redundante antes de finalmente compartilhar os dados úteis.
O antigo mecanismo de compartilhamento de dados é caro e ineficiente, enquanto a tecnologia blockchain oferece uma solução transparente e econômica para esse fim. É inútil dizer que as empresas que obtêm os dados, de que exatamente precisam, melhoram seus negócios, gerando mais leads e melhorando também o desempenho geral de sua organização.
Ferramentas do Explorer para Blockchain Analytics
Vamos dar uma olhada em algumas das ferramentas de explorador de análise de blockchain de maior renome na internet.
Cristal
É desenvolvido pela equipe da Bitfury e a solução que oferece é bastante abrangente. O Crystal não só permite que os usuários vejam um determinado ecossistema em múltiplas dimensões, mas também é perfeitamente adequado para estabelecer ligações entre diferentes criminosos, a fim de auxiliar no rastreamento e levantamento..
Portanto, é uma boa ferramenta para análise de blockchain em termos de KYC, pois os investigadores e outras agências podem usá-la para aprimorar a segurança de seus sistemas e da rede em geral..
OXT
Esta ferramenta é, especialmente para razão de bitcoin. O que significa que todas as transações que ocorrem em seu blockchain podem ser analisadas com a ajuda da OXT. Uma das maiores vantagens é que permite aos usuários selecionar várias métricas de pesquisa, de modo que você sempre tem a liberdade de personalizar seus resultados de análise.
Deve-se observar que, uma vez que esses livros são públicos por padrão, existem algumas preocupações levantadas por uma comunidade de usuários e ferramentas como OXT permitem que eles aprimorem a determinação de privacidade.
Se uma determinada métrica não estiver disponível no sistema, a OXT entretém todas as solicitações personalizadas dos usuários.
Veredicto Final
É desnecessário dizer que o valor dos dados aumentou ao longo dos anos e as empresas baseiam seus planos de negócios e estratégias de marketing em dados e informações. Para simplificar, até mesmo um pequeno site de comércio eletrônico pede informações do usuário e, em seguida, utiliza esses dados para elaborar a estratégia de marketing para colocar anúncios relevantes. A análise do Blockchain tem um papel fundamental nas principais atividades de negócios. Os dados foram monetizados, onde os consumidores estão mais informados sobre o valor de suas informações. Mas o problema de dar os dados aos consumidores é que eles não podem controlar o uso incorreto de suas informações.
No entanto, a tecnologia blockchain garante transparência e permite que os usuários vigiem as informações para garantir que não sejam utilizadas em atividades irrelevantes e criminosas. Isso promove a confiança onde os dados só podem ser compartilhados depois que você dá consentimento para isso.