Blockchain é a nova Internet ou apenas uma moda passageira?
Blockchain na nova Internet é uma discussão que se recusa a ir embora, devido ao hype em torno da tecnologia emergente. A comparação não é uma surpresa, visto que o blockchain provou ser mais do que capaz de mudar a forma como as pessoas vivem e ainda ser capaz de revolucionar vários setores..
Assim como o Internet no início dos anos 2000, a tecnologia Blockchain começou a despertar o interesse das grandes empresas de tecnologia, bem como de instituições financeiras e governos. Embora o impacto da Internet na vida das pessoas esteja quase completo, o mesmo não pode ser dito sobre a tecnologia de blockchain.
A grande questão permanece: o blockchain é a nova internet? Dado o impacto, está tendo na vida das pessoas e em vários setores?
Blockchain A Nova Internet: Descrição e Finalidade
Blockchain, a nova internet toma forma, quando olhamos mais de perto para o que são as duas tecnologias e seus propósitos
Quando se trata de descrição e propósito, o blockchain, assim como a Internet, fornece uma maneira fácil para as pessoas acessarem informações independentemente de sua localização. Embora qualquer informação compartilhada em sites possa ser alterada, a informação adicionada em um blockchain é incorruptível.
A Internet é uma rede global de computadores e outros dispositivos eletrônicos. A rede conta com linhas telefônicas, cabos, satélites e conexões sem fio para conectar dispositivos eletrônicos em todo o mundo. A Internet possibilita que pessoas em todo o mundo acessem quase todas as informações e se comuniquem entre si, independentemente da localização.
O Blockchain, por outro lado, é um livro-razão público descentralizado digitalizado. Também pode ser visto como uma plataforma de software para ativos digitais. Consiste em uma lista crescente de registros chamados de blocos, vinculados e protegidos por criptografia que podem ser acessados por qualquer pessoa, independentemente da localização.
Uso e controle
O Blockchain e a Internet encontraram grande utilidade no setor financeiro. No entanto, seu uso difere quando se trata de quem está no controle de cada uma das tecnologias. O Blockchain, neste caso, parece ser uma melhoria da Internet, pois concede às pessoas controle total quando se trata de informações compartilhadas.
No setor financeiro, os bancos usam a Internet para oferecer diversos serviços bancários. Por exemplo, eles possuem servidores que os clientes usam para acessar contas. O facto de as instituições possuírem e controlarem servidores faz com que estejam sempre a par de onde se encontra um cliente, sempre que acede à sua conta através de multibanco ou consulta o saldo e realiza várias transacções online.
Com o uso da Internet, os bancos podem congelar contas com o toque de um botão ou alterar qualquer coisa no servidor sem o consentimento do cliente.
A tecnologia Blockchain apresenta uma situação totalmente diferente, onde nenhuma pessoa está no controle total. Embora os blockchains sejam uma matriz de servidores, nenhum indivíduo possui ou controla os servidores. As transações realizadas em um blockchain não podem ser rastreadas de onde estão vindo ou para onde estão indo.
Ao contrário de bancos, não é possível extrair dados de transações realizadas em um blockchain. A queda de um servidor não afeta de forma alguma as operações de uma rede alimentada por blockchain, pois existem muitos outros servidores com as informações exatas.
Tamanho e escopo
Embora Blockchain seja a nova internet, ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à cobertura e escopo de uso.
A Internet tem uma vantagem sobre a tecnologia blockchain, no que diz respeito ao tamanho e ao número de pessoas que a utilizam, em parte porque está em operação há muitos anos. A Internet é universal e mais de 3 bilhões de pessoas podem acessá-la.
Blockchain, por outro lado, é uma tecnologia de nicho que só surgiu em 2008. Dado que só agora as pessoas estão começando a ter uma ideia do que se trata e o que ela pode fazer, explica seu escopo limitado.
A adoção generalizada da Internet tem a ver com o fato de ser fácil de usar devido a tecnologias como www. O Blockchain, por outro lado, ainda precisa se firmar na vida das pessoas, em parte porque ainda está evoluindo como uma interface universal amigável.
Blockchain A Nova Internet: Conclusão
Blockchain the new Internet é uma comparação que deve continuar a ganhar força, dadas as semelhanças que os dois desfrutam à medida que continuam a afetar o modo de vida das pessoas. Não se espera que a tecnologia blockchain destrua a internet, mas sim a complemente, tornando mais fácil para as pessoas realizarem várias operações online.