Blockchain privado vs. Blockchain do consórcio
O blockchain privado e o blockchain de consórcio podem parecer semelhantes às vezes; no entanto, eles são um pouco diferentes. Para ajudá-lo a se livrar de toda a confusão, estarei cobrindo a comparação entre blockchain privado e blockchain de consórcio. Então, vamos ver como eles são semelhantes e diferentes ao mesmo tempo.
Existem diferentes tipos de plataformas de blockchain no mercado para diversos fins. Se você conhece o blockchain pelo menos um pouco, sabe que ele tem três tipos diferentes – Público, Privado e Consórcio / Federado. No entanto, alguns de vocês podem ser confundidos com blockchain privado vs blockchain de consórcio, pois, às vezes, eles podem parecer semelhantes.
Em geral, sua arquitetura é semelhante em muitos casos; no entanto, os recursos subjacentes de cada tecnologia são diferentes. Mais ainda, cada tecnologia é usada em diferentes situações para atingir diferentes objetivos.
Este guia ajudará qualquer novato que esteja lutando para entender o conceito de blockchain privado e de consórcio.
Inscreva-se agora: Curso Blockchain grátis
O que é Blockchain privado?
Antes de começar, vamos ver o que é um blockchain privado em primeiro lugar. Sem saber sobre a tecnologia subjacente, você não consegue entender a diferença entre os dois tipos de tecnologias de blockchain.
Na realidade, os blockchains privados têm uma única autoridade ou organização para cuidar da rede. Mas o que isso significa? Isso significa que, mesmo que em plataformas de blockchain públicas, qualquer um pudesse obter uma entrada na plataforma, aqui apenas funcionários de uma única organização poderiam obtê-la.
Mas parece um pouco mais centralizado, não é? Na realidade, as soluções de blockchain privadas realmente não oferecem o verdadeiro recurso de descentralização do blockchain. Em vez disso, você obterá uma rede descentralizada parcial com um conjunto de regras e regulamentos.
Estes são alguns dos principais recursos das soluções de blockchain privadas.
Em muitas circunstâncias, se a autoridade governamental parecer adequada, eles também podem anular uma transação. Outro grande aspecto das soluções de blockchain privadas é que você pode ter transações privadas. Isso significa que cada usuário não pode rastreá-lo ou ver suas transações privadas no livro-razão.
Na realidade, isso é absolutamente necessário, até para nós. Porque? Bem, você definitivamente não quer que pessoas aleatórias saibam quando você fez uma transação ou qualquer coisa.
Na maioria das vezes, também coincide com os direitos do usuário. Além disso, as organizações lidam com documentos extremamente confidenciais e os concorrentes podem roubar o valor de sua marca se deixados para os olhos do público.
É por isso que as soluções de blockchain privadas têm confidencialidade estampada nela. De qualquer forma, ele também possui outros recursos importantes do blockchain.
Então, você não vai sentir que a rede não está sendo justa com você de forma alguma. Por exemplo, Ondulação é na verdade uma plataforma de blockchain privada para empresas.
De qualquer forma, vamos verificar os recursos de soluções de blockchain privadas neste guia de tecnologia de blockchain privado vs consórcio.
Blockchain privado: melhores recursos desta tecnologia
Privacidade é a maior preocupação
Em blockchains privado, você obtém a privacidade extrema dos seus sonhos. Parece um pouco exagerado, mas as soluções saem de seus caminhos para lhe dar toda a privacidade de que você precisa. Basicamente, essas soluções são mais voltadas para o nível empresarial e não para uso público.
E as empresas lidam com muitas informações confidenciais regularmente. Uma violação de segurança aqui significaria uma perda terrível para a empresa e também para a economia.
Por isso é extremamente necessário ter uma rede que preserve esses dados. E, obviamente, blockchains privados podem facilmente fazer isso.
Vamos ver o próximo recurso neste blockchain privado vs guia de comparação de blockchain de consórcio.
Eficiente que Blockchains públicos
Na realidade, os blockchains públicos vieram primeiro e oferecem mais transparência para as pessoas. No entanto, blockchains públicos usam protocolos de consenso de alto consumo de energia para abastecer seu sistema. Além disso, protocolos como a prova de trabalho consomem muita energia, o que não é ecologicamente correto de forma alguma.
Como resultado, o blockchain privado começou a crescer e eles descartaram os protocolos de consenso famintos por poder para sempre. Normalmente, essas soluções usam algum tipo de consenso baseado em votação ou outras formas de algoritmos que consomem muito menos energia e são sustentáveis a longo prazo.
Confira o próximo recurso neste blockchain de consórcio vs guia de comparação de blockchain privado.
Não é volátil de forma alguma
Com blockchain privado, você terá aquela tranquilidade que você nunca terá com um blockchain público. Normalmente, há uma taxa de transação na plataforma que você deve pagar para concluir uma transação. Na realidade, nada de graça.
Embora você esteja pagando uma taxa de transação. Ainda é muito baixo em comparação com os sistemas bancários tradicionais. No entanto, os problemas surgem em plataformas públicas quando há muitos usuários na plataforma. A demanda por transações continua aumentando para se alinhar com a taxa de transação.
Mas não em blockchains privados. Como apenas um grupo selecionado de pessoas pode entrar na plataforma, não há volatilidade na rede de forma alguma.
Vamos ver o próximo recurso neste blockchain de consórcio vs guia de comparação de blockchain privado.
Empowering Enterprises
As empresas precisam de tecnologia que capacite não apenas seus usuários, mas também suas organizações. Com o blockchain privado, é fácil conseguir isso, já que o único foco está nas próprias empresas. Mais ainda, essas redes são feitas para serem usadas como um sistema de rede interno para as empresas.
Na realidade, eles são altamente capazes de dar às pessoas a segurança de que as empresas precisam. Com tantos hacks que acontecem todos os dias, sempre há um risco de segurança, não importa o quê. Mas não com blockchain. Mais ainda, oferece o mais alto nível de segurança até agora.
Quer saber mais sobre blockchains privados? Confira nosso guia introdutório definitivo para blockchain privado agora mesmo!
Por que usar isso?
Economiza dinheiro
Bem, a primeira razão para usar um blockchain privado é que ele economiza muito dinheiro. Quão? Em comparação com sua contraparte pública, leva menos recursos para configurar uma plataforma privada em vez de pública.
No entanto, isso não significa que seja super barato também. Se você deseja mudar completamente o sistema legado que está executando no momento, precisaria de investimentos. No entanto, a longo prazo, isso vai te beneficiar mais e economizar seus custos.
Vamos ver o próximo benefício neste guia de comparação de blockchain de consórcio vs blockchain privado.
Taxas baixas
Como você já sabe, as taxas de transação no blockchain são sempre baixas. Mas pode se tornar rapidamente volátil se você estiver usando uma rede pública, pois os preços podem subir e cair de acordo com a demanda. Mas não em blockchains privados.
Em blockchains privados, não há custos adicionais ocultos em qualquer lugar. Mais ainda, todas as taxas de transação permanecem as mesmas, mesmo sob muita pressão porque a plataforma foi projetada dessa forma.
Regulamentos são melhores
Você não pode trabalhar em um ambiente empresarial sem certos regulamentos ou regras. Se não houver nenhum, você não pode impedir que a corrupção aconteça. Mais ainda, a eficiência de suas empresas também diminuiria drasticamente.
É por isso que, em blockchains privados, você está obtendo um sistema regulamentado, onde pode delinear as políticas de sua empresa na rede, e todos os membros teriam que segui-las de acordo.
Vamos ver o próximo benefício neste guia de comparação de blockchain de consórcio vs blockchain privado.
Se livra de criminosos
Os blockchains privados têm processos de autenticação antes que alguém possa entrar no sistema. Como resultado, apenas os membros conhecidos de uma empresa terão acesso a ela. Mais ainda, também há acesso básico nivelado a certa documentação, que atua como uma fase secundária de segurança.
Como resultado, nenhum criminoso pode entrar em seu sistema. Bem, especialmente não sem ajuda de dentro. De qualquer forma, os blockchains privados garantem que nenhum criminoso possa simplesmente usar sua rede para cometer atividades criminosas de qualquer forma.
Curioso sobre a diferença entre um blockchain público e um blockchain privado? Confira nosso guia de comparação de blockchain público vs privado agora!
O que é Consortium Blockchain?
Blockchain federado ou blockchain de consórcio é uma tecnologia de blockchain onde, em vez de apenas uma única organização, várias organizações governam a plataforma. Não é uma plataforma pública, mas sim uma plataforma autorizada.
Mais ainda, é bastante semelhante aos blockchains privados também.
Mas como eles são diferentes? Bem, embora seja permitido, o que significa que você tem que ser um membro de qualquer organização com acesso ao livro-razão, ainda assim ofereceria a você a descentralização. Quão?
É fácil, realmente. No blockchain privado, há apenas uma única organização na plataforma. Então, parece uma entidade centralizada. No entanto, como no exemplo de blockchain de consórcio, várias organizações podem realmente tomar decisões na plataforma.
Portanto, não há como qualquer organização se safar de quaisquer atividades ilegais. Todas as outras organizações na plataforma irão mantê-lo sob controle.
De qualquer forma, todo o conceito de exemplo de blockchain de consórcio veio para ajudar as empresas a colaborar umas com as outras. Na realidade, como não existe uma autoridade única na rede, todas as empresas podem se unir e trabalhar nas questões.
Mais ainda, eles podem contribuir com a rede e obter créditos e recursos igualmente.
Além disso, um ambiente colaborativo também significa mais exposição e inovação. E isso é melhor para todas as partes do sistema.
Vamos verificar mais sobre o exemplo de blockchain de consórcio neste guia.
Características do Consortium Blockchain
Velocidade mais rápida
Bem, em primeiro lugar, os provedores de blockchain de consórcio sempre tentarão oferecer a saída mais rápida em comparação com o blockchain público. Normalmente, blockchains públicos tendem a se tornar mais lentos devido ao número excessivo de usuários na plataforma.
Mas não o blockchain do consórcio. No blockchain de consórcio, você sempre terá uma experiência melhor. Mas como? Bem, como a plataforma é permitida, ninguém pode ter acesso a ela. Portanto, sempre haveria controle sobre quantos usuários estão ativos ao mesmo tempo na rede.
Assim, os problemas de escalabilidade não são proeminentes aqui de forma alguma.
Escalabilidade
Você não verá nenhum tipo de problema de escalabilidade em uma solução de exemplo de blockchain de consórcio. Porquê? Na realidade, um blockchain de consórcio sempre controlará o número de nós para fins de validação. Então, você simplesmente não pode esperar ingressar na rede e apenas obter acesso para validar as transações.
Mais ainda, sempre há um nó selecionado para manter esses tipos de recursos da plataforma. É por isso que você não verá problemas com saídas de rede lentas ou processos de transação atrasados.
Custos de transação baixos
Outra vantagem interessante de um blockchain de consórcio são os baixos custos de transação. Os provedores de blockchain de consórcio sempre oferecerão plataformas de uma forma que ofereça baixas transações para você. Se você está obtendo uma solução desses fornecedores de blockchain de consórcio, também pode definir a taxa de transação.
Em muitos casos, o blockchain público fica muito atrás do sistema à medida que mais usuários entram na rede e monopolizam os processos. Como resultado, a taxa de transação continua flutuando em um ritmo rápido.
Porém, no blockchain do consórcio, tudo é regulamentado. Portanto, as taxas de transação permanecem as mesmas, não importa quantos usuários estejam na rede.
Portanto, é uma ótima escolha para empresas também porque obterão preços mais baratos em comparação com os esquemas bancários tradicionais.
Consulte Mais informação: Blockchain Consortium: 20 principais consórcios que você deve conferir
Consumo de baixa energia
Normalmente, o blockchain do consórcio usa protocolos de consenso de baixo consumo de energia para verificar todas as transações ou documentos. Mais ainda, os fornecedores de blockchain de consórcio também tentam projetar as soluções de acordo com suas necessidades.
Na realidade, o processo de mineração consome muito poder computacional. No longo prazo, a conta de energia pode se tornar um fardo muito em breve. Se as cadeias de bloqueio públicas acompanharem, o fornecimento de energia não será suficiente para abastecer toda a mineração.
Por outro lado, o blockchain federado tenta mantê-lo no lado inferior. Mais ainda, os algoritmos que eles usam têm muito pouca complexidade e os tornam menos consumíveis de energia.
Sem risco de ataque de 51%
Esta é uma das melhores características das plataformas de blockchain de consórcio. O Blockchain oferece um maior nível de segurança, mas o ataque de 51% pode ser um problema mortal. Normalmente, em 51%, o ataque significaria que mais de 51% de todos os usuários na plataforma são de uma única organização ou empresa.
Então, se quiserem, eles podem tomar todo o poder computacional do sistema e substituir qualquer outra transação ou até mesmo reverter um processo de transação.
No entanto, no blockchain federado, esse não é o caso. Como você teria que passar pela autorização adequada, não terá permissão se fizer algo assim. Além disso, como há vários participantes de várias empresas, é um pouco difícil.
Sem atividade criminosa
Este é semelhante ao blockchains privado. Em blockchain federado ou consórcio, você não pode ser anônimo. Na realidade, o anonimato dá origem a atividades criminosas. Mas como o blockchain federado precisa ter identidades conhecidas, é impossível para os criminosos entrarem no sistema.
Quando todos na plataforma se conhecem e se mantêm sob controle, a probabilidade de atividades ilegais torna-se muito baixa. É por isso que o blockchain do consórcio é extremamente seguro para uso em um ambiente corporativo.
E você também pode usá-lo para medidas de segurança.
Regulamentos
Outro recurso interessante dos blockchains de consórcio é o uso de regulamentos. Tanto o blockchain privado quanto o de consórcio são para empresas. Assim, é necessário que haja regulamentações para manter os negócios funcionando em um ritmo constante.
Nesse tipo de plataforma de blockchain, todos os nós devem obedecer às regras da rede. Isso permite que eles trabalhem em um ambiente de equipe e aumenta a eficiência em um ritmo maior.
Então, quando você quer trabalhar em conjunto com outras empresas, blockchains de consórcio são uma ótima escolha.
É necessário ter uma estratégia de negócios baseada em blockchain para ter sucesso. Para saber mais, confira nosso guia de estratégia de negócios de blockchain final agora!
Tecnologia Blockchain Privada Vs Consórcio Blockchain: A Comparação
As arquiteturas de blockchain privada e blockchain de consórcio podem ser semelhantes e diferentes em muitos pontos. Vamos ver o que são neste guia de comparação de tecnologia de blockchain privado vs consórcio de blockchain.
Acesso
Os blockchains privados têm uma única autoridade ou organização para cuidar da rede. Isso significa que, mesmo que em plataformas de blockchain públicas, qualquer um pudesse obter uma entrada na plataforma, aqui apenas funcionários de uma única organização poderiam obtê-la.
Em muitas circunstâncias, se a autoridade governamental parecer adequada, eles também podem anular uma transação.
Por outro lado, o blockchain do consórcio tem várias organizações, em vez de apenas uma única organização para controlar a plataforma. É uma plataforma autorizada. Aqui, várias organizações podem realmente tomar decisões na plataforma.
Portanto, ninguém pode se safar de quaisquer atividades ilegais. Todas as organizações na plataforma manterão todos sob controle.
Autoridade
Na realidade, as soluções de blockchain privadas realmente não oferecem o verdadeiro recurso de descentralização do blockchain. Em vez disso, você obterá uma rede descentralizada parcial com um conjunto de regras e regulamentos. Como você só tem uma única autoridade olhando para a rede, ela não pode alcançar a verdadeira descentralização em qualquer tipo de cenário.
Por outro lado, os blockchains do consórcio são permitidos, o que significa que você precisa ser membro de qualquer organização com acesso ao razão; ainda assim, ofereceria descentralização. Como aqui, várias organizações podem realmente tomar decisões na plataforma; há uma descentralização em todos os níveis.
Vamos ver o próximo neste guia de comparação de tecnologia de blockchain privado vs consórcio de blockchain.
Velocidade de Transação
Ambas as plataformas têm uma velocidade de transação mais rápida. Normalmente, os blockchains públicos tendem a se tornar mais lentos devido ao número excessivo de usuários na plataforma. Quanto mais usuários entram no sistema, mais ele desacelera.
No entanto, tanto a arquitetura de blockchain privada quanto de consórcio têm um processo de autenticação para limitar o acesso dos usuários. Assim, eles sempre se certificam de manter os números de usuários regulamentados. E, como resultado, você sempre terá uma experiência rápida em ambas as plataformas.
Vamos ver o próximo neste guia de comparação de tecnologia de blockchain vs private blockchain.
Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional
Mecanismo de Consenso
Os blockchains privados usam algoritmos de baixo consumo de energia. Praticamente, ele usa alguma forma de votação ou mecanismo de consenso multipartidário. O blockchain privado descartou os protocolos de consenso famintos por energia para sempre. Mesmo que economize muita energia, é um pouco menos seguro do que algoritmos de consenso que consomem energia, como Prova de Trabalho.
Por outro lado, os blockchains federados também não usam algoritmos que consomem muita energia. Normalmente, esses algoritmos não são sustentáveis a longo prazo para ambientes de negócios. Como resultado, eles também usam algoritmos de consenso de várias partes ou algum tipo de esquema de votação para chegar a um acordo.
Então, parece que neste ponto os dois tipos de blockchain são iguais.
Custo
Em comparação com sua contraparte pública, é preciso menos recursos para configurar uma plataforma privada em vez de pública.
No entanto, isso não significa que seja muito barato também. Se você deseja mudar completamente o sistema legado que está executando no momento, precisaria de investimentos. No entanto, a longo prazo, isso vai te beneficiar mais e economizar seus custos.
Por outro lado, o blockchain do consórcio também requer menos recursos para ser configurado. Já existem tantas plataformas autorizadas disponíveis para empresas como Hyperledger, CordaR3, Enterprise Ethereum e muitos mais.
Em suma, ambas as tecnologias levam menos tempo e recursos para configurar.
Vamos ver o próximo neste guia de comparação de tecnologia de blockchain de consórcio vs blockchain privado.
Consulte Mais informação:6 principais recursos do Blockchain que você precisa conhecer
Tratamento de Dados
Os blockchains privados têm uma única autoridade, mas os principais recursos do blockchain ainda estão lá. Portanto, ele só permitirá o acesso de leitura e gravação ao razão. Isso significa que, uma vez que uma transação obtém uma entrada no razão, ninguém pode alterá-la. Mas, no blockchain privado, apenas a única autoridade pode escrever ou ler quaisquer entradas no livro-razão.
Por outro lado, a arquitetura blockchain do consórcio possui a mesma característica. Ninguém neste tipo de plataforma também pode alterar as entradas do razão. Mas aqui, várias organizações podem escrever e ler transações no livro-razão.
Imutabilidade
Este é o último ponto neste guia de comparação de tecnologia de blockchain vs private blockchain. Na realidade, a imutabilidade funciona de maneira um pouco diferente nessas duas tecnologias. Ao contrário de blockchains públicos, ambas as plataformas não podem oferecer imutabilidade verdadeira.
Como as organizações estão no controle de ambos os cenários, há uma chance de que possam substituir uma transação. É um pouco uma área cinzenta. No entanto, é altamente provável. Só porque existe uma autoridade governante, não significa que a rede não seja confiável.
Obviamente, para alterar uma transação, os membros também precisam chegar a um acordo. Então, em ambos os casos, você está obtendo imutabilidade parcial na rede.
Blockchain privado vs. Blockchain de consórcio: tabela de comparação
Acesso | Organização Única | Organização Múltipla |
Autoridade | Parcialmente descentralizado | Descentralizado |
Velocidade de Transação | Rápido | Rápido |
Mecanismo de Consenso | Votação / consenso multipartidário | Votação / consenso multipartidário |
Custo | Barato | Barato |
Tratamento de Dados | Ler e escrever para uma única organização | Ler e escrever para várias organizações |
Imutabilidade | Parcial | Parcial |
Nota Final
No final, tanto o blockchain privado quanto o blockchain de consórcio são altamente eficazes para empresas corporativas. Como ambas as plataformas podem oferecer privacidade, segurança e desempenho rápido, é muito fácil integrá-las.
No entanto, você deve se lembrar que implementar qualquer novo sistema consome recursos e tempo. Portanto, você pode estar olhando para investimentos no futuro. De qualquer forma, esperançosamente, agora você sabe como seria a comparação entre a tecnologia de blockchain de consórcio e blockchain privada.
Esperançosamente, isso ajudará você a tomar a decisão e obter a tecnologia de blockchain mais adequada para sua empresa. Recomendamos nosso curso gratuito de blockchain para qualquer novato que queira entender a estrutura subjacente do blockchain.