Blockchain vs SWIFT: o novo sistema bancário!
Você provavelmente já ouviu isso inúmeras vezes – a tecnologia blockchain vai substituir os métodos mais antigos de transações. Mas quais são esses métodos mais antigos? É por isso que planejamos fornecer uma visão melhor do método mais antigo de transação de dinheiro. Você provavelmente já ouviu o nome inúmeras vezes, é SWIFT! Então, vamos começar o debate sobre blockchain vs SWIFT!
Blockchain vs SWIFT: o sistema bancário mais antigo vai cair?
Como o SWIFT veio à tona?
RÁPIDO significa “Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication”. Basicamente, é uma rede de organizações financeiras em todo o mundo para troca de informações de transações financeiras. Você poderia chamá-lo de meio de comunicação de todos os bancos e instituições financeiras. Todos os usuários da rede têm um código de identificação comercial ou código SWIFT que usam para se comunicar.
A plataforma foi fundada pela empresa belga chamada Telecomunicações em 1973. Hoje você encontrará a maioria dos bancos usando esta rede para manter e transacionar dinheiro de banco em banco em todo o mundo.
Mais de 11.000 organizações financeiras em todo o mundo estão conectadas à rede. A SWIFT diz com orgulho que quase 15 milhões de mensagens são passadas na rede todos os dias. Portanto, você poderia facilmente dizer que o sistema bancário moderno depende muito da rede. Mas com grande poder vêm grandes responsabilidades.
É fato que um grande poder sempre degenera. Vários eventos aconteceram nos últimos anos que levantaram questões sobre a integridade e transparência da rede.
O que há de errado com a rede SWIFT?
Existe alguma falha séria no sistema. Em primeiro lugar, é vulnerável a ameaças e ataques cibernéticos. As finanças mundiais receberam um alarme quando alguns hackers invadiram o banco central de Bangladesh e levaram US $ 81 milhões. Depois dos inúmeros ataques à rede, as pessoas começaram a questionar a integridade da rede.
Por que os invasores estão visando a rede SWIFT? Bem, a comunidade hacker sempre teve problemas com o sistema. Eles querem mudar o sistema porque acreditam que a SWIFT está jogando um monopólio sobre o dinheiro de cada homem comum. É a sua luta ética, bem como uma forma de ganhar muito dinheiro.
Os data centers centralizados também o tornam bastante intrigante para os hackers. Se alguém pode quebrar um único data center, eles podem fazer fortuna.
Há também a questão do processo não ser suficientemente transparente. O livro-razão não está aberto aos olhos do público. O corpo diretivo sempre mantém seu segredo comercial. É dar muito poder a uma empresa privada.
Como Blockchains salvam o dia?
A tecnologia blockchain quase erradica todos os lados negativos da rede SWIFT. Em primeiro lugar, a tecnologia blockchain tem uma rede descentralizada. Ou seja, ninguém tem o poder de manipular ou controlar o blockchain em seu próprio favor.
Como a rede blockchain é descentralizada, ninguém pode hackear todo o sistema. Porque? Os hackers não encontrarão o banco de dados porque não há nenhum. Todos os dados são distribuídos entre os nós da rede.
Na verdade, a Ripple é uma empresa que fez o SWIFT parecer um dinossauro. Você pode transacionar dinheiro em segundos, enquanto a rede SWIFT leva 5 dias em média para enviar o dinheiro para você. a ondulação é muito mais rápida do que o SWIFT de 40 anos.
Os blockchains também possuem um livro-razão digital, descentralizado e aberto, onde todas as transações são armazenadas e abertas para que o público veja como está o negócio em torno da negociação..
Ripple já fez alusão a muitas pessoas comuns e gerais. A Ripple conquistou mais de 100 instituições financeiras importantes em seu mercado, que podem aproveitar os benefícios da criptomoeda, bem como o sistema bancário mais prático e típico.
Embora o SWIFT tenha inventado o monstro perfeito que pode derrubar as cadeias de bloqueio mais recentes. No entanto, não é uma grande ameaça para a tecnologia blockchain. Talvez seja por isso que a tecnologia GPI do SWIFT não ganhou tanta popularidade. Então, os blockchains estão à frente no debate Blockchain vs SWIFT.
Conclusão
Agora é 2018, a tecnologia de 40 anos já deveria ter perdido a batalha. Mas ao que parece, a moeda tradicional ainda está na corrida e talvez o GPI tenha reunido mais entusiastas da criptografia com seus recursos brilhantes. A rede SWIFT é muito viável e prática em comparação com as novas e místicas criptomoedas. Portanto, escolha sabiamente antes de gastar seu dinheiro e em quem você mais pode confiar – blockchain versus Swift. A escolha é sua.