DPA e Blockchain: Como Blockchain afeta a automação de processos digitais
A automação de processo digital (DPA) e o blockchain podem trabalhar juntos? Se sim, como? Vamos explorar em nosso artigo de DPA e blockchain, onde vemos como blockchain, uma tecnologia emergente, impacta o futuro da automação de processos de negócios, ou seja, automação de processos digitais.
Blockchain tem tudo a ver com mudança. Ele tem os meios para mudar tudo lá fora. Isso também significa que pode mudar e melhorar a automação do processo digital.
Recentemente, cobrimos nosso artigo sobre gerenciamento de processos de negócios (BPM) e Blockchain, onde discutimos exaustivamente o tópico e discutimos como o BPM vai mudar por blockchain. Também cobrimos os desafios e oportunidades resultantes da combinação de ambas as tecnologias. Confira a postagem sobre BPM e Blockchain aqui.
O que é Digital Process Automation (DPA)?
A Automação de Processos Digitais (DPA) pode ser mais desejada como uma evolução do gerenciamento de processos de negócios. Isso significa que é tudo o que BPM com digitalização.
A partir do BPM, é desejado como o processo de criação, gerenciamento e implementação do processo de negócios da maneira mais eficiente. A automação de processos digitais também trata de otimizar processos, mas também de garantir que o foco não seja apenas na “eficiência”. Na DPA, a meta deve estar na equipe, bem como na satisfação do cliente.
Podemos definir melhor o DPA da seguinte forma,
A automação de processos digitais trata da digitalização de sistemas e processos. Depois de digitalizadas, as informações são automatizadas para que todos possam acessar e trabalhar com as informações da maneira que desejarem. O DPA permite que cada ponto de acesso em uma organização tenha acesso imediato às informações.
Diferença entre DPA e BMP
Então, onde o DPA difere do BPM? Eles diferem na maneira como são implementados. Vejamos suas diferenças abaixo.
- O DPA garante que cada processo seja digitalizado antes de ser automatizado. No caso de BPM / BPA, os processos já são assumidos como digitalizados antes do início da automação.
- A automação do processo digital garante que todos os aspectos do negócio sejam cobertos por ele.
- Por último, a DPA também leva o elemento humano em consideração.
O que é blockchain?
Blockchain é uma tecnologia emergente que depende da descentralização. É uma rede ponto a ponto em que cada nó contém uma cópia do livro-razão. As transações na rede são validadas usando um método de consenso. Os principais recursos oferecidos pelo blockchain incluem transparência, imutabilidade e segurança.
Os casos de uso de blockchain também são muito diversos. Ele pode funcionar como a espinha dorsal de qualquer sistema ou plataforma operacional atual e adicionar recursos importantes, como transparência e imutabilidade.
Se você quiser ler mais sobre o blockchain, recomendamos conferir o Blockchain para iniciantes.
Como o DPA e o Blockchain podem ser integrados?
A integração do DPA e do blockchain é semelhante à do BPM e do blockchain. Aqui, a única etapa que precisa ser realizada antes de realizar a integração é a digitalização do processo. Isso significa digitalizar todos os aspectos do processo de negócios.
O DPA é atualmente uma solução interorganizacional. É muito difícil criar uma solução de DPA intra-organizacional devido à falta de confiança entre as partes. As informações compartilhadas entre as entidades não estão protegidas de modificações. Com o blockchain, tudo isso vai mudar, pois o blockchain oferece uma rede segura, transparente e imutável para o DPA funcionar de maneira eficaz.
Na prática, é importante implementar o blockchain em etapas, em vez de fazer tudo para fora. Como o DPA é mais focado no ser humano, deve-se tomar cuidado em cada etapa para garantir que a implantação seja feita com um processo bem pensado.
Os casos de uso de gerenciamento de processos de negócios também se aplicam à automação de processos digitais. Traz uma abordagem mais sinérgica.
Além disso, não há necessidade de reestruturar para que o blockchain do DPA funcione junto. Pode ser necessário treinar os usuários sobre como usar a plataforma, mas além disso, não há muito o que mudar. No entanto, a implementação e integração do blockchain pode levar tempo, esforço e dinheiro.
Outra grande mudança que veremos é a remoção de entidade centralizada. Como o blockchain é descentralizado, não há necessidade de que a autoridade central permaneça. Ele também remove a função de fornecedores terceirizados que dependem de uma abordagem centralizada. Mesmo quando as organizações exigem uma solução de DPA de terceiros, elas podem sempre optar por uma abordagem descentralizada e certificar-se de que não há possibilidade de bloqueio de dados pelo provedor de serviços. A abordagem descentralizada também significa que não há ponto central de falha.
Por último, os contratos inteligentes ajudarão a automatizar melhor os processos do sistema. Contratos inteligentes são documentos legais em código. As organizações podem estabelecer contratos inteligentes para automatizar o compartilhamento de informações ou quaisquer outros ativos entre os nós. Contratos inteligentes, se feitos da maneira certa, podem melhorar a eficiência do sistema, ainda mantendo o elemento humano em jogo.
Um dos melhores casos de uso é a integração PEGA DPA com blockchain. Eles estão fazendo isso para melhorar as cadeias de valor de garantia que resolvem vários pontos problemáticos de garantia, incluindo tratamento fraudulento, ineficiências no processamento de reclamações, tratamento de exceções, rotatividade de clientes e benefícios da frota. Você pode ler mais sobre o DPA e a integração do blockchain aqui.
Oportunidades e desafios
Combinar tecnologias sempre foi uma proposta complicada para as organizações. Eles precisam ter certeza de que estão fazendo tudo certo para obter o máximo benefício. Atualmente, tanto o DPA quanto o blockchain estão em sua infância. São novas tecnologias que requerem tempo para crescer e amadurecer. Isso torna a integração um caminho difícil.
Outro desafio é a padronização. Blockchain é uma tecnologia descentralizada e, portanto, não é fácil de padronizar. Se apenas uma organização o estiver usando, então apenas regras e padronizações podem ser alcançadas. Para implementação dentro da organização, a padronização requer colaboração em quase todas as frentes.
Por último, mas não menos importante, o desafio da adoção é sempre um grande desafio. Nem toda organização tentará adotar o blockchain, mesmo com seus benefícios.
Conclusão
Isso nos leva ao fim de nosso artigo sobre automação de processos digitais e blockchain. Então, o que você acha dessas tecnologias e de sua capacidade de trabalhar juntas? Comente abaixo e deixe-nos saber! Nós estamos ouvindo.