O que é tanto alarido sobre o Blockchain?

Duas das palavras mais usadas no último ano são criptomoeda (bem, na verdade é Bitcoin) e blockchain. A alta nos preços das criptomoedas no ano passado gerou um aumento na atenção da indústria de blockchain.

O que é então o blockchain?

O blockchain é a tecnologia subjacente ao Bitcoin e à maioria das criptomoedas. A tecnologia também chamada de tecnologia de razão distribuída (DLT) começou a ganhar amplo reconhecimento além do espaço de criptomoeda devido a algumas propriedades incríveis que possui.

Na era da informação atual, o armazenamento e a movimentação de dados é uma parte muito importante de nossas vidas diárias. Praticamente todas as atividades que realizamos agora têm a ver não apenas com a criação de dados, mas também com sua movimentação e armazenamento com segurança.

É aqui que entra o blockchain. Uma de suas propriedades (talvez a mais importante) é sua descentralização. O movimento e o armazenamento de informações normalmente são centralizados, o que significa que são manipulados por um corpo e geralmente mantidos em um só lugar. Há muitos problemas se a empresa que lida com os dados é hackeada ou se o local onde os dados estão armazenados é destruído.

Se você é um grande fã do mundo da segurança cibernética, deve ter ouvido muitas histórias de hackers e ransomware nos últimos dois anos. A tendência de empresas de hacking apenas para roubar dados de clientes continua a aumentar, com 2017 sendo o maior ano até agora para hackers.

A tecnologia Blockchain agora surgiu para resolver tudo isso. Seu recurso de descentralização significa que, em vez de os dados serem armazenados em um lugar ou movidos e controlados por apenas um corpo, eles são divididos em pedaços e controlados por milhares de nós em uma rede específica. A tecnologia blockchain é capaz de fazer isso usando criptografia que lhe dá uma camada de segurança quase impossível de hackear, ao contrário do sistema centralizado de armazenamento de dados.

A distribuição de dados em vários sistemas em uma rede é de onde vem o nome de razão distribuída. A segurança dos dados e informações do usuário na rede blockchain fez com que a tecnologia atraísse a atenção de praticamente todos os setores da economia global. Várias empresas, governos e empresas começaram a usar a tecnologia para várias coisas.

Transparente e autocuidado

Quando Satoshi Nakamoto, o fundador do Bitcoin, usou a tecnologia blockchain porque a moeda, a descentralização e a transparência são duas coisas altamente valorizadas. A tecnologia blockchain é muito transparente, ao contrário do sistema centralizado de movimentação ou armazenamento de informações, onde o corpo central pode alterar ou manipular os dados em sua posse. Essa transparência é a razão pela qual alguns governos já estão trabalhando na integração da tecnologia blockchain em seus sistemas de votação. Algumas empresas também começaram a se integrar em alguns de seus programas, como os programas de recompensa, para que todo o processo se torne mais transparente.

Sua propriedade de autocuidado implica que o blockchain tenha a capacidade de verificar os dados disponíveis na rede e repará-los em caso de danos. Isso é feito com a ajuda dos computadores que estão conectados à rede. Os computadores ajudam a manter a integridade de uma rede verificando e verificando todas as transações (blocos dublados) que levam à formação de uma cadeia com o histórico de cada pedaço de dados codificado dentro da cadeia.

Como isso faz tudo isso?

A pergunta mais importante que as pessoas me perguntam logo após admitir o quão incrível é essa tecnologia “é como ela faz tudo isso”?

Ele faz isso com a ajuda dos computadores conectados à sua rede. Enquanto desenvolvia o Bitcoin e trabalhava em seus recursos de descentralização e autossuficiência, Satoshi decidiu que aqueles que controlam a rede seriam motivados a continuar o trabalho se recebessem um token para atividades realizadas dentro da rede e ajudando a manter a integridade da rede. Essas pessoas são chamadas de mineiros.

A criptografia utilizada na rede eliminou totalmente a necessidade de terceiros. À medida que uma determinada rede de blockchain cresce, também aumenta sua necessidade de ter mais poder para se manter. Esta é uma das razões pelas quais a mineração de criptomoedas consome muita eletricidade, o que eclipsou o uso de energia de alguns países devido ao número crescente de usuários e transações.

Futuro do blockchain

Blockchain é uma das maiores inovações do nosso tempo. Embora os bancos e outras instituições financeiras tenham sido contra as criptomoedas por um tempo, eles admitiram repetidamente o brilho e a importância potencial da blockchain para o setor financeiro. Além do setor financeiro, outros setores da economia global começaram a se aquecer para a tecnologia e ela está sendo amplamente adotada pelos setores público e privado.

O futuro parece brilhante para a tecnologia blockchain.