Os 12 principais casos de uso de contrato inteligente
Se você é novo em contratos inteligentes, pode não ter certeza de sua capacidade. Este artigo tentará esclarecer todas as suas confusões, compartilhando os melhores casos de uso de contrato inteligente que existem.
Contratos inteligentes são o resultado da evolução do blockchain. Com a invenção do blockchain via bitcoin, ficou claro que é um tipo primitivo de tecnologia de blockchain. No entanto, ele introduziu o poderoso conceito de descentralização e como ele pode ser usado para resolver uma infinidade de problemas em diferentes setores.
Com o tempo, o Ethereum foi lançado por Gavin Wood e Vitalik Buterin em 2015. Iniciou a segunda geração da tecnologia blockchain, que introduziu novos conceitos e técnicas para lidar com livros-razão distribuídos. Uma dessas técnicas incluiu contratos inteligentes que trouxeram automação para toda a rede blockchain.
Para facilitar o processo de redação de contratos inteligentes, também introduziu scripts. Uma linguagem que pode ser usada para escrever contratos inteligentes no Solidity. Outras linguagens de contrato inteligente também permitem que um desenvolvedor escreva e implante um contrato inteligente. Vamos definir contratos inteligentes para obter um melhor entendimento.
Inscreva-se agora:Curso Blockchain grátis
Casos de uso de contratos inteligentes: o que são contratos inteligentes? Como eles funcionam?
Contratos inteligentes podem ser definidos como um código digital sem papel que oferece um conjunto de promessas em condições predefinidas que as partes concordaram.
Em palavras simples, as partes podem definir uma condição que pode iniciar uma ação ou uma série de ações quando atendida.
Contratos inteligentes podem ser usados em um negócio imobiliário. Ambas as partes (comprador e vendedor) podem criar um contrato inteligente que pode automatizar o negócio assim que o comprador pagar o valor da propriedade ao vendedor. Para que tudo isso aconteça, a propriedade primeiro precisa ser digitalizada na tecnologia blockchain. Uma vez feito isso, ambas as partes podem realizar seu negócio usando contratos inteligentes.
Essa ideia simples é mais do que suficiente para automatizar tarefas ou toda a rede, como organizações autônomas descentralizadas que utilizam um conjunto de contratos inteligentes. No entanto, essa ideia nem sempre termina bem. O evento DAO não terminou bem, pois um hacker roubou $ 50 milhões. Para conter o problema, a corrente foi dividida com um garfo rígido.
Consulte Mais informação: O que é um contrato inteligente? Um guia completo
Quais são os benefícios dos contratos inteligentes?
Nossa próxima seção trata dos benefícios dos contratos inteligentes. Ao aprender sobre seus benefícios, você será capaz de tirar o máximo proveito do que os contratos inteligentes têm a oferecer e, portanto, obter uma melhor compreensão dos casos de uso de contratos inteligentes.
Os principais benefícios dos contratos inteligentes incluem o seguinte:
Autônomo
O maior benefício dos contratos inteligentes é a automação que eles oferecem. Em termos simples, significa que é livre de interrupções e nenhum terceiro pode fazer alterações no acordo e na decisão. Essa automação pode ser muito útil, pois ajuda as organizações a automatizar certos aspectos de seus negócios. Não só isso, ele resolve problemas em alguns processos onde a confiança é um problema.
Garantido
Outro aspecto dos contratos inteligentes que os torna incríveis é a segurança. Ele permite que os processos funcionem de maneira segura. A criptografia também faz com que os contratos inteligentes funcionem conforme o esperado. Como os contratos inteligentes funcionam em redes com dados imutáveis, os dados gerados por eles não podem ser alterados ou alterados de forma alguma. Dessa forma, todas as informações são mantidas em segurança.
Interrupção grátis
Os contratos inteligentes são livres de interrupções. Isso significa que uma vez iniciada a execução, eles não podem ser parados ou interrompidos.
Sem confiança
Todo o sistema não é confiável. Isso significa que não há necessidade de confiar em outras partes. Parece contra-intuitivo? Bem, em palavras simples, significa que não há necessidade de confiar nas partes para realizar uma transação. Uma transação ou comércio não requer confiança como sua parte integrante. Como os contratos inteligentes são executados em uma rede descentralizada, isso significa que toda a rede não tem confiança.
Saiba mais sobre os fundamentos do blockchain aqui: Blockchain para iniciantes: Guia de primeiros passos.
Custo-beneficio
Contratos inteligentes tornam as transações mais econômicas. Isso é feito com a retirada de intermediários do processo. Ao fazer isso, torna as transações mais rápidas e também remove o custo associado a ela.
Desempenho Rápido
Os contratos inteligentes autônomos eram executados de forma mais rápida em comparação com a abordagem tradicional antiquada. Como todos os parâmetros já estão definidos nos contratos inteligentes, ele só precisa combiná-los antes de começar a executar.
Preciso e sem erros
Por último, os contratos inteligentes são precisos e isentos de erros. O único problema é que eles precisam ser codificados corretamente para que sejam executados sem erros. Por exemplo, se você está declarando seus impostos, pode cometer erros ao fazê-lo. No entanto, se você usar um contrato inteligente para fazer isso por você, será uma abordagem livre de erros.
Inscreva-se agora: Curso Certified Enterprise Blockchain Professional (CEBP)
Qual é o melhor caso de uso para contratos inteligentes?
Na realidade, o caso de uso de contrato inteligente pode variar de setor para setor com base em onde as empresas os estão usando. Então, vamos ver o que são –
Identidade Digital
Um dos casos de uso de contrato inteligente mais óbvio é a identidade digital. A identidade individual é um dos maiores ativos desse indivíduo. Ele contém reputação, dados e ativos digitais. A identidade digital, se usada corretamente, pode trazer novas oportunidades para a pessoa. Além disso, a identidade digital também pode ajudar a proteger a identidade de contrapartes e permitir que ele a compartilhe com as empresas que pretende.
Por enquanto, a internet permite que você se conecte a vários serviços, mas, ao mesmo tempo, compartilhando inadvertidamente sua identidade com as empresas e elas estão associadas ao mapeamento de sua identidade.
Nesse caso, os contratos inteligentes podem ajudar as contrapartes a aprender sobre o indivíduo sem saber sua verdadeira identidade ou verificar as transações. Este KYC sem atrito pode ajudar a melhorar a interoperabilidade, resiliência e conformidade – tudo com o uso de contratos inteligentes.
Curioso sobre identidades digitais? Confira nosso guia sobre identidade digital para aprender como blockchain e revolucionar este setor.
Altos títulos
Outro caso de uso real de contrato inteligente útil inclui títulos. Com os contratos inteligentes, o gerenciamento da tabela de capitalização pode ser simplificado e aprimorado. Isso significa que não há intermediários entre as partes, incluindo cadeias de custódia de valores mobiliários. Ele também pode ser usado para dividendos, pagamentos automáticos, gerenciamento de passivos e desdobramentos de ações.
Além disso, os contratos inteligentes podem ajudar a reduzir o risco operacional e tornar os fluxos de trabalho digitalizados.
Pagamentos transfronteiriços
O Trade Finance também pode ser revolucionado com a ajuda de contratos inteligentes. Não há dúvida de que pode ajudar na transferência internacional de mercadorias e iniciações de pagamentos comerciais com o uso de uma Carta de Crédito.
Claramente, o uso de contratos inteligentes melhorará a liquidez dos ativos financeiros, em troca, melhorando a eficiência financeira dos fornecedores, compradores e instituições.
Para fazer com que os contratos inteligentes funcionem no financiamento do comércio, especialmente em pagamentos transfronteiriços e comércio internacional, é necessário encontrar um padrão da indústria e implementá-lo de acordo.
Com integração adequada, pode certamente resolver complicações jurídicas e oferece a melhor maneira de resolver disputas entre as partes.
Empréstimos e hipotecas
Contratos inteligentes também podem ajudar a melhorar os serviços financeiros, incluindo hipotecas e empréstimos. Para isso, ele pode conectar as partes e garantir que todo o processo seja concluído de uma forma sem atrito. Além disso, também fornece um processo sem erros. Por exemplo, o contrato inteligente estabelecido para lidar com uma hipoteca pode gerenciá-lo rastreando os pagamentos e liberando a propriedade quando todo o empréstimo for liquidado.
Mais um benefício do uso de contratos inteligentes em serviços financeiros é a visibilidade para todas as partes envolvidas.
Este caso de uso também se enquadra nos casos de uso de contrato inteligente Ethereum.
Registro de dados financeiros
Os dados financeiros são muito importantes para qualquer organização. E é aí que entram os contratos inteligentes. Eles fornecem o meio necessário para registros de dados para uma coleta de dados financeiros mais precisa e transparente. Com contratos inteligentes, é fácil gerenciar o registro uniforme de dados em uma organização, resultando em custos de auditoria e relatórios reduzidos.
Por fim, também resulta em custos de contabilidade reduzidos e melhor interoperabilidade entre redes legadas e redes de razão distribuída.
Governo
Contratos inteligentes ajudam a automatizar. É aí que pode ajudar o governo a gerenciar as operações. Uma dessas operações inclui registro de título de terra onde o governo pode usar para fazer transferências de propriedade.
O Registro de Título de Terra exige que as partes transfiram a propriedade com eficiência e transparência. Contratos inteligentes podem ajudar nisso. Além disso, usá-lo reduzirá os custos de auditoria e também aumentará a transparência em todo o sistema.
Outro caso de uso para o governo, incluindo eleições eletrônicas, a identidade digital que discutimos anteriormente e o arquivamento de registros eletrônicos.
Os governos podem explorar casos de uso de contrato mais inteligentes com base em seus requisitos.
Curioso sobre o impacto do blockchain nos governos? Confira nosso guia sobre blockchain para o governo agora mesmo!
Gestão da cadeia de abastecimento
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um ótimo caso de uso de contrato inteligente de blockchain. Ao usar contratos inteligentes, a cadeia de suprimentos pode ser aprimorada de forma múltipla. Por exemplo, ele pode ser usado para rastrear itens dentro da cadeia de suprimentos com total visibilidade e transparência. Uma empresa pode usar cadeias de suprimentos impulsionadas por contratos inteligentes e melhorar seu rastreamento de estoque a um nível granular.
Também melhora outros aspectos do negócio, que estão diretamente ligados à cadeia de abastecimento. Além disso, o uso de contratos inteligentes também significa uma redução na verificação, e o rastreamento aprimorado resulta em menos fraudes e roubos. No entanto, para que funcione, as instituições precisam adicionar equipamentos adicionais, incluindo sensores, à sua cadeia de abastecimento. Mais ainda, é um exemplo de aplicação de contrato inteligente.
Seguro
O seguro sempre foi um dos casos de uso mais comum de contratos inteligentes. É sabido que grande parte das disputas acontece no setor de seguros. Por exemplo, vamos pegar o seguro automóvel como exemplo. Aqui, os contratos inteligentes podem ser usados para liquidar o seguro o mais rápido possível.
Para fazer isso, os contratos inteligentes precisam utilizar muita tecnologia, incluindo Internet das Coisas, para se facilitarem. O contrato inteligente vai facilitar a política e garantir que ela tenha toda a documentação adequada, incluindo relatórios do motorista e registros de direção, com o uso da tecnologia. Se o contrato inteligente for estabelecido com a política, os documentos e as formas corretas de capturar dados, ele pode ser executado logo após o acidente. Além disso, a execução inteligente do contrato é feita apenas com base nos dados coletados, o que garante que nenhuma fraude seja cometida no processo.
O setor de seguros pode realmente tirar vantagem de contratos inteligentes e, portanto, é um dos melhores casos de uso de contrato inteligente que existe. Mais ainda, é um exemplo de aplicação de contrato inteligente.
Curioso sobre o impacto do blockchain no seguro? Confira nosso guia sobre blockchain em seguros agora!
Testes clínicos
Os ensaios clínicos também podem melhorar com contratos inteligentes, pois podem melhorar a visibilidade interinstitucional. Ele também pode automatizar o compartilhamento de dados entre instituições, graças aos cálculos de automação e preservação de privacidade que pode fazer. Este é um dos exemplos do mundo real de contratos inteligentes.
Além disso, os contratos inteligentes também podem ser usados para automatizar os testes e compartilhar as informações em toda a indústria. Para ser mais preciso, pode ajudar na identidade, autorização e autenticação dos dados.
Garantia
O último caso de uso que vamos discutir é o depósito. Os cauções são o processo de armazenamento de valor entre as partes quando o contrato ainda está em vigor. Para isso, a ação é realizada pelo pagador para liberar os recursos. Porém, no caso de uso de contrato inteligente, será possível automatizar tudo assim que o provedor de serviço enviar seu trabalho e autenticá-lo.
Os contratos inteligentes podem ser muito úteis para plataformas como Upwork ou outras plataformas freelance onde o valor da garantia da plataforma é mantido. Existem muitas empresas que usam contratos inteligentes para esse fim.
Armazenamento de Registros
O banco de dados de contrato inteligente pode ser usado para registrar informações e também digitalizar ativos do mundo real. Você pode usar um banco de dados de contrato inteligente para armazenar os registros e renová-los e liberá-los de acordo com os parâmetros definidos. Tudo isso pode ser feito automaticamente. Este é um dos exemplos do mundo real de contratos inteligentes.
Atividades de Negociação
Outro caso de uso de contratos inteligentes em finanças comerciais são as atividades comerciais. Nesse caso, o intermediário ou corretor é removido e seu trabalho é automatizado com o contrato inteligente. Isso remove o custo adicional relacionado a eles. Existem muitas empresas que usam contratos inteligentes para esse fim.
Leia sobre como o Blockchain pode transformar o financiamento comercial agora!
Sistema de hipoteca
Os contratos inteligentes podem ser usados com eficácia no sistema de hipotecas. Ele permite que as hipotecas sejam automatizadas e facilite tanto o proprietário quanto o comprador. Para que tudo isso aconteça, os contratos inteligentes precisam ser codificados de acordo com o contrato de hipoteca. Uma vez feito isso, os contratos inteligentes podem ser colocados em movimento e cada etapa do processo pode ser executada automaticamente. Todo o processo é rápido, barato e fácil. Este é um dos exemplos do mundo real de contratos inteligentes.
Confira as 50 principais empresas que usam a tecnologia blockchain para saber mais sobre ela.
Conclusão
Isso nos leva ao final de nosso artigo de caso de uso de contrato inteligente. Contratos inteligentes são essenciais para nossa economia, pois podem fornecer a automação necessária para plataformas descentralizadas. Os contratos inteligentes fornecem uma maneira única de resolver problemas, incluindo depósito, testes clínicos, seguro, processos governamentais e assim por diante!
Todos esses casos de uso também se enquadram nos casos de uso de contrato inteligente Ethereum e casos de uso de contrato inteligente blockchain. Então, se você está procurando por eles, então o artigo
Também examinamos os recursos de contratos inteligentes para que você possa entender melhor os casos de uso de contratos inteligentes. Se você quiser saber mais sobre contratos inteligentes, recomendamos conferir nosso curso gratuito de blockchain.