Quem é Charlie Lee? The Litecoin Light
Se você quiser aprender sobre a criptomoeda, como ela evoluiu nos últimos anos e quem são as pessoas por trás do aumento das criptomoedas, uma das primeiras perguntas que você precisa fazer é quem é Charlie Lee?
Charlie Lee é o homem por trás de um dos primeiros derivados do Bitcoin, o Litecoin. Ele foi um dos muitos cientistas da computação que aderiram ao movimento da criptomoeda no início dos anos 2010. Na época, poucas pessoas sabiam ou esperavam que as criptomoedas fossem tão valiosas, mas ele acreditava no conceito. É por isso que ele continuou trabalhando em algo que mais tarde surgiu como Litecoin, uma criptomoeda popular.
Portanto, a resposta simples para a pergunta, quem é Charlie Lee é – ele é o fundador e a verdadeira mente por trás do sexta maior criptomoeda por capitalização de mercado, Litecoin.
Lee desfruta do status de celebridade no mundo da tecnologia de criptomoeda e blockchain. Ainda assim, muitas pessoas se perguntam quem é Charlie Lee? Sua jornada para fazer Litecoin é inspiradora, pois ele falhou uma vez, mas não desistiu.
Hoje, mesmo quando o Litecoin pode não ser tão grande quanto o Bitcoin ou o Ethereum, ele ainda conta com um grupo de apoiadores altamente leais e está subindo rapidamente na escada no mundo em constante mudança da criptomoeda.
A infância de Charlie Lee
Charlie Lee nasceu de pais imigrantes chineses na Costa do Marfim, país da África Ocidental. Seus pais se mudaram para lá nos anos 60, quando a África estava se livrando do domínio colonial e as economias estavam se abrindo para o mundo. No entanto, ele só passou sua infância na África.
Quando ele tinha 13 anos, seus pais se mudaram para os Estados Unidos.
Educação: Ele foi para a Lawrenceville High School em Lawrenceville, Illinois. Em 1995, ele se formou no ensino médio e passou a frequentar a prestigiosa faculdade Massachusetts Institute of Technology (MIT). Na faculdade, sua especialização foi Ciência da Computação, e ele recebeu diplomas de graduação e pós-graduação consecutivos. Ele completou seu mestrado em ciência da computação em 2000.
Vida Profissional Inicial
Um estudante brilhante como Lee só poderia terminar em algumas das melhores empresas de tecnologia do país, e foi exatamente o que aconteceu. Depois de se formar no MIT, Lee encontrou um emprego como engenheiro de software na Kana Communications. Ele trabalhou lá por três anos até ingressar na Guidewire Software. Nessa empresa, trabalhou quatro anos e saiu em meados de 2007.
Trabalhando no Google
Em 2007, Lee começou a trabalhar no Google como engenheiro de software. Ele trabalhou em uma série de projetos essenciais do Google, como o Chrome OS e o YouTube Mobile. Foi nessa época que ele conheceu o Bitcoin e se interessou pela ideia de criptomoeda.
Antes de se envolver com criptomoeda, ele se interessou pelo comércio de ouro. Está muito claro agora que, por mais que se interessasse por Ciência da Computação, ele também se interessava por comércio e economia. Ele trabalhou no Google por 5,5 anos, após os quais deixou a empresa para seguir carreira em blockchain e criptomoeda em tempo integral.
O começo no mundo da criptomoeda
Lee revelou repetidamente que se envolveu com Bitcoin e criptomoeda enquanto estava no Google. Inicialmente, ele começou a minerar Bitcoin como outros desenvolvedores que encontraram essa nova moeda digital. Ele comprou seu primeiro Bitcoin após correspondência com Mike Hearn, um dos desenvolvedores por trás do blockchain para Bitcoin.
Como o próprio Charlie Lee era um engenheiro de software experiente, ele decidiu criar sua própria criptomoeda. Ele não estava sozinho, embora muitos desenvolvedores estivessem tentando copiar a ideia do Bitcoin, mas ele teve sucesso quando muitos falharam. No entanto, ele também experimentou sua própria cota de falhas antes de encontrar o sucesso na forma de Litecoin.
Quem é Charlie Lee? Fundador da Fairbix
Você pode conhecer Charlie Lee de Litecoin, mas essa não foi sua primeira criação de criptomoeda. Seu primeiro projeto foi chamado Fairbix. Quando o Bitcoin foi lançado, estava na moda entre os desenvolvedores de todo o mundo. Eles estavam tentando produzir o próximo sistema de pagamento baseado em blockchain.
Fairbix foi clonado do Tenebix – uma criptomoeda lançada um ano antes do Fairbix. Lee e vários outros desenvolvedores clonaram o código-fonte e fizeram poucas alterações para Fairbix.
A única coisa comum entre Fairbix e Litecoin é o protocolo de consenso de prova de trabalho. Fairbix não se saiu tão bem desde o início. Cerca de 8 milhões de Fairbix foram pré-minerados inicialmente. Isso se seguiu a muita publicidade negativa. Ele afundou algumas semanas após o lançamento. A comunidade e os entusiastas da criptomoeda não estavam acreditando na ideia por trás do Fairbix.
O Fairbix deveria ser uma alternativa distribuída de forma justa à moeda da qual foi clonado. Também foi baseado no mesmo algoritmo de prova de trabalho do Tenebix. Mas Tenebix começou com apenas 100 blocos pré-minerados antes de ser lançado ao público. Com Fairbix tendo quase 8 milhões de moedas pré-mineradas, ele estava fadado ao fracasso.
A falha de Fairbix se tornou ainda mais permanente quando um invasor desconhecido realizou um ataque de 51% em sua rede. O atacante roubou 1.500 blocos. Isso basicamente destruiu o valor de Fairbix e encerrou sua pequena jornada.
Quem é Charlie Lee? Fundador da Litecoin
Fairbix foi um fracasso, mas isso não impediu Lee. Ele aprendeu as lições com os erros que cometeu com Fairbix e decidiu melhorar sua estratégia. Ele não estava pronto para abandonar seu papel na criação da economia da criptomoeda.
Créditos de imagem: Litecoin
Pouco menos de um mês depois de Fairbix, Lee lançou outra criptomoeda, o Litecoin. Ele clonou o código-fonte central do Bitcoin e fez ajustes para melhorar o sistema. O Bitcoin tinha seus defeitos e Lee tentou se livrar daqueles com Litecoin. Ele mudou o protocolo de hashing, a GUI, o tempo médio de transação do bloco e o valor máximo total do limite de fornecimento. Ele conseguiu criar uma moeda alternativa verdadeiramente eficaz.
Bitcoin usa o algoritmo SHA256 para protocolo de hash. Litecoin, no entanto, usa o algoritmo baseado em Scrypt. Essa mudança também afetou o tempo de transação e o reduziu em 75 por cento. Agora, o tempo médio de transação do bloco era de apenas 2 minutos e meio. O suprimento máximo de Litecoin é de 84 milhões, muito maior do que o de Bitcoin.
Charlie Lee: um visionário
Foi durante seus dias no Google que Lee perdeu a fé no Federal Reserve e em como o dinheiro era negociado no mundo. Era natural para ele saltar para a criptomoeda e criar Litecoin, mesmo depois de falhar uma vez. Ele uma vez disse:
“Acredito que a criptomoeda assumirá o controle da moeda fiduciária e se tornará a moeda de reserva.”
Então, a resposta para quem é Charlie Lee é, ele é um visionário, um homem que se recusa a aceitar o fracasso. Mesmo quando ele enfrentou o fracasso na forma de Fairbix, ele nunca se curvou às dificuldades que enfrentou.
Lee afirma que o Litecoin não é um concorrente do Bitcoin. Sua visão do Litecoin é uma espécie de moeda digital mais adequada para pequenas transações, como compras online. Você pode usar essa moeda para comprar café ou pedir uma camisa nova. Bitcoin, como você sabe, é melhor para comércio e pagamentos internacionais. Ele disse em uma entrevista uma vez:
“Eu queria criar algo que fosse uma espécie de prata para o ouro do Bitcoin”
Ele quadruplicou o fornecimento de 21 milhões para 84 milhões para tornar o Litecoin mais acessível. Além disso, a GUI viu melhorias significativas para tornar o sistema mais amigável.
Ele criou o Litecoin enquanto ainda estava no Google. 2 anos após o lançamento do Litecoin, ele finalmente deixou o Google. Sua nova criptomoeda demorou algum tempo, mas começou a ganhar força na indústria de criptomoedas.
Sucesso de Litecoin
A Litecoin teve sucesso porque foi baseada na ideia de justiça. Apenas o bloco Gênesis e dois blocos depois dele foram pré-minerados. Ficou evidente desde o início do Litecoin que Lee finalmente decifrou o código de uma criptomoeda bem-sucedida.
Quando foi lançado em 2013, a base de usuários estava crescendo na casa dos milhares. Obviamente, isso levou a um aumento do valor e à capitalização acima do mercado. Foi apenas uma questão de tempo que a capitalização de mercado aumentou e ficou em bilhões de dólares.
Trabalho na Coinbase
Lee ingressou na Coinbase em 2013 na capacidade de Gerente de Engenharia. Coinbase é a casa de câmbio digital mais popular que existe. Ele trabalhou na Coinbase quando havia muito poucas pessoas. Sua posição foi alterada para Diretor de Engenharia em seu mandato na Coinbase. Nessa qualidade, ele estava encarregado das operações de segurança e privacidade. Ele deixou a empresa no verão de 2017. Agora, Litecoin é seu único foco.
Litecoin é um trabalho contínuo em tempo integral para Lee, que atualmente atua como Diretor Administrativo no Fundação Litecoin. Seu trabalho principal é supervisionar o desenvolvimento do Litecoin. Já vimos muitas melhorias desde o seu início.
Quem é Charlie Lee? Um influenciador de mídia social
Charlie Lee’s Twitter conta tem mais de meio milhão de seguidores e o número continua crescendo à medida que mais pessoas se familiarizam com ele e sua criptomoeda. Como ele tem seguidores ávidos nas redes sociais, às vezes é acusado de liderar o mercado por causa de seus tweets e comentários.
Quem é Charlie Lee? Um fundador da Litecoin sem Litecoins
Litecoin se tornou popular e o preço aumentou quando Litecoin foi finalmente permitido na Coinbase em 2017. Lee, no entanto, decidiu vender todos os seus Litecoins e doar o dinheiro para sua fundação. Ele não queria nenhum conflito de interesses. Ele escreve depois que as pessoas o acusaram de usar sua influência nas redes sociais para liderar o mercado em favor do Litecoin:
Este movimento também foi recebido com críticas, com alguns alegando que esse movimento era, na verdade, de seu próprio interesse pessoal. Um investigador de criptomoedas do Twitter estava por trás dessas acusações, o Bitfenex. O mesmo usou sua saída da Coinbase como prova de que ele realmente jogou todas as suas moedas para ganhar dinheiro.
No entanto, Lee desmascarou as teorias na série de tweets explicativos mais tarde.
Também há defensores que acreditam que sua decisão foi adequada e ética. Eles acreditam que foi o melhor para a Litecoin. Se você der uma olhada na posição de Litecoin hoje, parece que tudo funcionou bem. Agora, Lee pode expressar suas opiniões e oferecer apoio à comunidade sem ser criticado. Os usuários do Litecoin agora o ouvem mais do que nunca.
Ele ainda continua a ter influência e seus tweets vão para dezenas de milhares de entusiastas da criptomoeda. Ele até foi criticado por promover outras criptomoedas, especialmente quando ofereceu suporte ao Nano.
Em resposta, ele afirmou acreditar que há espaço no mundo criptográfico para mais de uma moeda.
Charlie Lee Presente & Empreendimentos futuros
Depois de Coinbase, Lee está se concentrando exclusivamente no Litecoin e trazendo algumas mudanças positivas. Litecoin se tornou a primeira moeda a ter testemunhas segregadas. É um soft fork que reduz o tamanho da transação e, portanto, aumenta a capacidade da transação. Para entender isso melhor, você deve primeiro estudar o que é bifurcação.
O Segwit foi implementado em maio de 2017 durante uma conferência chamada Litecoin Global Roundtable Resolution.
Lee hoje atua na Fundação Litecoin que trabalha para o avanço do Litecoin para ajudar a melhorar a sociedade. Eles pretendem usar tecnologia de ponta para essa criptomoeda e dar aos usuários o que eles desejam. Eles também estão trabalhando para tornar os conceitos fáceis de entender para que mais pessoas possam se interessar pela criptomoeda.
Então, se você olhar para isso, ele não se concentra apenas em sua própria criptomoeda, ele está se esforçando para criar um mundo mais aberto para as criptomoedas e mais familiarizado com o conceito.
A fundação também participa ativamente do desenvolvimento do Litecoin. Eles também contribuem com dinheiro usando doações do próprio Lee e de outras fontes. Como o próprio Lee é um engenheiro de software, ele ainda contribui para a equipe principal de desenvolvedores. Sua principal missão em um futuro próximo é trabalhar em Lightning Networks e transações confidenciais.
Ele tuitou sobre isso e afirmou estar animado com o progresso esperado das transações confidenciais. Ele também mostrou sua vontade de adicionar fungibilidade como um recurso ao Litecoin, e afirma que é uma possibilidade, especialmente com o uso de garfo macio.
Sua visão de fazer do Litecoin a prata para o ouro do Bitcoin parece estar se tornando realidade. Agora, com a moeda sendo independente dele e deixada apenas sob a influência dos usuários, ela é verdadeiramente descentralizada.
Quem é Charlie Lee – As Palavras Finais
Ele é a força por trás do Litecoin.
Ele é um defensor da criptomoeda justa e tem um ávido interesse por economia.
Charlie Less é um engenheiro de software experiente e um pensador muito inteligente, independentemente de para qual lado você se desvie sobre a polêmica de sua venda de Litecoins.
Ele é um influenciador de mídia social.
Ele é um gênio, um visionário e alguém que está se esforçando genuinamente para mudar o mundo.
O plano futuro de Lee é tornar o Litecoin ainda maior e garantir que as pessoas logo o utilizem para comprar coisas online.
Simplificando, se você tem interesse em criptomoeda, ou Litecoin, precisa de conselhos dos líderes e especialistas do setor, siga Charlie Lee nas mídias sociais e nas notícias.
Referências
- https://en.wikipedia.org/wiki/Coinbase
- medium.com/the-mission/
- https://www.cnbc.com/2017/12/20/litecoin-founder-charlie-lee-sells-his-holdings-in-the-cryptocurrency.html
- http://www.businessinsider.com/litecoin-creator-charlie-lee-sells-entire-ltc-holding-2017-12
- https://ambcrypto.com/litecoins-ltc-charlie-lee-says-most-excited-about-lightning-network/
- https://www.cnbc.com/2017/12/14/litecoin-founder-charlie-lee-talks-bitcoin-cryptocurrencies.html
- https://cointelegraph.com/news/charlie-lee-to-make-litecoin-more-decentralized-eventually-i-would-step-away