Quem tem direito a posse de uma propriedade? Leia aqui: Como provar a posse de uma propriedade

Quem tem direito a posse de uma propriedade?
A posse pode ser demonstrada por meio de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor, como água, luz etc. Testemunhas, fotos e documentos legais como contrato de compra e venda particular também são usados ​​quando for necessário provar posse.

Extraordinário – Código Civil, Artigo 1.238

Posse da propriedade por 15 anos, sem interrupção, nem oposição. Independente do título e boa fé. Redução de termos para 10 anos, se o possuidor estabelecer sua habitação habitual na propriedade, há trabalhos ou executou serviços produtivos no local.

Isto é, a posse é uma conduta do proprietário, um exercício de poderes de propriedade, sendo diferente da detenção quando a lei o estabelece. Isso significa que o proprietário também está possuindo, mas nem todo possuidor também é proprietário.Diferente da propriedade, tem a posse de uma propriedade que, de acordo com o artigo 1.196 do Código Civil, de fato o exercício, cheio ou não, de qualquer um dos poderes inerentes à propriedade ou ao prazer, disposição ou reivindicação.

Quem tem a posse pode vender

1 – A venda de posse é um acordo assinado entre as partes

E como não há impedimento na lei, ele pode ser dado a outra pessoa por um simples acordo de vontades (contrato) (art. 1.243 e 1.207, CC).O pagamento do imposto sobre a propriedade não é um requisito para posse adversa e seu não pagamento não será prejudicado pelo pretendente – no entanto – deve -se saber que, apesar de ser um requisito para a configuração de qualquer uma das modalidades de usucapion – existe um obrigação do ocupante na coleta desse pagamento, como estressado na arte.

O conceito de posse é definido na arte. 1.196 de CC/02, “Quem é considerado tudo o que realmente faz o exercício, cheio ou não, de qualquer um dos poderes inerentes à propriedade“.

1 – A venda de posse é um acordo assinado entre as partes

E como não há impedimento na lei, ele pode ser dado a outra pessoa por um simples acordo de vontades (contrato) (art. 1.243 e 1.207, CC).

Quais são os requisitos de posse

Ou seja, a posse é a possibilidade factual do exercício de um dos poderes inerentes ao domínio (use, desfrute, descarte e recupere). Deve ficar claro que a posse não é exatamente o exercício do poder, mas apenas a possibilidade de exercitá -lo; E que ela não tem uma verdadeira direito, mas sobre um dos poderes reais.

O processo pode ser executado por qualquer uma das partes. Por outro lado, aqueles que ocupam a propriedade podem executá -la para garantir a propriedade, além da posse. Quem quer comprar tem a chance de realizar um procedimento com as garantias legais apropriadas.

34 do Código Tributário Nacional (CTN), o contribuinte do imposto predial “é o proprietário da propriedade, o titular de seu domínio útil ou seu proprietário em qualquer título”.

A posse pode ser adquirida: eu – pela própria pessoa que deseja ou por seu representante; II – por terceiros sem mandato, dependendo da ratificação. A posse é transmitida aos herdeiros ou legados do possuidor com os mesmos personagens.

A nova regra é fornecida para a lei 13.465, que entrou em vigor em 12 de julho. Em vez disso, a omissão do proprietário foi vista como desacordo com a solicitação, e o processo demorou a ser concluído. A medida é outra etapa na pesquisa para otimizar a transferência de posse de imóveis.3- Contrato de Uso da Lei Real: Aqui os herdeiros (s) podem realizar uma autorização de estipulação de contrato para que um dos herdeiros reside na propriedade, livre ou caro, e cabe à cláusula que elimina a possibilidade de possibilidade adversa.

Como fazer usucapion de graça

A posse adversa pode ser gratuita. Os atos de notarial e registro da usucapion extrajudicial, previstos no artigo 216-A da Lei 6.015/73 e na provisão 65/2017, serão gratuitos para pessoas que provam recursos insuficientes para pagar suas despesas.A modalidade familiar de posse adversa faz parte do artigo 1.240-A do Código Civil Brasileiro. Dito isto, estabelece que o proprietário de uma propriedade compartilhada com seu ex -cônjuge ou ex -parceiro que abandonou o lar por mais de dois anos e não reivindicou seus direitos de ter regra completa sobre a propriedade.

A posse é adquirida a partir do momento em que se torna possível, em seu próprio nome, de qualquer um dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: eu – pela própria pessoa que deseja ou por seu representante; II – por terceiros sem mandato, dependendo da ratificação.

A posse é perdida quando cessa, embora contra a vontade do possuidor, o poder sobre o bem. Somente a posse para aqueles que não testemunharam os escombros estão perdidos, quando, tendo notícias, eles se abstêm de devolver a coisa ou, tentando recuperá -la, é violentamente repelido.Portanto, na posse adversa especial rural, urbana e familiar especial, a parte interessada não pode possuir outra propriedade, na outra espécie proprietária de uma propriedade não prejudica o pedido de posse adversa.

O que é necessário para provar posse adversa

Ação Usucapiãorg e CPF do Partido; certidão de casamento; planta e/ou esboço da propriedade; comprovante de residência; registro atualizado da propriedade; prova de pagamento do imposto sobre a propriedade; fotos de todas as salas da propriedade; contratos, declarações, ações ou outros documentos esclarecem a origem da posse;

O pagamento do imposto sobre a propriedade não é um requisito para posse adversa e seu não pagamento não será prejudicado pelo pretendente – no entanto – deve -se saber que, apesar de ser um requisito para a configuração de qualquer uma das modalidades de usucapion – existe um obrigação do ocupante na coleta desse pagamento, como estressado na arte.

De acordo com o Código Civil, os ativos são transmitidos automaticamente aos herdeiros quando a morte de uma pessoa e, portanto, independentemente do inventário ou não, essa propriedade herdada, onde apenas um dos herdeiros reside, pertence a todos os herdeiros e não apenas para que permaneceu na propriedade.De acordo com a legislação atual, o pedido de reconhecimento extrajudicial de posse adversa deve ser intermediário por um advogado. A representação ocorrerá através da procuração, por meio de instrumentos públicos ou privados, com poderes especiais.

O STJ, em julgamento para resp 1.631.859, decidi que sim, é possível ter posse adversa entre herdeiros.


O título de legitimação de posse, ou simplesmente, o título de propriedade deve ser transcrito no Livro de Títulos de Propriedades.

Quais são os tipos de posse

A classificação pode ser: em posse direta e posse indireta, em posse justa e posse injusta, em posse de boa fé e posse de má fé, em posse com título e posse justos sem título justo.A herança é destinada a herdeiros para o formal de compartilhar mercadorias. No entanto, aqueles que permanecem na posse de uma propriedade, como se fossem o único proprietário, pelo período estipulado na legislação e sem oposição dos outros herdeiros, podem ser considerados como o legítimo proprietário da propriedade.Propriedade como parte legal em posse adversa

Supondo que seja um caso de posse adversa extraordinária, 15 anos de posse gentil e pacífica devem ser cumpridos por ter o direito de solicitar a propriedade. Se após 8 anos, o possuidor morrer, seus herdeiros cumprem mais 7 anos e podem exigir posse adversa.Em relação ao valor do processamento de posse adversa extrajudicial, é R $ 2.120.91. Além disso, o valor aproximado para gravidez, arquivos, notificações e outras etapas necessárias é R $ 1.450.00 reais. Valor total aproximado: r $ 3.570.91.

3- Contrato de Uso da Lei Real: Aqui os herdeiros (s) podem realizar uma autorização de estipulação de contrato para que um dos herdeiros reside na propriedade, livre ou caro, e cabe à cláusula que elimina a possibilidade de possibilidade adversa.É de boa fé, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Parágrafo único. O possuidor com título justo tem para si mesmo a presunção de boa fé, exceto a prova de outra forma, ou quando a lei expressamente não admite essa presunção ”.

Perda de posse: é um evento involuntário, contra a vontade do possuidor. Aquele que acha que a coisa tem o dever legal de devolvê -lo ou entregar à autoridade competente.

Quem pode pedir a posse adversa

Simplificando, qualquer indivíduo que tenha posse, o objetivo de dar uma função social e a intenção de cuidar de um bem como se o proprietário pudesse ir ao tribunal (com advertências, que serão esclarecidas mais adiante no artigo) para obter o bem por posse adversa após um certo período.A posse adversa é capaz de regularizar a propriedade sem ação pública. É apropriado para aqueles que possuem a posse do bem, o que pode ser comprovado, além de outros meios, pelo contrato de compra e venda. Na lei brasileira, existem várias espécies porte de posse adversa.

A posse adversa não pode ser usada como substituto da ação do inventário, com o objetivo de regularizar o setor imobiliário após a divisão irregular, como resultado do compartilhamento…. A ação da posse adversa não pode ser usada como substituto para a demanda de inventário.Artigo 1.200 dos conceitos da CCB possem de posse como posse que não são violentos, clandestinos ou precários. Por essa disposição, atinge -se o conceito de posse injusta, que é adquirida violentamente, clandestina ou precária. No entanto, apenas a posse é desprovida de qualquer vício.A posse é adquirida a partir do momento em que se torna possível, em seu próprio nome, de qualquer um dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: eu – pela própria pessoa que deseja ou por seu representante; II – por terceiros sem mandato, dependendo da ratificação.”Arte. 497. Os atos de mera permissão ou tolerância não induzem posse, além de não autorizar sua aquisição os atos violentos ou clandestinos, mas após a violência, ou o destino do clare.3- Contrato de Uso da Lei Real: Aqui os herdeiros (s) podem realizar uma autorização de estipulação de contrato para que um dos herdeiros reside na propriedade, livre ou caro, e cabe à cláusula que elimina a possibilidade de possibilidade adversa.

A posse é perdida quando cessa, embora contra a vontade do possuidor, o poder sobre o bem. Somente a posse para aqueles que não testemunharam os escombros estão perdidos, quando, tendo notícias, eles se abstêm de devolver a coisa ou, tentando recuperá -la, é violentamente repelido.