Análise de enquete – Valor comercial do Blockchain
O número de projetos empresariais baseados em blockchain disparou nos últimos anos. As tendências sugerem que esse número só aumentará nas próximas décadas. No entanto, você precisa ter um conjunto de prioridades para seus próximos empreendimentos de negócios baseados em blockchain. A falta de dados previsíveis significa que as práticas e percepções atuais da indústria são, de certa forma, as melhores opções disponíveis.
Para ajudá-lo, conduzimos uma pesquisa do setor em relação às prioridades para os profissionais de negócios no cenário de blockchain corporativo. Queremos agradecer profundamente à Telefónica por ser o parceiro de pesquisa desta pesquisa.
Os resultados da pesquisa são baseados nas respostas dos entrevistados que vivem na América do Norte, Europa e Ásia Pacífico. Como você sabe, essas regiões têm o nível de envolvimento mais alto nos projetos de blockchain corporativos.
Segurança e estabilidade ainda são recursos valiosos
Em qualquer empresa moderna ou tradicional, segurança e estabilidade são vistas como o epítome do sucesso. Ao mesmo tempo, as empresas buscam um teto alto crescendo a uma taxa sustentável. E projetos empresariais baseados em blockchain não são exceção a isso.
Agora que existem ótimas redes e ecossistemas de blockchain, as empresas podem finalmente buscar caminhos diferentes dentro desse limite de segurança e estabilidade.
Os projetos corporativos desejam ter um certo nível de controle e confiança entre os participantes. Essas duas características dão a eles uma sensação de segurança e estabilidade.
Então, o que os participantes da nossa pesquisa pensam sobre as principais prioridades para um projeto de blockchains corporativo?
Com permissão sobre sem permissão
As redes blockchain adotam uma abordagem com ou sem permissão. Embora as redes blockchain sem permissão façam maravilhas em casos de uso “públicos”, como votação ou arrecadação de fundos, certamente não são adequadas para ambientes empresariais.
Por exemplo, o gerenciamento da cadeia de suprimentos ou serviços bancários / de pagamentos prosperam em um ecossistema permitido e controlado, especificamente governado por regimes regulatórios. Com melhor escalabilidade e taxa de saída mais rápida, blockchain com permissão é uma opção muito melhor para um projeto empresarial.
Agora, vamos passar para a enquete –
Os resultados da pesquisa também refletem essa ideia.
A grande maioria dos entrevistados é a favor da Rede Privada Hyperledger Fabric ou de qualquer rede com permissão de consórcio.
Curiosamente, Public Ethereum também é bastante popular. A razão para esta escolha é o papel relevante desempenhado pela Ethereum na criação e gerenciamento de contratos inteligentes que representam o pilar mais significativo de aplicativos de blockchain para adoção corporativa. Ainda assim, blockchains permitidos são preferidos para a realização de negócios.
Por quê então?
Como nossa pesquisa confirma, melhor controle e confiança entre as entidades são fundamentais no cenário empresarial. Uma rede autorizada pode ajudá-los a conseguir isso.
Por exemplo, pense em uma cadeia de suprimentos típica. Os elementos de uma cadeia de suprimentos funcionam naturalmente em um ambiente fechado e controlado, como parceiros de negócios. Esses elementos podem ter um desempenho mais eficiente e rápido, pois têm um nível de confiança mais alto, regras de governança compartilhadas e diretrizes operacionais comumente aceitas.
Escalabilidade, rastreabilidade e transparência são as questões mais preocupantes
Negócios têm tudo a ver com escala. Uma empresa que está ganhando US $ 1 milhão em receita planeja aumentar essa receita para US $ 10 milhões. O crescimento é a natureza de qualquer negócio.
No entanto, uma empresa pode sacrificar o desempenho durante o dimensionamento. Portanto, é imperativo aumentar a escalabilidade e o desempenho ao mesmo tempo.
Da mesma forma, para qualquer rede blockchain, independentemente de ter ou não permissão, escalabilidade e desempenho tornam-se aspectos essenciais.
Ambientes operacionais corporativos exigem recursos de rastreabilidade e transparência. Você pode pensar que blockchains permitidos são “a” opção para as empresas. Mas essas redes de blockchain carecem de total transparência pública. É por isso que alguns domínios da indústria (especialmente no setor público) optam por redes sem permissão, como Public Ethereum.
Por fim, a última preocupação significativa para as empresas diz respeito à própria tecnologia. Apesar do impacto disruptivo no mundo dos negócios, o blockchain ainda é um conceito recém-nascido, longe de estar amadurecido. Assim, a maturidade tecnológica passa a ser um fator decisivo.
Então, o que nossos entrevistados sentem?
Temos um empate aqui. Quase metade dos participantes acha que a escalabilidade e o desempenho das redes blockchain são questões preocupantes. Um grupo com população semelhante está tentando descobrir maneiras de ter melhor rastreabilidade e transparência em ecossistemas privados.
Por último, cerca de um quarto dos entrevistados estão preocupados com o nível de maturidade da tecnologia.
Parece que os projetos empresariais procuram uma mistura de dois mundos. Eles procuram escalabilidade, mas também não querem sacrificar a rastreabilidade e a transparência.
Ainda assim, com recursos mais voltados para empresas, as redes de blockchain permitidas têm uma ligeira vantagem sobre a opção oposta.