11 maneiras que a Ethereum pode beneficiar a empresa
“A grande organização tem que aprender a inovar, ou não sobreviverá.”
– Peter Drucker
O que as empresas precisam
As empresas têm necessidades muito diferentes de usuários individuais em uma rede ponto a ponto. As empresas precisam gerenciar dados confidenciais em alto volume, rastrear a qualidade e se responsabilizar pelos padrões regulatórios e de segurança em seus setores, seja emitindo IDs, executando negociações, rastreando contêineres de carga ou rotulando produtos farmacêuticos. Segurança, certeza e responsabilidade em escala são fundamentais para uma empresa de alto desempenho. As necessidades da empresa, em última análise, se enquadram em quatro categorias:
- Permissioning. Os casos de uso corporativo geralmente exigem que apenas partes autorizadas possam ingressar na rede e que os participantes tenham diferentes funções de leitura, acesso e gravação.
- Privacidade. Dados específicos da transação – nome do produto, quantidade, preço, endereço, informações financeiras de identificação pessoal, etc. – devem ser ocultados ou disponibilizados para os participantes da rede, dependendo de suas funções. Um despachante, por exemplo, pode não precisar saber o conteúdo de um determinado contêiner de remessa, mas apenas que o contêiner chegou. As regulamentações bancárias também restringem quem pode ter acesso aos dados de transações.
- Desempenho. As empresas devem ter a infraestrutura para processar milhares de transações por segundo e tolerar picos periódicos na atividade da rede. Um pedido de venda com mil linhas, por exemplo, dispara uma cascata de eventos transacionais. Nas economias em rede de hoje, as empresas devem ser capazes de coletar, validar e publicar um volume cada vez maior de transações diversas.
- Finalidade. As instituições que transferem grandes quantias de dinheiro precisam de certeza sobre o resultado das transações. Os fundos devem ser bons e os pagamentos devem ser finais.
O que o Ethereum oferece: fatos e benefícios
O Ethereum foi lançado em 2015 como uma versão muito mais extensível e de alto desempenho da tecnologia blockchain subjacente do sistema de pagamento Bitcoin. O valor de uma blockchain é a certeza nativa da rede: os participantes podem estabelecer um registro confiável e imutável de transações sem a necessidade de intermediários. A arquitetura descentralizada de um blockchain – vários nós distribuídos simultaneamente executando o software e construindo o registro – garante que a certeza da rede nunca seja comprometida.
O poder do blockchain Ethereum é sua programabilidade: os acordos são incorporados ao código para que as transações sejam executadas automaticamente. Esses acordos digitais, ou “contratos inteligentes”, podem ter formatos, condições ilimitadas e até mesmo exigir outros contratos, tornando o Ethereum útil não apenas para liquidação de pagamentos, mas para arbitrar eventos transacionais em financiamento comercial, cadeias de suprimentos, registros governamentais, redes de energia , imobiliário, direito e muitos outros setores.
Estabilidade e popularidade do Ethereum Blockchain
O Ethereum provou ser altamente robusto contra ataques, ao mesmo tempo que oferece suporte a uma ampla gama de aplicações. É popular para redes públicas e privadas. Aqui estão os fatos da mainnet pública hoje:
- 14K+ nós vivos
- 40M+ endereços únicos
- 10B solicitações diárias de API atendidas por Infura
- $ 1,5B+ volume de negociação diário
- 1.900+ aplicativos descentralizados (dApps)
- 94% dos 100 principais projetos de blockchain são construídos em Ethereum
- 250K+ desenvolvedores (mais do que qualquer outra comunidade de blockchain)
- 500k+ transações diárias (mais do que todos os outros blockchains combinados)
11 Benefícios do Enterprise Ethereum
Ethereum é projetado para ser de baixo custo, aberto, flexível e adequado para cooperação entre várias partes. Em termos de coordenação de dados, o Ethereum funciona como um livro razão distribuído, mas sua arquitetura também possui camadas exclusivas que fortalecem e criam novas possibilidades para os sistemas de negócios. Para aqueles que desejam entender as diferentes funcionalidades em profundidade, nosso Arquiteto de Negócios de Protocolo Brent Xu escreveu uma comparação incrivelmente completa em duas partes das tecnologias de blockchain e contabilidade distribuída. Estes são os recursos atuais do Enterprise Ethereum:
- Coordenação de dados. A arquitetura descentralizada da Ethereum aloca melhor as informações e a confiança para que os participantes da rede não tenham que depender de uma entidade central para gerenciar o sistema e mediar as transações.
- Desenvolvimento rápido. Com uma plataforma SaaS tudo-em-um como Hyperledger Besu, as empresas podem facilmente implantar e gerenciar redes privadas de blockchain em vez de codificar uma implementação de blockchain do zero.
- Redes autorizadas. A camada de protocolo de código aberto ConsenSys Quorum permite que as empresas construam em redes Ethereum públicas ou privadas, garantindo que sua solução atenda a quaisquer requisitos regulatórios e de segurança em potencial.
- Tamanho da rede. A mainnet prova que uma rede Ethereum pode funcionar com centenas de nós e milhões de usuários. A maioria dos concorrentes do blockchain corporativo está executando apenas redes de menos de 10 nós e não tem nenhum caso de referência para uma rede vasta e viável. O tamanho da rede é crítico para consórcios empresariais que estão fadados a superar um punhado de nós.
- Transações privadas. As empresas podem obter granularidade de privacidade na Ethereum formando consórcios privados com camadas de transações privadas. No ConsenSys Quorum, as informações privadas nunca são transmitidas aos participantes da rede. Os dados privados são criptografados e compartilhados apenas diretamente com as partes relevantes.
- Escalabilidade e desempenho. Com consenso de Prova de Autoridade e tempo de bloqueio personalizado e limite de gás, as redes de consórcio construídas em Ethereum podem superar a rede principal pública e escalar até centenas de transações por segundo ou mais, dependendo da configuração da rede. Soluções em nível de protocolo, como fragmentação e fora da cadeia, soluções de escalonamento de camada 2, como Plasma e canais de estado, apresentam oportunidades para a Ethereum aumentar sua taxa de transferência em um futuro próximo.
- Finalidade. O algoritmo de consenso de um blockchain garante a confiança de que o registro das transações permanece à prova de adulteração e canônico. Ethereum oferece mecanismos de consenso personalizáveis, incluindo RAFT e IBFT para diferentes instâncias de rede corporativa, garantindo a finalização imediata da transação e reduzindo a infraestrutura necessária que o algoritmo de Prova de Trabalho exige.
- Camada de incentivo. As camadas criptoeconômicas da Ethereum permitem que as redes de negócios desenvolvam mecanismos que punem atividades nefastas e criam recompensas em torno de atividades como verificação e disponibilidade.
- Tokenização. As empresas podem tokenizar qualquer ativo no Ethereum que tenha sido registrado em formato digital. Ao tokenizar ativos, as organizações podem fracionar ativos anteriormente monolíticos (imóveis), expandir sua linha de produtos (arte rara comprovadamente) e desbloquear novos modelos de incentivo (gerenciamento de dados crowdsourced).
- Padrões. Ethereum é onde estão os padrões. Os protocolos em torno do design de tokens (ERC20), nomes legíveis por humanos (ENS), armazenamento descentralizado (Swarm) e mensagens descentralizadas (Sussurro) evitam que o ecossistema se balcanize. Para empresas, a Enterprise Ethereum Alliance Especificação do cliente 1.0 define os componentes arquitetônicos para implementações de blockchain corporativas compatíveis. A EEA está planejando lançar a versão 2.0 da especificação em breve.
- Interoperabilidade e código aberto. Os consórcios no Ethereum não estão restritos ao ambiente de TI de um único fornecedor. Os clientes da Amazon Web Services, por exemplo, podem operar redes privadas com Kaleido’s Blockchain Business Cloud. Assim como a filosofia voltada para especificações da comunidade Java, o ecossistema Ethereum recebe contribuições para a base de código por meio de Ethereum Improvement Proposals (EIPs).
O futuro da empresa Ethereum
Menos de um ano atrás, erguer uma rede de blockchain com permissão ainda era uma tarefa demorada e cara, e envolvia montar uma equipe de desenvolvedores de blockchain e gastar meses e milhões de dólares escrevendo código personalizado. O ConsenSys Quorum, no entanto, simplificou radicalmente a criação e operação de redes privadas de blockchain para empresas.
O valor da opção de longo prazo da empresa Ethereum é a interoperabilidade com a rede pública principal, que oferece alcance global, extrema resiliência e alta integridade. A compatibilidade da Mainnet reduzirá significativamente a quantidade que as empresas investem atualmente em infraestrutura e segurança de TI.
Em um futuro próximo, o conceito de redes de blockchain “privadas” versus “públicas” pode muito bem se tornar uma nota de rodapé histórica, como John Wolpert freqüentemente opina. As soluções corporativas manterão as transações privadas, mas trabalharão juntas para construir uma infraestrutura de TI compartilhada, segura e preparada para o futuro, em vez de cada empresa duplicar e reduplicar a infraestrutura para seus próprios casos de uso. A infraestrutura compartilhada irá liberar a inovação e desbloquear ativos que antes eram congelados entre organizações em silos.