2019 foi o ano do DeFi (e por que 2020 também será)

blog 1NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos

Assine a nossa newsletter.

Endereço de email

Nós respeitamos sua privacidade

HomeBlogNews

2019 foi o ano do DeFi (e por que 2020 também será)

Como a Ethereum criará um sistema financeiro aberto com novos ativos e protocolos financeiros. por Mason Nystrom 5 de dezembro de 2019 Postado em 5 de dezembro de 2019

2019, ano de DeFi

Até agora na história do blockchain, cada ano pode ser destilado em uma tendência abrangente. Em 2009, a narrativa era Bitcoin. Em 2015, Ethereum. 2017 trouxe as primeiras ofertas mundiais de moedas. A resposta para 2019 é inconfundível: o movimento financeiro descentralizado foi de longe a tendência de maior impacto dentro do ecossistema de criptografia e blockchain. 

As pesquisas no Google por “finanças descentralizadas” aumentaram 273% em 2019 em comparação com 2018, de acordo com nosso consultor de SEO: Victoria Olsina.

Para entender por que 2019 foi o ano de DeFi, vamos analisar o que torna o movimento financeiro aberto tão revolucionário e examinar os avanços que o fenômeno deu no sentido de criar um sistema financeiro aberto. 

Definindo DeFi

Finanças abertas – ou finanças descentralizadas – referem-se à mudança de paradigma do sistema financeiro fechado de hoje para uma economia financeira aberta baseada em protocolos abertos que são interoperáveis, programáveis ​​e combináveis. 

À medida que o criptossistema parece se expandir, o termo Open Finance descreve com mais precisão o destino pretendido, porque a Ethereum está criando uma nova economia on-chain que se integra aos sistemas financeiros atuais. O financiamento aberto não é sobre a criação de um novo sistema do zero, é sobre democratizar o sistema existente e torná-lo mais equitativo usando protocolos abertos e dados transparentes. 

As propriedades do Open Finance

Interoperável

O sistema financeiro atual é composto de jardins murados com transferibilidade limitada ou acesso bidirecional. Onde a interoperabilidade é possível, ela é controlada por intermediários e locatários. O financiamento aberto é definido por plataformas que podem trabalhar em conjunto com um certo grau de transparência com funções que se complementam.

Programável

Bitcoin revolucionou o dinheiro. A Ethereum possibilitou novos tipos de instrumentos e ativos financeiros que são mais personalizáveis ​​do que os produtos e serviços existentes. Ativos e valores mobiliários digitais inaugurarão uma nova era de mecanismos financeiros e de crescimento.   

Composable

Para muitos, um brinquedo favorito da infância são os Legos, com os quais o que você pode construir é limitado apenas pela sua imaginação. Composibilidade se refere ao conceito de que algo pode ser selecionado e montado em várias combinações (ou seja, Legos). Ethereum mostrou o valor da composibilidade, tendo já se tornado um protocolo para outros protocolos como Maker, UMA, Augur, Compound e muitos mais. 

Critérios de uma economia de finanças abertas 

Todo sistema financeiro requer inúmeras características para se tornar um motor econômico, mas primeiro, devemos definir esses critérios. Existem algumas características geralmente aceitas que compreendem qualquer sistema econômico. 

Um sistema financeiro em funcionamento contém mercados globais eficientes que permitem: 

  • A capacidade de mutuários e credores transferirem capital
  • Um processo de troca e negociação (ou seja, derivativos) com a liquidez necessária
  • Meios para indivíduos / investidores moverem, economizarem, formularem e alocarem capital
  • A capacidade de compensar e gerenciar riscos
  • E fornece proteção regulatória para investidores e indivíduos

Portanto, um novo sistema financeiro que está aberto deve atender a esses atributos enquanto remove os intermediários típicos ou pontos centralizados de controle. Vamos examinar as características acima e como elas se comparam ao ecossistema Ethereum. 

Pedindo emprestado & Empréstimo

Para que um sistema financeiro forneça liquidez de mercado adequada aos tomadores de empréstimos, ele precisa de credores – e para obter credores, um sistema requer tomadores. Frango, conheça o ovo. Este problema é inicialmente resolvido por meio de especulações. A criptografia, que é uma classe de ativos especulativos, conseguiu criar alguns protocolos de empréstimo e empréstimo interessantes. 

MakerDAO foi o primeiro protocolo a criar um meio pelo qual os indivíduos pudessem continuar a especular por meio de colateralização. Embora os cofres MakerDAO (anteriormente chamados de CDPs) tenham permitido aos usuários emprestar dai usando ether como garantia, novos protocolos de empréstimo e empréstimo dominaram grande parte da narrativa criptográfica de 2019. Composto e Fulcrum criam pools de capital que permitem aos usuários emprestar ou tomar emprestados criptoassets, incluindo dai, USDC (stablecoin da Coinbase), éter e muito mais.   

Dharma estava originalmente competindo com a Compound, agora aproveita o protocolo da Compound para fornecer a seus clientes a melhor taxa de juros possível. A Dharma consegue isso por meio de sua “carteira inteligente”, que deposita automaticamente os fundos dos clientes no protocolo Composto. 

Mais recentemente, a atualização altamente antecipada da MakerDAO de dai de garantia única (Sai) para dai de múltiplas garantias (MCD) foi concluída com sucesso. A atualização do protocolo Maker também veio com uma nova taxa de economia de dai (DSR), que fornece interesse para os indivíduos que mantêm seu dai no protocolo Maker. No curto prazo, o DSR é um contrato inteligente que pode ser integrado a qualquer outra bolsa e pode se tornar a taxa de juros básica para o espaço cripto-DeFi. 

No longo prazo e nas circunstâncias mais otimistas, o DSR tem o potencial de se tornar uma taxa de poupança livre de confiança semelhante a como os títulos do tesouro atuam como a taxa livre de risco. A distinção entre livre de confiança e livre de risco é sutil, mas distinta. Embora o protocolo do Fabricante venha com elementos de risco, como risco de contrato inteligente, ele não exige a confiança de nenhuma entidade individual (o protocolo é governado pelos detentores de tokens MKR). Eliminar a dependência de grandes organizações, incluindo o governo, é uma ferramenta poderosa para reduzir o risco sistêmico. 

Esses vários protocolos mostram o poder da composição: 1) Dharma fornece uma plataforma aberta por 2) aproveitando o protocolo aberto do Compound, 3) que predominantemente empresta e toma emprestado o dai stablecoin criado pelo protocolo da MakerDAO, 4) tudo em cima do Ethereum. estrondo. 

Troca e Negociação

Os sistemas financeiros operam por meio de mercados abertos e exigem mecanismos robustos para negociar e transferir valor. O cenário comercial de 2019 foi principalmente dominado por alguns grandes jogadores, predominantemente Coinbase, Kraken, Gemini, Bitstamp, Bitfinex e Binance. 

No ano passado, as trocas de criptografia apresentadas foram preparadas para se tornarem as interfaces de usuário para investimento, negociação e outras atividades. A maioria das principais bolsas ofereceu dezenas de novos pares de negociação e desenvolveu novos produtos ou serviços, como carteiras móveis, ferramentas educacionais e produtos token. Semelhante à viscosidade do produto da Apple, os clientes de criptografia provavelmente permanecerão fiéis a uma ou duas trocas de criptografia por causa do longo processo de integração e do desejo das pessoas de custodiar ativos em um único local. 

Notavelmente, algumas bolsas decidiram se concentrar na captura de clientes institucionais, construção de soluções de custódia ou adquirindo a infraestrutura necessária. Embora o comércio centralizado tenha sido amplamente popular (e lucrativo), não é exatamente a nova economia financeira que a maioria dos entusiastas e empreendedores de criptografia esperam alcançar. 

Uniswap surgiu este ano como o go-to descentralized exchange (DEX) para negociar criptomoedas de forma desintermediada. Uniswap relatado volume de negócios acima de US $ 8 milhões em um período de vinte e quatro em novembro de 2019. Uniswap atualmente compreende 33% de todo o volume DEX que excede IDEX e Kyber. Outra troca descentralizada dYdX desenvolveu uma plataforma que combina negociação, empréstimo e empréstimo. O dYdX DEX agrega preços à vista e liquidez de empréstimo em várias bolsas para seus usuários. Notavelmente, a Binance também oferece aos clientes recursos de empréstimo em seu câmbio centralizado. 

Ofertas de troca iniciais (IEOs) foram incrivelmente populares no primeiro semestre de 2019, quando uma troca centralizada serviu como plataforma para vendas de tokens. Essencialmente, uma troca atua como o guardião dessas vendas de tokens e apenas clientes verificados têm permissão para participar. As vendas de tokens eram geralmente conduzidas usando tokens de troca, como Binance Coin (BNB), que oferece taxas de negociação reduzidas e ações como recompras em que eles queimam tokens para aumentar efetivamente o preço para os detentores. UMA relatório por Token Insights na metade de 2019 revelou o hype inicial do IEOs ao longo dos primeiros meses de 2019 antes de lentamente perder sua popularidade. Embora os IEOs, ICOs e STOs (ofertas de tokens de segurança) tenham tido seu quinhão de golpes e usos indevidos, a capacidade de levantar capital é uma ferramenta necessária para qualquer sistema financeiro. 

Investimento e Alocação de Capital

Na definição apresentada no início, a capacidade de formular capital e movimentar dinheiro também estava presente. A Ethereum resolveu principalmente esses dois problemas, primeiro nativamente, por meio da capacidade de transferir éter e, em segundo lugar, por meio de ofertas de segurança ou token conforme mencionado acima. 

O investimento em criptoassets certamente evoluiu ao longo de 2019 e continuará a se expandir nos próximos anos. A especulação continua sendo o caso de uso mais proeminente para criptomoedas; no entanto, muitos indivíduos percebem essa característica como totalmente negativa. Ferramentas e mecanismos de especulação são um componente vital para qualquer nova classe de ativos, especialmente um ativo que pretende ser a base de um sistema financeiro aberto. Um dos aspectos mais importantes e, subsequentemente, mais difíceis para a criação de um novo sistema financeiro é gerar a liquidez necessária para investimentos eficientes. 

Liquidez é a capacidade de um investidor converter qualquer ativo em dinheiro rapidamente. O termo também se refere à capacidade de um indivíduo de comprar ou vender um instrumento financeiro sem afetar o preço do ativo. Isso é obviamente incrivelmente difícil quando o valor de toda a criptoeconomia vale menos do que 200 bilhões de dólares no momento deste ensaio. Os ativos de alta liquidez são compostos por trilhões de dólares em valor total, o que facilita a compra ou venda de qualquer ativo. As seis maiores empresas do mundo têm valor de mercado três vezes maior do que a capitalização de mercado de todas as criptomoedas. 

Que tal outros ativos:

  • Ouro: 7 trilhões. 
  • Mercado de ações: 70 trilhões. 
  • Dívida global: mais de 200 trilhões. 

E o Santo Graal, derivados: mais de 550 trilhões. Futuros, opções, swaps e outros contratos entre indivíduos com base no desempenho de um ativo, índice ou entidade. 

Então, como uma nova classe de ativos atrai liquidez? Ao permitir que qualquer pessoa crie e negocie ativos que não são negociados em nenhum outro lugar. A melhor parte é que o Ethereum literalmente permite que entidades ou indivíduos construam novos instrumentos e produtos financeiros, o que será uma das maiores explosões financeiras de nossa vida. 

Um aspecto crítico é que esses protocolos são abertos. UMA está criando uma plataforma de derivativos que fornece contratos padronizados para produtos financeiros. Synthetix é um protocolo que permite a criação e emissão de ativos sintéticos, como criptomoedas, moedas fiduciárias e commodities. Ativos sintéticos e derivativos fornecidos por protocolos de código aberto gerarão valor para os investidores que buscam se proteger contra o risco, diversificar a alocação de capital e encontrar mecanismos para aumentar o retorno sobre os investimentos. Os tipos de derivados são infinitos para criptoassets tradicionais e criptográficos. Já existem mais de uma dúzia de variações de Dai existentes que foram criados por outros protocolos DeFi. 

Estacando

Estaqueamento está se tornando cada vez mais um método de implantação de capital. O conceito de staking surgiu junto com o crescimento de cryptonetworks, especificamente a prova de blockchains de jogo. Implantar é um termo amplo, mas geralmente se refere a um mecanismo pelo qual os indivíduos são obrigados a apoiar sua convicção de uma ação com capital. O torneio de previsão de ações da Numerai requer que os cientistas de dados façam suas previsões com seu capital (tokens NMR). Os cientistas de dados são então recompensados ​​com base na precisão de suas previsões e na quantidade de capital que apostaram. Quanto mais convicção, mais um indivíduo está disposto a apostar. 

Outros modelos de piquetagem para redes de blockchain, como Ethereum, exigirão 32 ETH para participar da validação de bloco. Se um indivíduo agir de má-fé, seu capital apostado será confiscado pelo protocolo. Várias provas de blockchains de apostas, como Cosmos e Tezos, têm outros modelos de staking com propriedades exclusivas, incluindo governança (por exemplo, votação) e recompensas. 

Com a crescente popularidade dos protocolos de empréstimo e de piquete, as empresas procuram ajudar os indivíduos a administrar seu capital e operações de piquete. Coinbase aposta a Tezos em nome dos clientes e deposita as recompensas diretamente nas contas dos clientes. Muitas bolsas começaram a oferecer produtos semelhantes ou irão em um futuro próximo.

Outra abordagem para apostar em investimentos tem sido por meio de custodiantes não cambiais, como Apostado e Atlas que fornecem staking como um serviço para indivíduos. Embora as trocas centralizadas tenham a oportunidade de oferecer esse recurso para seus usuários existentes, os serviços especializados podem ser capazes de capturar uma porcentagem da participação de mercado se os indivíduos estiverem mais interessados ​​na governança ativa de uma rede criptografada específica em vez de simplesmente ganhar recompensas. É possível que protocolos de empréstimo e empréstimo como o Composto eventualmente ofereçam recursos de piquetagem como serviço. Mais trocas e aplicativos oferecerão serviços de staking em 2020 por causa da mudança da Ethereum em direção à prova de participação, bem como o lançamento de vários blocos de PoS. 

Gestão de riscos e proteções regulatórias

A gestão de risco e as proteções regulatórias são reconhecidamente menos robustas do que as categorias anteriores dentro do Ethereum e da criptografia como um todo. Em geral, o Ethereum mitiga nativamente alguns dos fatores de risco do sistema financeiro atual que vêm de informações opacas, intermediários, sistemas proprietários e coordenação social menos eficaz (por exemplo, confiança). No entanto, o Ethereum atualmente vem com seu próprio conjunto de compensações que resultam do rápido desenvolvimento de tecnologia, como contratos inteligentes que podem ser projetados com erros ou manipulados se não forem criados corretamente. Além disso, o risco de seguro, os riscos de liquidez e os recursos mais diferenciados das redes criptográficas tornam o financiamento aberto complexo de uma perspectiva de gestão de risco. 

ConsenSys Pontuação DeFi do Codefi descreveu muitos desses fatores de risco com mais profundidade. DeFi é um espaço em rápido crescimento na Ethereum e no ano passado trouxe muitas dessas questões para o centro das atenções, à medida que empresas, indivíduos e desenvolvedores agora buscam minimizar esses fatores de risco. Claro, soluções e novos modelos de negócios ajudarão a eliminar ou pelo menos reduzir alguns desses problemas, embora possa levar algum tempo. 

Do lado regulatório, as coisas estão melhorando, mas é principalmente esperar para ver o que a SEC, CFTC e outros órgãos reguladores globais dizem sobre criptoassets. Em 2019, a clareza regulatória para criptoassets em relação à comercialização, emissão e uso melhorou e se tornou mais definida. No entanto, ainda existem centenas de questões diferenciadas que precisam de respostas e, subsequentemente, dezenas de leis que serão exigidas antes que a adoção generalizada seja possível. Os preços voláteis da criptografia e da entrada de grandes empresas multinacionais como o Facebook estão consistentemente trazendo a regulamentação do criptoasset para o centro do palco. 

Novas categorias para a nova economia financeira 

As tecnologias inovadoras criam novos ou alteram os modelos de negócios existentes para geração de lucro e investimento. A Internet possibilitou um financiamento coletivo mais eficiente por meio de sites como GoFundMe, Kickstarter e Indiegogo. StockX criou um mercado robusto para tênis que aumenta a liquidez e o valor para os colecionadores. 

Novos Mercados 

Embora não seja um requisito necessário para um sistema financeiro, novos mercados abrem o potencial para gerenciar e se proteger ainda mais contra tipos de risco. Os mercados de previsão e de informação são uma instância em que milhares de indivíduos podem alavancar seu conhecimento de forma coletiva ou independente. Por exemplo, o mercado de previsões de Augur está sendo usado para apostar em resultados eleitorais que podem se provar incrivelmente valiosos ao longo do tempo, à medida que organizações em todo o mundo procuram entender a probabilidade de resultados políticos. 

Numerai Borracha protocolo fornece um mercado de dados onde os indivíduos podem usar seu conhecimento específico para vender previsões ou informações sobre o mundo que são transparentes e contratualmente aplicáveis. 

Outro aspecto das apostas é a loteria, que todos sabemos que não vale a pena jogar. No entanto, PoolTogether criou uma nova “loteria sem perdas” que alavanca outros protocolos financeiros abertos. Por exemplo, PoolTogether permite que qualquer pessoa compre um bilhete de loteria no dai e, em seguida, os lucros são mantidos em Composto (gerando juros) por um determinado período de tempo (semana, mês, ano). O vencedor da loteria recebe os juros combinados acumulados de todos os fundos combinados e todos os outros (os perdedores) recebem de volta o dinheiro original. Novos mecanismos de jogo interessantes como este podem reduzir os resultados negativos que os indivíduos recebem da loteria tradicional. Mais importante, este é mais uma vez um exemplo perfeito de como protocolos e aplicativos abertos podem ser aproveitados para criar algo novo.  

Stablecoins 

Stablecoins são criptoassets que mantêm um valor estável em relação a um preço-alvo (por exemplo, o dólar americano). Existem várias categorias de stablecoins que surgiram ao longo dos últimos dois anos. MakerDAO criou Dai. O Facebook está se preparando para Libra. O Walmart está se preparando para a moeda do Walmart. A Coinbase emitiu o USDC, que está disponível em mais de 80 países. Binance anunciou recentemente Vênus. O JP Morgan criou um ativo digital para liquidação de transações entre clientes institucionais. O Fundo Monetário Internacional declarou que “os Stablecoins são uma ameaça aos bancos e ao dinheiro”. 

Cada uma dessas organizações está seguindo um caminho específico para a adoção da moeda estável. A MakerDAO está procurando remodelar o sistema financeiro e criar uma criptomoeda mais estável. O Facebook pretende se tornar uma empresa de pagamentos usando suas proezas na mídia social. O JP Morgan e outros bancos estão tentando aumentar a eficiência operacional. USDC tem sido usado como um par de negociação para criptoassets e, mais recentemente, em protocolos de empréstimo e empréstimo. O Walmart provavelmente usará seu stablecoin como um upgrade para pontos de fidelidade. Cada um desses caminhos para a adoção convencional difere um pouco e será interessante observar qual método se mostra mais eficaz. 

No curto prazo, stablecoins com garantia fiduciária irão dominar porque resolvem vários problemas com nosso sistema atual: custo, alcance, velocidade e abertura. Os Stablecoins, como moedas digitais, oferecem transferências quase instantâneas a custos mais baixos em qualquer lugar do mundo. As moedas digitais podem ser programadas, rastreadas e incorporadas em aplicativos digitais. Stablecoins garantidos pela Fiat podem se tornar nativos na mídia social e ter o potencial de atingir milhões de pessoas que nunca tiveram acesso aos serviços financeiros tradicionais. Este movimento já foi catalisado por Venmo, WeChat, Apple e outras empresas ao redor do mundo. 

Stablecoins não fiduciários com garantia provavelmente levarão mais tempo para serem amplamente adotados porque exigem uma mudança mental para reinventar o valor. Novas formas de dinheiro e sua adoção dependerão muito da capacidade de serem usadas como reserva de valor e como meio de pagamento / meio de troca. O Ethereum tornou-se o colateral de fato que apóia muitos dos protocolos financeiros abertos existentes. À medida que mais protocolos emitem novos derivativos e títulos, eles também podem buscar usar o Ethereum como garantia, consolidando ainda mais o Ethereum no centro do financiamento aberto. 

Olhando em direção a 2020 

É claro que o Ethereum se estabeleceu como o protocolo que se tornará a base para a nova economia financeira. Em 2020, empresas novas e existentes desenvolverão protocolos de contração e concessão de empréstimos que aumentarão a eficiência e criarão novos produtos. Alguns deles já foram criados, como Ocioso e Robo-conselheiro de Staked para geração de rendimento. Mais serão desenvolvidos ao longo do próximo ano.

As empresas de criptografia estão aumentando suas capacidades para facilitar o comércio melhor, bem como novos produtos e serviços. Coinbase e Binance continuarão sua rápida expansão por meio de aquisições e lançamentos de produtos. Esperamos que as trocas descentralizadas se tornem mais fáceis para o usuário médio e talvez para os nativos móveis. 

Haverá uma explosão de ativos sintéticos e novos derivados que criarão dezenas de milhões em valor em 2020 e, eventualmente, bilhões em valor. Alguns serão merda (literalmente), enquanto outros serão novos e inéditos. Novos produtos e instrumentos financeiros estão continuamente sendo desenvolvidos para gerar mais liquidez e lucros potenciais para os investidores. 

A especulação continuará a crescer em 2020, à medida que os criptoassets evoluem com a adição de novas categorias de investimento, como staking, mercados de informação, e as ideias ainda a serem concebidas criarão ainda mais valor para indivíduos, entidades e investidores. A gestão de risco continuará a melhorar com uma análise mais abrangente do risco associado ao financiamento aberto da expansão natural de entidades focadas em segurança, como MythX e Quantstamp. Além disso, a orientação regulatória ganhará maior clareza, o que, com sorte, também será favorável para o uso contínuo de criptoassets e redes de blockchain. 

A natureza interoperável, programável e combinável da pilha financeira aberta construída no Ethereum fornece a base para uma nova economia financeira. No entanto, lembre-se de que esse movimento não é apenas jogar fora o antigo sistema financeiro, mas sim integrar-se ao sistema atual quando possível e criar quando necessário. O novo sistema financeiro deve servir a todos, não apenas aos que já iniciaram a criptografia. Por último, a criação de um novo sistema financeiro levará tempo. Enquanto 2019 registrou avanços significativos no desenvolvimento de finanças descentralizadas, 2020 parece prestes a dar um salto.

Quer ler mais sobre finanças descentralizadas e como a Ethereum está construindo um sistema financeiro aberto?

Inscreva-se nos boletins informativos da ConsenSys →

CodefiDeFiIndustry InsightNewsletterSubscreva nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoRelatório Ethereum Q3 2020 DeFiRelatório

Relatório Ethereum Q3 2020 DeFi

Ethereum Q2 2020 DeFi ReportRelatório

Ethereum Q2 2020 DeFi Report

Ethereum 2 0 Relatório do ecossistema de stacionamentoRelatório

Ethereum 2.0 Staking Ecosystem Report

Guia completo para redes de negócios BlockchainGuia

Guia completo para redes de negócios Blockchain

Como construir um produto blockchain de sucessoWebinar

Como construir um produto blockchain de sucesso

Bancos centrais e o futuro do dinheiroPapel branco

Bancos centrais e o futuro do dinheiro