30 Fatores técnicos da plataforma Blockchain

blog 1NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos

Assine a nossa newsletter.

Endereço de email

Nós respeitamos sua privacidade

HomeBlog Enterprise Blockchain

30 Fatores técnicos da plataforma Blockchain

Principais aspectos técnicos a serem considerados ao escolher uma plataforma de blockchain para seu caso de uso de negócios. Por Clemens WanMarço 5 de 2020Postado em 5 de março de 2020

2

Clemens Wan é arquiteto de soluções na ConsenSys. Ele escreve listas de 30 seelemons.com.

Se a sua escolha de plataforma blockchain tem menos a ver com os fatores de negócios (consulte 30 Fatores de negócios da plataforma Blockchain), então talvez você esteja examinando alguns dos aspectos técnicos para o seu caso de uso. Esta lista de 30 passa por questões específicas do blockchain que devem ser prioritárias ao examinar uma plataforma.

DevOps / rede / implantação / protocolo

  1. Flexibilidade de implantação da camada Blockchain – A plataforma possui instância pública? Com permissão? Privado? Híbrido?
  2. Contagem de nós ideal – Quantos nós são necessários para dar suporte à rede? Um para cada membro? Posso interagir com a rede sem executar um nó?
  3. Conteinerização – A plataforma pode ser encaixada e implantada via Kubernetes?
  4. Camada de gerenciamento de identidade de rede – Como as permissões para nós e indivíduos são gerenciadas? Existem limitações para superusuários? Existe um mapa de rede de origem de todas as partes na rede (por exemplo, serviço semelhante a DNS – ENS em Ethereum)?
  5. Mecanismo de consenso – O sistema é baseado em Prova de Trabalho? Prova de aposta? Prova de autoridade? Prova de tempo decorrido? Isso provavelmente é decidido pela configuração de governança e entidades com base no que é mais eficaz para o seu caso de uso.
  6. Mensagens entre organizações – Existem camadas separadas para mensagens privadas? Este é baseado em AMQP? RabbitMQ? XMPP? Scuttlebutt seguro?
  7. Metodologia de processamento de transações – Que ordem de atividades ocorre em termos de processamento de transações? Quando o protocolo ordena, valida e executa as transações? No Ethereum, os TXs são enviados para os nós de validação que solicitam / validam antes de executar e distribuir o bloco “correto”. No Corda, os TXs são validados individualmente pela necessidade de conhecer os nós por meio do Flow Framework até que sejam assinados e redistribuídos pelo cartório.
  8. Criptografia – Quais bibliotecas são usadas e suportadas pelos hashes e assinaturas? (por exemplo, secp256k1 para Ethereum)
  9. Plugabilidade da criptografia – Os nós específicos podem escolher usar uma biblioteca de criptografia diferente com base em suas regras de segurança regional? (por exemplo, conformidade com NIST)
  10. Técnicas de compartilhamento de arquivos – Todo ativo digital deve ser de alguma forma legalmente ancorado por meio da organização que o mantém sob custódia ou do documento / prosa legal referenciado no código. Como os arquivos são compartilhados entre as organizações com a plataforma? Eles são salvos na mesma plataforma? Eles têm backup semelhante??
  11. Ancoragem Legal – Existe prosa legal ou implementação de documento legal (por exemplo, OpenLaw) dentro do protocolo?
  12. À prova de violação vs. resistente à violação – Alguém pode alterar o estado do nó local e seu histórico? Se de alguma forma uma transação ou estado fosse removido, isso faria com que tudo ficasse fora de sincronia? Os dados históricos referenciados podem ser modificados ou excluídos e acordados por todas as partes?
  13. Recuperação de transação – Como um nó recupera as transações? Se suas transações não forem totalmente distribuídas para todas as partes, quais são os mecanismos para baixar a última versão acordada?
  14. Capacidade DAO – Existem exemplos de dapps que abstraem a responsabilidade de governança? Isso pode ser útil para reutilizar a rede para manter votação e governança.

Experiência do desenvolvedor / Top of Stack Applications

  1. Responsabilidade do aplicativo – Ao construir seu aplicativo top of stack (dapp), com o que você precisa se preocupar? Você precisa hospedar seu próprio nó? Você também é responsável por implantar os servidores e interfaces da web correspondentes do dapp? Como seus usuários pagarão por seu aplicativo?
  2. Implantação da camada Dapp – Com base nas permissões, como os contratos inteligentes são implantados na rede? Por um indivíduo (por exemplo, endereço na lista de permissões)? Por um nó (por exemplo, identidade do LEI)? Por uma entidade registrada (por exemplo, rede de negócios adicionada à rede)? Pelo provedor de infraestrutura (por exemplo, Kaleido Marketplace)? Você precisa de permissões de nível de nó para implantar?
  3. Linguagens de contrato inteligentes – Em que idioma o contrato inteligente está escrito? Foi testado? Tem uma boa comunidade?
  4. Bibliotecas e padrões de contratos inteligentes – Existem bibliotecas / funções seguras acordadas (por exemplo, OpenZeppelin) que são mantidas e auditadas? Existem implementações de funções amplamente acordadas em conformidade com os padrões (por exemplo, ERC-20, ERC-721, etc)?
  5. Capacidade de atualização de contrato inteligente – Como os aplicativos são atualizados? Existem padrões de atualização bem definidos para o código de contrato inteligente?
  6. Acesso a dados de referência e de mercado – Dentro da rede, quais oráculos disponíveis podem ser chamados para receber as informações necessárias para executar uma ação acionada?
  7. Gerenciamento de identidade recomendado de indivíduos – Os pares e endereços de chave pública / privada insistem naturalmente que os indivíduos mantenham suas próprias chaves? Ou isso presumindo de forma realista que os intermediários os hospedarão em seu nome e ainda terão o gerenciamento de contas distribuído pelas preferências do cliente?
  8. Interop dentro de aplicativos ou redes – Um dapp pode chamar outro dapp? Pode uma rede / cadeia lateral referenciar informações da rede tethered?

Controle do usuário / desempenho / privacidade

  1. Desempenho de processamento de transação – Com que rapidez você pode enfileirar as transações, processá-las (em lotes / blocos) e garantir que a fila seja limpa com a notificação de “salvo”?
  2. Escalabilidade de processamento de transações – O sistema é projetado com escalabilidade modular (horizontal ou vertical) para suportar taxas de processamento mais altas?
  3. Mudanças simultâneas – Existem obstáculos para atualizar o mesmo contrato ou saldo várias vezes antes que o ativo seja totalmente alterado?
  4. Desempenho de distribuição de transações – Quando sua transação é atualizada para todas as partes? É quando o bloco é processado? Após 6 profundidades de bloco? Depois que o fluxo for concluído e assinado por todas as partes?
  5. Multi-threading – O processamento e o consenso de sua transação podem ser multiencadeados ou fragmentados em vários participantes da rede e ainda concordar com a mesma fonte de ouro? Você divide diferentes tipos de execuções??
  6. Mecanismos de privacidade para ofuscação de campo – Você pode compartilhar campos específicos do mecanismo de armazenamento de dados apenas com usuários específicos? Você pode executar uma lógica de negócios que compare os valores dos campos sem revelar as informações (por exemplo, Aztec e ZKsnarks)?
  7. Mecanismos de privacidade para receptores (confidencialidade) – Você pode girar as chaves públicas automaticamente de modo que o usuário final para o qual você está enviando as informações não seja resolvido para uma identidade conhecida?
  8. Mecanismos de privacidade para remetentes (padrões de tráfego de transação) – Você não pode compartilhar a transação com todas as partes nos casos em que deseja que apenas as partes identificadas vejam a transação?
Consulte nossos especialistas em blockchain

Nossa equipe global de soluções oferece treinamento em blockchain, consultoria estratégica, serviços de implementação e oportunidades de parceria. Fale conosco Boletim Assine nosso boletim informativo para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoGuia completo para redes de negócios BlockchainGuia

Guia completo para redes de negócios Blockchain

Introdução à TokenizaçãoWebinar

Introdução à Tokenização

O Futuro dos Ativos Digitais Financeiros e DeFiWebinar

O futuro das finanças: ativos digitais e DeFi

O que é Enterprise EthereumWebinar

O que é Enterprise Ethereum?

Bancos centrais e o futuro do dinheiroPapel branco

Bancos centrais e o futuro do dinheiro

Komgo Blockchain para Financiamento do Comércio de CommoditiesCase Stud

Komgo: Blockchain para Financiamento do Comércio de Commodities