A cadeia de balizas Ethereum 2.0 está aqui. O que agora?

blog 1NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos

Assine a nossa newsletter.

Endereço de email

Nós respeitamos sua privacidade

HomeBlogBlockchain explicado

A cadeia de balizas Ethereum 2.0 está aqui. O que agora?

Uma nova estrutura maciça está sendo construída ao lado do Ethereum. O núcleo dessa estrutura é a Cadeia de Beacon, que reforma o modelo de consenso de Prova de Trabalho para Prova de Participação. Por James Beck 1 de dezembro de 2020Postado em 1 de dezembro de 2020

Serenity Now 2

O primeiro bloco veio de Validator 19026, com o graffiti enigmático, “Sr. F estava aqui.” Doze segundos depois veio o próximo bloco, graffiti indicando que o validador pode estar localizado em Zug, Suíça. A cadeia Eth2 Beacon cresceu continuamente, bloco a bloco a cada 12 segundos. Então veio o próximo obstáculo: validadores suficientes estariam online para finalizar a primeira Epoch? Sim! 82,27% dos validadores atestaram a validade da Epoch 0, o proverbial andar térreo da Beacon Chain. A primeira época tornou-se imutavelmente finalizada. Eth2 está aqui; Serenidade agora!

Fonte: Beaconcha.in

Reconhecidamente, a empolgação por este primeiro grande passo no lançamento da Cadeia de Beacon Eth2 pode ser perdida para aqueles que não estão totalmente mergulhados no léxico técnico de Eth2 – slots, épocas, finalidade? Embora os termos sejam novos para Eth2, os conceitos não são novos para quem conhece um pouco sobre blockchains. Mais de 21.063 validadores de todo o mundo (pense em nós em uma rede) estiveram online para concordar que os primeiros blocos em uma nova cadeia são válidos. Esta nova cadeia é chamada de Cadeia Beacon do Ethereum 2.0, que coordena a rede e introduz a Prova de Participação no Ethereum. 

O que a cadeia de beacon fará?

Pense na Beacon Chain como um grande farol, erguendo-se acima de um mar azul de dados de transações. Ele está constantemente digitalizando, validando, coletando votos e distribuindo recompensas aos validadores que atestam corretamente os bloqueios, deduzindo recompensas para aqueles que não estão online e eliminando a ETH de agentes mal-intencionados. 

Farol de Alexandria - Enciclopédia de História AntigaImpressão de um artista do Farol de Alexandria, construído c. 300 – c. 280 AC e uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Fonte: Ubisoft Entertainment SA)

A corrente do farol não muda o Ethereum que você usa hoje. Você ainda pode enviar ETH para um amigo, trocar tokens em MetaMask ou Uniswap, brincar com o seu Axies, criar NFTs em Mintbase, e fazenda produtiva no seu protocolo DeFi favorito. O Ethereum, como você o conhece, ainda está ativo e totalmente funcional, e continuará assim até que se funda com o novo blockchain Eth2 e se torne um fragmento separado. Enquanto isso, uma nova estrutura enorme está sendo construída ao lado do Ethereum. O núcleo dessa estrutura é a Cadeia de Beacon, que reforma o modelo de consenso de Prova de Trabalho para Prova de Participação. O Beacon Chain está agora ativo e, no momento em que este artigo foi escrito, 20 épocas em (uma época tem 6,4 minutos de duração e cada época contém 32 validadores atribuídos aleatoriamente para propor um bloco em cada slot). 

O Beacon Chain é o mecanismo de coordenação da nova rede, responsável por criar novos blocos, garantir que esses novos blocos sejam válidos e recompensar os validadores com ETH por manterem a rede segura. O Proof of Stake há muito faz parte do roteiro da Ethereum e aborda alguns dos pontos fracos dos blockchains de Proof of Work, como acessibilidade, centralização e escalabilidade. Em vez de os mineiros gastarem energia para validar blocos, validadores selecionados aleatoriamente (cada um contendo sua aposta de 32 ETH) propõem novos blocos, que são votados por outros validadores. Cada bloco inclui uma fonte de aleatoriedade, que é misturada com os outros dados aleatórios da época. 

Próximo: Shard Chains

Com o sistema Beacon Chain e Proof of Stake agora em vigor, o próximo estágio do Ethereum 2.0 é o estabelecimento cadeias de fragmentos, que irá atualizar a capacidade de dados do Ethereum, tornando a rede mais rápida e escalável. Sharding como conceito não é novo para Ethereum. É um banco de dados comum ou técnica de mecanismo de pesquisa para quebrar grandes quantidades de dados em pedaços menores. Ethereum 2.0 irá espalhar a carga da rede em 64 fragmentos separados.

De acordo com Fundação Ethereum, “As cadeias de fragmentos devem ser enviadas em algum momento de 2021, dependendo da rapidez com que o trabalho avança após a corrente Beacon é lançado. Esses fragmentos darão ao Ethereum mais capacidade de armazenar e acessar dados, mas não serão usados ​​para executar o código. ” O estabelecimento das cadeias de fragmentos do Ethereum 2.0 é referido como Fase 1 no roteiro técnico.

Eventualmente, o Beacon Chain também será responsável por atribuir stakers aleatoriamente para validar as cadeias de fragmentos. Isso significa que é extremamente difícil para os stakers conspirarem e assumirem um fragmento (de acordo com Chih-Cheng Liang, a probabilidade é menor que 1 em um trilhão).

A grande fusão

Depois que a rede Ethereum 2.0 estabelecer cadeias de fragmentos, a próxima etapa principal será mesclar a rede principal Ethereum atual com Ethereum 2.0. Ultimamente, o termo para isso tem sido “encaixe”. Este será um evento significativo, pois marcará o fim oficial da Prova de Trabalho no Ethereum, podendo ocorrer no final de 2021 ou início de 2022. 

Neste ponto, ainda há muitas pesquisas em andamento e o roteiro pode mudar dependendo do que a comunidade de desenvolvedores do Eth2 decidir ser o melhor caminho a seguir. Ainda ontem, Mikhail Kalinin, do cliente Teku da ConsenSys, publicou uma proposta para um cadeia de beacon executável. Dependendo de como esta proposta é recebida e examinada, isso pode significar que a Eth1 pode se fundir com a Eth2, desativando a Prova de Trabalho, mesmo antes de a fragmentação ser concluída. 

Como Ben explica, é essencial Boletim Eth2, “Tudo isso faz parte da transição do Eth2 em direção a um roteiro centrado em rollup. Nesse sentido, outro colega, Alexandre Belling, publicou Rollups em um Ethereum 2 com compartilhamento de dados: vinculando a disponibilidade de dados com a execução. Trata-se de provar ‘que as transações colocadas nos fragmentos de dados são as mesmas usadas no fragmento de execução, sem fornecer essas transações ao contrato inteligente’ ”.

Quando os validadores da cadeia de beacon podem coletar recompensas?

Conforme previsto por muitos no ecossistema Ethereum, as trocas centralizadas estão começando a sugerir a oferta de serviços de piquetagem para a Eth2. Codefi Staking construiu uma API para trocas, custodiantes e instituições para fornecer staking a seus clientes, para que eles possam ganhar recompensas enquanto mantêm a Eth2 segura. Coinbase recentemente anunciado que recompensas de aposta chegarão em breve. 

Todos que comprometeram a ETH para apostar e validar na Cadeia de Beacon entraram sabendo que talvez não pudessem retirar esta ETH até a Fase 1.5 ou mais tarde. No entanto, já existem várias soluções que podem ser úteis para os participantes que desejam mais liquidez. A LiquidStake, por exemplo, permite que os usuários façam um empréstimo em USDC sobre sua ETH apostada. A Coinbase está prometendo a capacidade de negociar uma versão derivada da ETH na ETH que um usuário bloqueia na cadeia de Beacon. 

Existem também novas propostas sobre como as apostas e recompensas do validador podem ser retiradas da cadeia de beacon no futuro:

Sabe, não vai haver uma nova ETH no Ethereum. ETH é ETH, independentemente do Ethereum 1.0 ou Ethereum 2.0. Não existem “tokens ETH2” (tsk tsk Coinbase), no entanto, existem planos para criar tokens derivados com base no ETH bloqueado no contrato inteligente Beacon Chain. RocketPool planeja emitir rETH, que são derivados de token que representam ETH apostada na Cadeia de Beacon. Também parece que a Coinbase e outras bolsas farão o mesmo. Mas para aqueles de vocês que não apostaram na Eth2, não se preocupe, nada está acontecendo com a sua ETH. Se você for titular, a transição para Ethereum 2.0 acontecerá e sua ETH trancada em câmara fria será a mesma ETH que poderá usar um novo sistema Ethereum 2.0. 

Até lá, confira nossa Base de Conhecimento Eth2 para saber mais sobre nossos produtos e as fases da Eth2, inscreva-se no Boletim informativo da Teku para patches e lançamentos críticos, e inscreva-se no Boletim informativo Eth2 de Ben Edgington para se manter atualizado sobre as pesquisas e desenvolvimentos mais recentes. Aposta feliz. 

Ethereum 2.0NewsletterSubscreva nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais.Endereço de e-mailConteúdo exclusivoEthereum Q3 2020 DeFi ReportRelatório

Ethereum Q3 2020 DeFi Report

Ethereum Q2 2020 DeFi ReportRelatório

Ethereum Q2 2020 DeFi Report

Guia completo para redes de negócios BlockchainGuia

Guia completo para redes de negócios Blockchain

Como construir um produto blockchain de sucessoWebinar

Como construir um produto blockchain de sucesso

Introdução à TokenizaçãoWebinar

Introdução à Tokenização