Blockchain em Saúde e Ciências da Vida
Quais são os benefícios do Blockchain na área de saúde?
O setor de saúde pode se beneficiar muito com a tecnologia blockchain. Nos últimos 30 anos, o setor de saúde foi afetado pelo advento de sistemas de dados centralizados, regulamentação de dados de saúde e um mandato para se concentrar na digitalização de dados médicos em parceria com diferentes prestadores de serviços de registros médicos eletrônicos (EMR). A maior parte dos repositórios que processam informações pertencentes a prestadores de serviços de saúde, empresas farmacêuticas e outras partes interessadas no ecossistema médico e de saúde não interagem uns com os outros. A falta de interoperabilidade entre a maioria dos sistemas que contêm dados longitudinais de saúde em nível individual (paciente) e populacional (saúde pública) explica as barreiras sistêmicas frequentemente percebidas nas seguintes situações:
- Quando os pacientes desejam consultar ou procurar serviços médicos de outros provedores de saúde
- Quando os administradores de um ensaio clínico desejam validar os vastos dados médicos de seus participantes
- Quando as empresas farmacêuticas buscam garantir a autenticidade dos medicamentos que circulam nos mercados globais
Por causa da incapacidade de compartilhar dados com segurança e do gerenciamento em silos de registros médicos, os pacientes gastam tempo e recursos preciosos em busca de cuidados médicos redundantes (por exemplo, executando exames de sangue ou exames físicos em duplicata). Em emergências, médicos e outros profissionais de saúde que prestam cuidados podem não ter visibilidade total sobre o histórico médico de um paciente (por exemplo, documentação explícita destacando alergias do paciente, condições médicas anteriores ou resistentes, administração de substâncias controladas, etc.), caso em que corre o risco de tratamento impróprio.
Na rastreabilidade de medicamentos, o rastreamento seguro da cadeia de suprimentos é necessário para evitar a distribuição de medicamentos falsificados ou ilícitos. Os medicamentos falsificados apresentam riscos quando os ingredientes ativos são alterados ou em proporções não autorizadas. Esses riscos podem comprometer a segurança e o sucesso do tratamento ou favorecer o vício e a dependência de drogas. Eles também carregam o risco de efeitos colaterais desconhecidos, alguns dos quais podem ser fatais.
Para lidar com o transporte ilegal ou a produção não autorizada de substâncias controladas, a tecnologia blockchain apresenta a oportunidade de rastrear com segurança, indicar a cronologia e destacar os dados de identificação (composição e composição) de substâncias em um registro imutável. Enterprise Ethereum fornece contratos inteligentes e interoperabilidade de sistemas que irão revolucionar a indústria.
O Enterprise Ethereum permite gerenciamento seguro de dados, gerenciamento de consentimento, rastreamento de dispositivos médicos e medicamentos e outros casos de uso de blockchain. A ConsenSys Solutions está bem posicionada para ajudar sua empresa a navegar na suíte de produtos e serviços de blockchain que mudarão significativamente a indústria para melhor.
Seminário on-line sob demanda
Conceitualizando a adoção do Blockchain em escala na área da saúde
A maioria das pessoas sabe que os casos de uso de blockchain atuais em saúde e ciências biológicas incluem o rastreamento da cadeia de suprimentos farmacêutica, diretórios de fornecedores, credenciamento de médicos e muito mais. Mas o verdadeiro potencial virá com avanços em dados mediados por pacientes, uma mudança cultural sobre soberania e regulamentação e funções de mercado em amadurecimento para monetização de dados. Assista a este webinar para saber como o blockchain vai revolucionar a saúde e as ciências da vida para pacientes, médicos, seguradoras, R&D, empresas farmacêuticas e prestadores de cuidados de saúde.
Assista agora
Quais são os casos de uso de Blockchain na área de saúde?
A tecnologia Blockchain pode ajudar os especialistas em saúde e o setor de saúde em geral a melhorar o desempenho, a transparência dos dados do paciente, o rastreamento e a responsabilidade, bem como a reduzir custos. A ConsenSys Solutions trabalha com uma variedade de produtos blockchain que podem ser adaptados para atender a várias aplicações de saúde, incluindo o seguinte:
- Gestão segura de registros eletrônicos de saúde (EHRs)
- Gestão de consentimento do paciente
- Rastreabilidade de drogas
- Segurança de dados em ensaios clínicos
- Incentivação por meio de micropagamentos
Como o blockchain protegerá o gerenciamento de registros eletrônicos de saúde (EHRs)?
O Enterprise Ethereum permite o compartilhamento seguro e estruturado de dados entre a comunidade médica por meio de bancos de dados descentralizados. Essas estruturas funcionam para proteger os dados e a privacidade dos pacientes, permitem que os médicos tenham visibilidade sobre os históricos médicos de seus pacientes e capacitam os pesquisadores a usar dados compartilhados para impulsionar o progresso científico.
Como o blockchain impactará o gerenciamento de consentimento do paciente?
As soluções Blockchain permitem a propriedade de dados estruturados por meio de camadas de privacidade e permissão construídas no Ethereum. Embora os pacientes não consigam alterar ou excluir informações médicas específicas inseridas por médicos em seus perfis, eles podem controlar o acesso concedendo visibilidade total ou parcial a várias partes interessadas no ecossistema de saúde. Por exemplo, os pacientes podem compartilhar seus registros completos com um especialista médico, mas podem optar por compartilhar apenas dados não identificáveis com empresas de pesquisa científica ou outras organizações de saúde maiores.
Como o blockchain impactará a rastreabilidade do medicamento?
O gerenciamento da cadeia de suprimentos de medicamentos se torna mais seguro e responsável com transparência, imutabilidade e interoperabilidade introduzidas pela Enterprise Ethereum. A interoperabilidade entre as redes garante que diferentes aplicativos e sistemas de blockchain ao longo da cadeia de abastecimento possam interagir de forma coerente. Portanto, as empresas farmacêuticas podem registrar seus produtos no blockchain e rastrear o movimento do ponto de origem ao consumidor final.
Como o blockchain afetará a segurança dos dados em testes clínicos?
O Enterprise Ethereum reduz o risco de fraude de dados com seu mecanismo de consenso e estrutura descentralizada que protege contra hack ou manipulação. Os documentos podem receber prova de existência e verificação de autenticidade no blockchain. A maioria dos nós chega a um consenso para aprovar novas transações e evitar a modificação dos dados. Isso protege a integridade dos dados, promove resultados de ensaios confiáveis e incentiva a colaboração entre a comunidade de pesquisa.
Como bloqueará o incentivo de impacto por meio de micropagamentos?
Os contratos inteligentes no Enterprise Ethereum permitem a introdução de micropagamentos para incentivar o comportamento específico do paciente. Esses contratos podem ser programados para liberar recompensas aos pacientes por seguir um determinado plano de tratamento ou compartilhar seus dados para pesquisas clínicas.