Blockchain na Europa: Aprendizagem do Observatório e Fórum da Blockchain da UE

blog 1NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos

Assine a nossa newsletter.

Endereço de email

Nós respeitamos sua privacidade

HomeBlog Enterprise Blockchain

Blockchain na Europa: Aprendizagem do Observatório e Fórum da Blockchain da UE

Por dois anos, ConsenSys liderou a equipe por trás do principal think tank de blockchain da Comissão Europeia e órgão consultivo de políticas. Aqui estão nossas lições sobre o estado do ecossistema. por Tom Lyons 25 de junho de 2020Postado em 25 de junho de 2020

Blockchain na Europa

Em maio, a ConsenSys concluiu com sucesso seu mandato de 27 meses da Comissão Europeia para administrar o Observatório e fórum de Blockchain da UE. O objetivo do Observatório é facilitar o diálogo entre os formuladores de políticas europeias e os líderes e a comunidade do blockchain da Europa. Nesta postagem, resumimos o trabalho e as descobertas do Observatório. Para mais detalhes, você pode consultar nosso Relatório final de 94 páginas, que apresenta o Observatório em detalhes, ou o site do Observatório (www.eublockchainforum.eu). 

Como o Observatório da UE começou

As raízes do Observatório remontam a julho de 2017, quando a Comissão Europeia lançou um concurso para a construção de um “Centro europeu de experiência em tecnologias de blockchain e ledger distribuído.”Na época, vários formuladores de políticas na CE, bem como membros do Parlamento Europeu – incluindo Jacob von Weizsäker e Eva Kaili, que foram os primeiros e continuam sendo campeões do Observatório – reconheceram o blockchain como um avanço importante. Mas esse também foi o auge da bolha da OIC e do debate público sobre criptomoedas e lavagem de dinheiro, de modo que havia muito ceticismo nos círculos do governo e também no público em geral. Muitas partes interessadas não sabiam sobre a ampla gama de casos de uso da tecnologia blockchain nos mundos governamental, empresarial e start-up.

Quando submetemos nossa proposta para o projeto, vimos isso como uma forma de apoiar uma nova narrativa para o blockchain e uma oportunidade de focar no valor da confiança descentralizada. Esta tem sido também a opinião dos nossos parceiros da Comissão Europeia. Para a CE, cumprir o objetivo de garantir que a Europa assuma um papel de liderança no blockchain exige que os formuladores de políticas tenham um conhecimento profundo da tecnologia e das necessidades do ecossistema. 

Tentamos administrar o Observatório ao longo dessas linhas – procurando ser uma “torre de vigia”, analisando o desenvolvimento do blockchain na Europa e globalmente, e um “farol”, fornecendo orientação aos formuladores de políticas com base na experiência coletiva e nas percepções dos ecossistema.

Como funcionava o Observatório

Essa missão se refletiu em nosso trabalho, que tem se concentrado fortemente na análise e na liderança de ideias em torno de casos de uso de blockchain. Ao todo, realizamos 18 workshops sobre temas relacionados ao blockchain, encomendamos e publicamos nove artigos acadêmicos sobre tópicos técnicos do blockchain de nossos parceiros acadêmicos e pesquisamos e escrevemos 13 relatórios temáticos – white papers originais sobre assuntos do blockchain destinados a educar e fornecer recomendações de políticas. Nós também construímos o Site do Observatório, incluindo um mapa de blockchain crowdsourced que agora contém uma lista de mais de 700 iniciativas de blockchain na Europa e globalmente, e um Comunidade online.

Mapa de iniciativa global de BlockchainMapa de iniciativa global de Blockchain

Para fazer esse trabalho, o Observatório contou com uma ampla gama de partes interessadas. Estavam presentes os parceiros acadêmicos mencionados, que incluíam a University of Southampton, o Knowledge Media Institute da Open University, a University College London e a Lucerne University of Applied Sciences. Também formamos dois grupos de trabalho de 30 pessoas formados por líderes do pensamento europeu de blockchain e contamos muito com a contribuição dos participantes do nosso workshop – os especialistas, empresários e acadêmicos que falaram ou participaram de painéis, bem como os muitos participantes do público que se envolveram em debates e conversas durante nossas sessões de trabalho. 

Temas principais: ativos digitais, cadeia de suprimentos e identidade digital

Nosso foco principal tem sido os casos de uso, desde temas transversais como identidade, estruturas legais e regulatórias ou governança, até os mais específicos do setor, como cadeia de suprimentos, saúde ou serviços financeiros. Embora isso tenha contribuído para uma seleção bastante ampla de tópicos, hoje, olhando para trás, podemos identificar uma série de temas-chave que permanecem particularmente relevantes para o blockchain na Europa. 

Ativos Digitais

Os ativos digitais têm sido a principal preocupação do Observatório desde o início, pois os formuladores de políticas e a comunidade trabalham para entender essa nova classe de ativos. Muito progresso foi feito. No Artigo do Observatório sobre ativos digitais, notamos que quase todas as jurisdições já publicaram uma opinião sobre o assunto. E embora ainda não haja uma classificação padrão, um consenso aproximado sobre muitos aspectos parece estar se formando. 

Vimos um tremendo interesse e crescimento na área de stablecoins e – catalisado em grande parte pelo projeto Libra proposto pelo Facebook – uma quantidade notável de movimento rápido na área de moedas digitais do banco central (CBDCs). Achamos que os CBDCs em particular podem ser uma das áreas mais vibrantes do blockchain a longo prazo.

ícone do plexo consensys redondo Livro branco: Bancos centrais e o futuro do dinheiro digital Download

Cadeia de suprimentos e financiamento comercial

A tecnologia Blockchain é adequada para rastrear e rastrear casos de uso e, portanto, não é surpresa que a cadeia de suprimentos e o financiamento comercial tenham se mostrado um terreno fértil. Este era um tópico para um de nossos jornais mais populares. Com grandes projetos e consórcios em áreas como alimentos, produtos farmacêuticos, energia, bens de luxo e financiamento do comércio de commodities já prestando serviços e criando valor e, em alguns casos, introduzindo novos modelos de negócios inovadores, esperamos muita atividade e inovação nesta esfera também. 

Identidade Digital

De todos os temas transversais em blockchain, a identidade pode ser o mais importante. A identidade não apenas desempenha um papel essencial na maioria dos casos de uso de blockchain, como apontamos em nosso artigo publicado em maio de 2019, a identidade digital hoje está praticamente quebrada. Blockchain pode ser uma ferramenta para ajudar a corrigi-lo. 

A boa notícia é que a consciência dos conceitos de identidade descentralizada em geral e da identidade auto-soberana (SSI) está crescendo. Isso é verdade na comunidade, onde temos visto um grande progresso nos padrões de identidade descentralizados, bem como nos círculos políticos. O fato de a CE ter feito da SSI uma parte central da EBSI, a infraestrutura europeia de serviços Blockchain, e ter se comprometido em apoiar os princípios da SSI é, em nossa opinião, um desenvolvimento significativo. 

O estado do Blockchain na Europa hoje

Além de explorar temas e casos de uso de blockchain, também estudamos o estado do ecossistema de blockchain europeu. Este foi um tópico principal em nosso Oficina de Conclusão, onde tentamos fazer uma retrospectiva do nosso trabalho. Entre os destaques:

A política de blockchain na Europa está evoluindo

A política de blockchain na Europa avançou significativamente desde o início do Observatório. Isso inclui a formação do Infraestrutura europeia de serviços Blockchain (EBSI), uma iniciativa para construir uma infraestrutura de blockchain para serviços governamentais transfronteiriços, e a Associação Internacional de Aplicativos Trusted BlockchainINATBA), uma parceria público / privada concebida para reunir os Estados-Membros da Europa com o setor privado, bem como outras partes interessadas, como a academia, para promover o ecossistema de blockchain na Europa. 

A União Europeia também tem promovido e habilitado o blockchain como parte do quadro jurídico do Mercado Único Digital e está analisando a Lei de Serviços Digitais para ver se há algo que pode ser feito para apoiar o reconhecimento mútuo de contratos inteligentes. Em termos de política, a Comissão Europeia está prestes a publicar sua primeira Estratégia Blockchain dedicada, delineando sua visão sobre como levar o blockchain mais longe no próximo orçamento, e também aborda tecnologias de descentralização como parte da UE geral Estratégia de Dados. 

O ecossistema amadureceu

Quando começamos, no início de 2018, quase não havia grandes projetos de blockchain corporativos ou plataformas em produção. O Hyperledger foi recentemente lançado dentro da Linux Foundation e a EEA reuniu mais de 150 organizações-membro para mapear e desenvolver o ecossistema Ethereum. Hoje são centenas, ao vivo ou prestes a entrar em produção. Em uma análise, encontramos um aumento significativo no número de empresas que ingressam em consórcios de blockchain na Europa, o que interpretamos como um sinal de implementações maduras e focadas em empresas.. 

Quando se trata de startups, a clareza nas propostas de valor e na experiência do usuário de fornecedores de carteiras, operadores financeiros descentralizados e outras ferramentas construídas sobre protocolos populares melhorou em uma ordem de magnitude. Também achamos justo dizer que a narrativa política e regulatória sobre o papel da tecnologia do blockchain em nossa sociedade mudou dramaticamente, de um ceticismo para um de aceitação, entusiasmo e compromisso das soberanias em relação ao potencial de inovação do blockchain.

Ainda estamos perdendo a estrutura totalmente coerente

Apesar de todo esse progresso, ainda há um caminho a percorrer antes de alcançarmos uma estrutura geral coerente de como a tecnologia blockchain será usada na Europa. Alguns esperavam que em dois anos a comunidade e o governo pudessem se reunir e encontrar uma solução geral para as questões mais desafiadoras intelectualmente levantadas pela tecnologia blockchain – incluindo a situação legal de estruturas de governança descentralizadas, a validade legal de contratos inteligentes ou o desenvolvimento de padrões interoperáveis. 

Embora tenha havido estruturas, interpretações e propostas interessantes, muitas das quais discutimos durante o trabalho do Observatório, ainda há muito trabalho a ser feito para conectar a infraestrutura legada a novos sistemas descentralizados. Isso é normal quando se trata de inovação.

Precisa se concentrar no quadro geral

Deixando de lado as especificidades da tecnologia blockchain, os principais fatores de sucesso para o surgimento de campeões globais de inovação são bem conhecidos. Incluem o acesso a um mercado único grande e homogêneo; esquemas de co-investimento entre agências governamentais e investidores privados para mitigar riscos de investimento e permitir o aumento de escala de produtos comerciais; incentivos à contratação e remoção de ineficiências desproporcionais do mercado, como regulamentações que criam oligopólios naturais ou falta de acesso ao sistema financeiro. Estamos ansiosos para o desenvolvimento de círculos virtuosos entre governos e empresas de tecnologia.

Olhando para o futuro: o ecossistema continuará a amadurecer

Para onde esse ecossistema vai a seguir? No curto prazo, o ecossistema deve continuar a se consolidar e amadurecer. Esperamos que mais e maiores consórcios, entre outras coisas, sejam formados e entrem em operação. Estamos particularmente entusiasmados com a adoção do blockchain pelo governo europeu, por exemplo, por meio do EBSI, porque acreditamos que isso ajudará os formuladores de políticas a entender melhor a tecnologia, mas também catalisará uma adoção mais ampla à medida que os cidadãos usarem esses serviços governamentais apoiados pelo blockchain. Da mesma forma, também esperamos maior clareza e harmonização do lado da estrutura legal e regulatória. Isso também será uma grande ajuda para a comunidade e a indústria do blockchain na Europa.

Para quem deseja acompanhar o blockchain na Europa, há uma boa notícia: o Observatório continuará por pelo menos mais 30 meses sob a égide de um novo consórcio. Para nós, a renovação do Observatório pela CE tem sido uma grande validação do seu trabalho. Mais do que isso, reflecte a importância contínua desta tecnologia no contexto europeu e o importante papel que a UE e os Estados-Membros estão a desempenhar para ajudá-la a atingir o seu potencial.

Comece sua jornada Blockchain hoje

Consulte nossos especialistas para descobrir como o blockchain pode transformar sua organização. Fale conosco Gestão de ativosCapital MarketsCBDCPaymentsNewsletterSubscreva a nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoGuia completo para redes de negócios BlockchainGuia

Guia completo para redes de negócios Blockchain

Introdução à TokenizaçãoWebinar

Introdução à Tokenização

O Futuro dos Ativos Digitais Financeiros e DeFiWebinar

O futuro das finanças: ativos digitais e DeFi

O que é Enterprise EthereumWebinar

O que é Enterprise Ethereum?

Bancos centrais e o futuro do dinheiroPapel branco

Bancos centrais e o futuro do dinheiro

Komgo Blockchain para Financiamento do Comércio de CommoditiesCase Stud

Komgo: Blockchain para Financiamento do Comércio de Commodities