Blockchain na gestão da cadeia de suprimentos
Nesta página, cobrimos o seguinte:
- Quais são os benefícios do blockchain no gerenciamento da cadeia de suprimentos?
- Quais são os casos de uso de blockchain no gerenciamento da cadeia de suprimentos?
- Como a tecnologia blockchain melhora a rastreabilidade do produto?
- Como a tecnologia blockchain melhora a transparência da cadeia de suprimentos?
- Como a tecnologia blockchain traz capacidade de comercialização para a cadeia de abastecimento?
Quais são os benefícios do Blockchain no gerenciamento da cadeia de suprimentos?
A tecnologia Blockchain juntamente com a capacidade de programar lógica de negócios com o uso de contratos inteligentes ativa o seguinte:
- Transparência na proveniência dos bens de consumo – do ponto de origem ao consumo final
- Rastreamento preciso de ativos
- Licenciamento aprimorado de serviços, produtos e software
Mesmo no mundo tecnologicamente avançado de hoje, as cadeias de suprimentos podem melhorar drasticamente a eficiência, o rastreamento audível e limitar os comportamentos de exploração. Na indústria de contêineres, a papelada pode ser responsável por metade do custo de transporte. Um estudo nacional realizado nos EUA de 2010 a 2012 pela organização internacional de defesa do oceano Oceana revelou que frutos do mar são rotulados erroneamente até 87% do tempo. A mica, que está presente em maquiagem, eletrônicos e tintas automotivas, costuma proveniente de minas ilegais por crianças trabalhadoras.
Além disso, bens de consumo, especialmente eletrônicos, produtos farmacêuticos e marcas de luxo, são suscetíveis à falsificação e fraude. Na verdade, um relatório da PwC afirma que mais de 2% da produção econômica global resulta de receitas de falsificação.
A implementação de cadeias de bloqueio públicas, privadas e híbridas trará rastreabilidade, transparência e responsabilidade para a movimentação de mercadorias e commodities. A tecnologia pode ser aplicada à logística para tornar os processos de negócios mais eficientes e cortar custos da infraestrutura da cadeia de suprimentos.
Como o blockchain torna o gerenciamento da cadeia de suprimentos mais eficiente?
As cadeias de suprimentos contêm redes complexas de fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas, auditores e consumidores. A infraestrutura de TI compartilhada de um blockchain simplificaria os fluxos de trabalho para todas as partes, não importa o tamanho da rede de negócios. Além disso, uma infraestrutura compartilhada proporcionaria aos auditores uma maior visibilidade das atividades dos participantes ao longo da cadeia de valor.
Como a tecnologia blockchain corta custos da infraestrutura da cadeia de suprimentos?
Blockchain tem o potencial de impulsionar eficiências de economia de custos e aprimorar a experiência do consumidor por meio de rastreabilidade, transparência e comercialização.
Webinar sob demanda
Assista ao nosso webinar gratuito sobre blockchain para gerenciamento da cadeia de suprimentos
Assista agoraEstudo de caso de financiamento de comércio
komgo: Trazendo o financiamento do comércio de commodities para o século 21
Uma plataforma aberta baseada em blockchain que está trazendo o financiamento do comércio de commodities para o século 21, otimizando os processos de financiamento e acelerando as operações da indústria com transações digitalizadas e uma fonte confiável de documentos para reduzir a fraude.
Quais são os casos de uso de Blockchain no gerenciamento da cadeia de suprimentos?
A tecnologia blockchain empresarial pode transformar a cadeia de abastecimento com estes três casos de uso:
- Rastreabilidade
- Transparência
- Negociabilidade
Rastreabilidade melhora a eficiência operacional mapeando e visualizando cadeias de suprimentos corporativas. Um número crescente de consumidores exige informações de sourcing sobre os produtos que compram. Blockchain ajuda as organizações a entender sua cadeia de suprimentos e envolver os consumidores com dados reais, verificáveis e imutáveis.
Transparência constrói confiança ao capturar pontos-chave de dados, como certificações e reivindicações, e então fornece acesso aberto a esses dados publicamente. Uma vez registrado no blockchain Ethereum, sua autenticidade pode ser verificada por atestadores de terceiros. As informações podem ser atualizadas e validadas em tempo real.
Negociabilidade é uma oferta exclusiva de blockchain que redefine o conceito de mercado convencional. Usando blockchain, pode-se “tokenizar” um ativo dividindo um objeto em compartilhamentos que representam digitalmente a propriedade. Semelhante a como uma bolsa de valores permite a negociação das ações de uma empresa, esta propriedade fracionada permite que os tokens representem o valor da participação de um acionista em um determinado objeto. Esses tokens são negociáveis e os usuários podem transferir a propriedade sem que o ativo físico mude de mãos.
ConsenSys é líder global na implementação de soluções de cadeia de suprimentos. Treum, uma empresa ConsenSys, desenvolve soluções de cadeia de abastecimento agnósticas de ativos e da indústria, incluindo alimentos, produtos de consumo, petróleo & Gás, saúde, bens de luxo, energia, terras e arte.
Como a tecnologia blockchain melhora a rastreabilidade do produto?
As cadeias de suprimentos globais oferecem suporte a tudo, desde produtos embalados ao consumidor até recalls de produtos. Às vezes, produtos de consumo ou ingredientes crus precisam ser recolhidos para evitar ferimentos ou doenças. Entre vendas perdidas, custos de reposição e processos judiciais; recalls em produtos de consumo impactam negativamente milhões de pessoas em todo o mundo. A tecnologia Blockchain pode melhorar a rastreabilidade do produto, reduzindo a falsificação e agilizando o recall do produto.
Como a tecnologia blockchain simplifica o recall do produto?
As recuperações tornam-se menos caras e mais eficientes quando os fabricantes podem localizar os produtos afetados de forma rápida e fácil. A tecnologia Blockchain permite uma cadeia de suprimentos mais transparente e rastreável, facilitando recalls mais rápidos e eficientes.
Como a tecnologia blockchain reduz a falsificação?
O Global Brand Counterfeiting Report de 2018 estima que as perdas sofridas devido à falsificação online em todo o mundo totalizaram 323 bilhões de dólares no ano de 2017. Bens de consumo falsificados representam quase 188 bilhões de dólares de receita perdida apenas em relação aos medicamentos prescritos. Blockchain permite que um indivíduo verifique se um produto foi adquirido de forma precisa e ética.
A falsificação e a fraude de documentação também são comuns entre diplomas, certificações e documentos de identificação oficial. Os registros do Blockchain podem verificar certificações e documentos legais oficiais de forma transparente e coordenar a manutenção de registros de forma imutável, o que evita a falsificação ou fraude.
Como a tecnologia blockchain melhora a transparência da cadeia de suprimentos?
A tecnologia Blockchain aprimora o gerenciamento da cadeia de suprimentos por meio de rastreamento de processos, conformidade regulamentar, relatórios.
Como o blockchain melhora a transparência da cadeia de suprimentos e o rastreamento do processo?
A rastreabilidade da cadeia de suprimentos é um dos principais casos de uso da tecnologia blockchain. Substituir os processos tradicionais por tecnologia de razão distribuída poderia aumentar o volume de comércio em 15% e o PIB dos EUA em até 5%. O Blockchain oferece a capacidade de rastrear qualquer produto digital ou físico ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia de razão distribuída tem o potencial de expandir a produção e o consumo sustentáveis e éticos de qualquer mercadoria em escala global.
Quase todas as indústrias usam fabricantes terceirizados ou vários produtos de vários fornecedores antes de criar e etiquetar os produtos acabados finais. Em alguns casos, os produtos de marca branca são vendidos antes de serem reembalados e reclassificados com outra marca. A transparência no rastreamento do processo dá aos produtores uma visão geral de sua cadeia de valor, permitindo-lhes garantir a transferência adequada de bens de terceiros e rotulagem do produto final.
Blockchain pode rastrear a progressão de ativos, registrar as informações e mostrar registros de ativos anteriores. Contratos inteligentes são usados para impor os processos de rastreamento de ativos no blockchain Ethereum. Qualquer pessoa pode visualizar a proveniência e a jornada de um ativo em tempo real, seja o ativo físico ou digital.
Como a tecnologia blockchain melhora a conformidade regulatória e os relatórios?
Relatórios regulatórios e de conformidade são uma grande preocupação para as empresas farmacêuticas, dada a dependência de muitos pacientes em medicamentos prescritos. A cadeia de abastecimento deve permanecer eficiente, evitando medicamentos com estoque insuficiente ou excessivo.
A conformidade e os relatórios automatizados reduzirão o atrito, os custos de relatórios e eliminarão os erros associados às atividades manuais. A conformidade com o Blockchain aumentará ainda mais a governança corporativa, fornecendo informações em tempo real e distribuindo dados de forma transparente para as partes interessadas adequadas. Por último, o blockchain pode melhorar a conformidade e os relatórios para dispositivos médicos, prescrições, fabricantes e outros bens de consumo.
Como a tecnologia blockchain traz capacidade de comercialização para a cadeia de abastecimento?
A tecnologia Blockchain permite propriedade e licenciamento eficientes. Verificar a propriedade anterior por meio de procedimentos de licenciamento padronizados é vital para vários setores. Além disso, o blockchain pode ser utilizado para licenciar com precisão serviços, produtos e software por meio do uso de pagamentos de contratos inteligentes automatizados.
O Blockchain fornece consenso, o que significa que não há disputa na cadeia em relação às transações planejadas. Todas as entidades da rede têm a mesma versão do livro-razão, o que lhe dá o potencial único de rastrear registros de propriedade de imóveis, automóveis e ativos digitais.
Relatório do Fórum de Blockchain da UE
Relatório sobre Blockchain em Trade Finance e Supply Chain
A cadeia de suprimentos e os setores de financiamento comercial enfrentam sérios desafios. A globalização tornou as cadeias de suprimentos significativamente mais complexas, envolvendo vários participantes de todo o mundo e uma grande coordenação entre as partes interessadas que não necessariamente confiam umas nas outras. Embora isso tenha aumentado os custos operacionais, o aumento da regulamentação está aumentando o custo da conformidade regulamentar. Muitos processos estão desatualizados, geralmente baseados em papel, e as cadeias de suprimentos sofrem com a falta de transparência devido aos dados não estarem prontamente disponíveis. Neste artigo, examinamos como a tecnologia blockchain pode fornecer um meio de resolver muitos desses problemas.
Aplicativos da cadeia de suprimentos do mundo real
O Congresso dos Estados Unidos promulgou a Lei de Qualidade e Segurança de Medicamentos (DQSA) em 27 de novembro de 2013. Título II da DQSA, a Lei de Segurança da Cadeia de Abastecimento de Drogas dos EUA (DSCSA), exige rastreamento em nível de unidade e rastreabilidade para produtos farmacêuticos até 2023. Dezenas de outras indústrias buscam cumprir metas semelhantes para melhorar a precisão e eficácia geral de suas cadeias de abastecimento.
Treum
Treum é uma plataforma de confiança baseada em blockchain focada em rastreabilidade, transparência e negociabilidade, construindo as cadeias de suprimentos do futuro. Seu recurso de rastreabilidade registra perfeitamente as informações de origem ponta a ponta de um ativo. Sua capacidade de transparência permite que os fabricantes verifiquem se sua cadeia de suprimentos atende aos objetivos do produto. Juntos, a Treum é capaz de dar a empresas e consumidores a história completa do produto.
GSK e Farmacêutica
A Lei de Segurança da Cadeia de Abastecimento de Drogas dos EUA exigiu rastreamento e rastreabilidade em nível de unidade para produtos farmacêuticos até 2023. A ConsenSys fez parceria com a empresa farmacêutica Glaxo Smith Kline (GSK) e várias outras empresas para atingir os padrões regulatórios implantando sistemas de cadeia de suprimentos baseados em blockchain.
World Wildlife Fund
A ConsenSys se associou ao WWF para trazer rastreabilidade e transparência para a indústria pesqueira em Fiji. O resultado foi uma prova verificável e imutável de que o atum albacora foi capturado em águas sustentáveis, embarcado em armazenamento refrigerado e chegou em uma janela segura para consumir o alimento.
Luxaridade
A ConsenSys Social Impact fez recentemente uma parceria com a Luxarity para rastrear receitas de caridade. A Luxarity atua como o braço de investimento de impacto da marca de varejo de moda Lane Crawford de Hong Kong. A Luxarity registrou produtos de luxo revendidos no blockchain, para que os doadores pudessem rastrear suas doações de caridade.
→
GenuineWay
GenuineWay é um consórcio de mais de 500 fornecedores e distribuidores autorizados. O consórcio aplica códigos QR a itens de alimentos e bebidas. Por fim, contratos inteligentes são implantados para certificar o fabricante de produtos alimentícios artesanais para os consumidores finais.