Blockchain na guerra e conflito armado: documentando crimes de guerra na Síria.
Documentando crimes de guerra na Síria
O desafio
A Guerra Civil Síria custou a vida de mais de 500.000 civis inocentes, incluindo 20.000 crianças e 13.000 mulheres desde março de 2011. A ONU estima que mais 3 milhões de vidas estarão em risco se o presidente sírio, Bashar al-Assad continuar a campanha aérea contra seu pessoas. Esta campanha teve um efeito devastador em toda a Síria, particularmente na província de Idlib, onde cerca de 1,5 milhão de civis deslocados de outras partes da Síria residem.
O Sentry Early Warning System de Hala foi usado com sucesso como um sistema de alerta de ataque aéreo, identificando a localização e alertando os cidadãos sobre um ataque iminente. O sistema salvou centenas de vidas na Síria, ao mesmo tempo que reduziu efetivamente a letalidade de tais ataques em comunidades fortemente bombardeadas em uma média estimada de 20 a 27%.
Infelizmente, como Hala é uma empresa privada, ela tecnicamente “possui” os dados gerados pelo Sentry. Como resultado, é possível alegar que quaisquer dados fornecidos às organizações de justiça e responsabilidade podem ter sido adulterados ou maltratados durante o processo de denúncia, independentemente da intenção. Isso torna difícil para os dados serem usados em um tribunal e provar sua credibilidade para as partes interessadas.
A tecnologia de blockchain pode ser aproveitada para armazenar informações sobre crimes de guerra de maneira imutável e identificar os autores de ataques a escolas e hospitais?
A Solução Ethereum:
Descentralização e integridade de dados
A Hala Systems contatou a ConsenSys para construir uma solução que enviasse as meta transações assinadas diretamente ao blockchain público da Ethereum para provar que as informações coletadas não foram adulteradas e / ou modificadas de qualquer forma entre a hora e o local de sua reunião e o presente. Além disso, o uso de um banco de dados de razão distribuído aumenta a eficiência do Sentry Early Warning System já existente e o desenvolve em uma ferramenta para relatórios imediatos e precisos de crimes de guerra.
Aproveitando a rede Ethereum, Hala é capaz de remover-se efetivamente do núcleo da equação de relatório do Sentry. Quando um relatório é enviado, o carimbo de data / hora e geotag de quando e onde a ameaça foi detectada são transferidos para o blockchain Ethereum, onde vivem para sempre. Na cadeia, ele pode ser referenciado, mas não adulterado. Se os dados forem adulterados, o valor hash associado refletirá isso – garantindo total transparência.
Ao enviar e armazenar dados automaticamente no blockchain, o Sentry é capaz de provar que os dados confiáveis não foram alterados, editados ou adulterados de qualquer forma desde o momento e ponto de coleta até o presente.
Além disso, ao colocar metadados na cadeia, o Hala pode evitar problemas comuns com a coleta de dados em áreas de alto risco. Por exemplo, se os sensores de solo da IoT funcionarem mal ou detectarem falsamente um evento que não seja de ameaça, não haverá corroboração de dados de código aberto, como postagens de mídia social ou relatórios de mídia para referência.
O hash de todos os dados de origem humana e de máquina permite fácil organização e identificação de ameaças e ataques, criando um ponto de referência de tempo e localização acessível ao público. Quando analisado, um ‘insight’ é feito com base em certos parâmetros e condições que indicam uma ameaça iminente crível ou ataque executado. Esses avisos são então emitidos para comunidades em risco que podem usar as informações para se protegerem.
Além disso, o envio de pontos de dados para o blockchain em vez de para um servidor Sentry fornece dados imutáveis coletados do solo em locais violentos. Esses dados coletados criam uma ferramenta extremamente importante para os esforços de responsabilização e justiça. Esses esforços ajudam a prevenir ou mitigar os conflitos violentos de amanhã.
"Do ponto de vista da acusação, é inestimável. Agora podemos ligar bombardeios e baixas humanas e todos esses crimes de guerra; podemos conectá-los a um avião, o que significa que podemos conectá-los a um piloto, podemos conectá-los a uma base aérea, a uma asa aérea, a um comandante."
Tobias Schneider
Pesquisador do Global Public Policy Institute
Por que usar Blockchain para documentar crimes de guerra?
O objetivo de aproveitar a tecnologia blockchain em combinação com o sistema Sentry da Hala é garantir que os dados coletados pelo sistema sejam confiáveis. Pense no blockchain como um mecanismo de sinalização. Fazendo hash dos dados brutos (hora, localização geográfica e conteúdo do relatório) relatados pelos observadores humanos e da máquina e sensores de hardware, criamos uma referência imutável a um evento que provavelmente ocorreu em um determinado momento, em um local específico.
Os sensores podem ter funcionado incorretamente ou detectado falsamente um evento que não seja uma ameaça? Com certeza, mas nesse caso não haverá nenhuma reportagem de código aberto corroboradora, como postagens em mídias sociais, imagens e reportagens de mídia. Quando ocorre um ataque, existem várias fontes consistentemente de relatórios fora do controle de Hala. Ao fazer o hash do evento gerado por sensores e observadores humanos, um ponto focal muito forte é criado em torno do qual esses pontos de dados de origem pública podem ser organizados. O resultado é um sinal imutável escrito na blockchain pública Ethereum e uma série de pontos de dados fora da cadeia validando a ocorrência do evento (e vice-versa). Isso cria um registro atraente e detalhado.
Ao criar hashes SHA256 de informações de eventos, o sistema de Hala irá gerar relatórios à prova de violação de que um evento ocorreu. SHA256 é um algoritmo de hash criptográfico que fornece uma saída (quase) exclusiva de 256 bits (32 bytes) para cada entrada fornecida. Como o algoritmo pode gerar tantas saídas exclusivas (aproximadamente 1,16 x 1077 saídas), presume-se, na prática, que todas as entradas criam uma saída única. Ao registrar informações digitais no diário, isso significa que podemos converter dados normais, como dados do sensor IoT e formulários de relatório enviados por aplicativos móveis, em hashes SHA256 exclusivos e, mais tarde, no futuro, pegar esses conjuntos de dados e compará-los com os originais, respectivos hashes.
Se um relatório for adulterado no banco de dados do Hala após o hash, o novo relatório manipulado não gerará o mesmo hash que criou antes. Como o hash original do relatório não corresponde ao novo hash do relatório, sabemos imediatamente que o relatório foi adulterado.
Como funciona
Usando uma combinação de observações civis e relatórios de mídia social, sensores de IoT e localização, hora e metadados ambientais coletados por essas fontes, Hala é capaz de criar e enviar um aviso prévio de perigo para as comunidades civis. Esses avisos são úteis tanto para os próprios civis quanto para os especialistas em responsabilidade que buscam garantir que o Direito Internacional Humanitário seja aplicado.
- A observação é feita: o usuário ou máquina observa um evento de interesse
- O relatório é criado: o usuário ou máquina cria um relatório com carimbo de data / hora e geo-tag para envio
- O relatório é hash para o blockchain: o carimbo de data / hora e a geotag são enviados para o blockchain Ethereum, onde existem de forma imutável e acessíveis para sempre
- O relatório é transmitido: o relatório é enviado por aplicativo ou sensor e transmitido ao servidor Hala
- O relatório é processado: os dados coletados são processados posteriormente pela equipe Hala
"Minha família está viva porque eu loguei e recebi esta mensagem e me mudei de minha casa. A casa explodiu. Meus vizinhos foram mortos."
Civil Sírio
Como funciona para os usuários
O Sentinela tem como premissa um simples fato: quanto mais tempo alguém tem para se preparar para um ataque aéreo, maior sua chance de sobrevivência. E agora muitas pessoas estão contando com o Sentry para essa vantagem: 70.000 seguem a página local do Facebook. Seus canais de Telegram têm 16.400 assinantes. Uma estação de rádio local transmite alertas de Sentinela – e a rede digital de testemunhas só está crescendo.
Metas alcançadas
Vidas Salvas
A análise indica que os avisos atingem até 2,1 milhões de pessoas, salvaram centenas de vidas, preveniram milhares de ferimentos e reduziram a ansiedade traumática para centenas de milhares de pessoas. De acordo com uma avaliação preliminar de Hala, o sistema reduziu a letalidade dos ataques aéreos em cerca de 20-30 por cento em várias áreas sob forte bombardeio em 2018.
- A partir de pesquisas locais realizadas, Hala descobriu que as pessoas precisam de no mínimo 1 minuto para buscar um abrigo adequado. Sentinela agora tem em média um tempo de aviso de oito minutos.
- A equipe de Hala foi capaz de ajustar as previsões do Sentinela para serem precisas até 30 segundos após a chegada do avião de guerra.
- A iniciativa processou mais de 50 mil peças de evidência digital
- De acordo com Hala, no alcance ideal, o Sentry agora pode identificar aeronaves ameaçadoras cerca de 95 por cento do tempo.
Evidência imutável na cadeia como referência, conjuntos de dados críticos e registro de procedência de crimes de guerra
- Aproveitando a tecnologia desenvolvida pelo ConsenSys, a Hala Systems agora pode coletar dados e provar no Tribunal Criminal Internacional que a integridade dos dados é sólida e intocada desde o momento em que foram coletados até o momento em que são usados para processar supostos criminosos de guerra
- Além do valor primário derivado do sistema, um benefício secundário é que ele fornece relatórios considerados valiosos por organizações focadas na responsabilidade, como o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas e o Tribunal Penal Internacional.
O relato de Hala tem sido usado para aumentar as investigações sobre abusos dos direitos humanos, crimes de guerra e violações de acordos de cessar-fogo.
Próximos passos
A longo prazo, a plataforma desenvolvida como parte deste PoC poderia ser dimensionada como um sistema de produção e funcionar como um protocolo para relatórios automatizados de blockchain (de eventos especificados). Um protocolo que permite que dispositivos IoT falem e registrem evidências imutáveis de eventos & ações no blockchain Ethereum público aliviam uma grande parte dos problemas de verificação que atualmente restringem a escalabilidade das soluções de blockchain no setor de impacto social. Pode ser aproveitado em quase todas as verticais de blockchain.
A Hala Systems continua aprimorando seus produtos e ofertas de salvamento de vidas para cidadãos sírios. Em esforços para alcançar os cidadãos sem telefones celulares ou energia, Hala modificou uma sirene adicionando um componente de acesso remoto. A equipe distribuiu 150 protótipos em todo o país e atualmente está realizando uma maneira de enviar alertas para usuários não móveis.
A Hala Systems continua sua pesquisa para determinar qual ambiente de blockchain é mais viável para o propósito de registro de evidências imutáveis à medida que lidam com os requisitos de recurso de ‘imutabilidade’ e ‘veracidade’. Além disso, a equipe da Hala está desenvolvendo métodos para aumentar a escala de seus solução, bem como incorporar o uso de IPFS.
Sobre a Hala Systems
John Jaeger, um especialista em tecnologia do governo dos EUA, e Dave Levin, fundador do Refugee Open Ware se uniram ao desenvolvedor sírio, de codinome “Murad”, para formar um grupo de detecção precoce de ameaças e denúncias Hala Systems.
Sentry começou como um punhado de declarações if / then, uma árvore lógica e um aplicativo Android. A equipe reuniu dados relacionados, por exemplo, dados de monitor de aeronave, tipo de avião, trajetória, padrões de voo anteriores, local de decolagem, velocidades de cruzeiro e os conectou com relatórios de onde esses aviões lançaram suas bombas. A Hala Systems conectou os dados em uma fórmula que previa com precisão para onde os aviões de guerra provavelmente se dirigiam e em que horas.
Buscando pontos de entrada de fonte mais aprofundados e confiáveis, a equipe obteve informações críticas de pilotos de caça que desertaram da Força Aérea Síria. Para refinar ainda mais suas previsões, a Hala Systems contratou uma equipe de sírios para examinar as evidências de vídeo e mídia social e compará-las com as previsões do Sentinela. Para aumentar a precisão do diagnóstico, a equipe criou um software que, com a ajuda de uma rede neural, poderia pesquisar a mídia de língua árabe por palavras-chave que ajudassem a confirmar a localização e o momento de um ataque aéreo. Mais dados sobre mais ataques aéreos significam melhores informações e melhores previsões.
Depois de muitas iterações, a equipe de Hala foi capaz de ajustar as previsões do Sentinela para denotar com precisão a chegada de um avião de guerra em 30 segundos.
Baixe o estudo de caso da Hala Systems
Um relatório de 28 páginas que explora a missão e os desafios da Hala Systems, a forma como o blockchain é aproveitado neste caso de uso e o potencial futuro desta tecnologia.
Baixe o estudo de casoSoluções ConsenSys
Inscreva-se para uma consultoria de blockchain
A ConsenSys Solutions traz o blockchain para os negócios. Trabalhamos com empresas, governos, organizações sem fins lucrativos e startups em todo o mundo para construir, testar e implantar soluções de blockchain públicas e privadas.
Conecte-se com um especialista em blockchain
Saiba mais sobre os sistemas Hala
- Yahoo! NotíciaTecnologia de alerta de ataque aéreo dá minutos para salvar vidas aos sírios
- Com fioSalvando vidas com tecnologia em meio à guerra civil sem fim na Síria
- CCNMark Cuban investe US $ 1 milhão em uma startup de IA para proteger civis sírios
- CBS2 americanos desenvolvem vasta rede para alertar milhões de sírios sobre ataques aéreos iminentes
- Japan TimesO aplicativo de alerta de ataque aéreo do par dos EUA ajuda os sírios a evitar a morte dos céus
- ReutersO ar aumenta drasticamente no noroeste da Síria, controlado pelos rebeldes