Blockchain na lei: casos de uso na indústria jurídica

Quais são os benefícios do Blockchain na indústria jurídica?

  • Acessibilidade
  • Transparência
  • Poupança de custos
  • Automação 
  • Integridade de dados

 

Como a tecnologia blockchain tornará o setor jurídico mais acessível?

Os advogados podem aproveitar a tecnologia de blockchain para agilizar e simplificar seu trabalho transacional, assinar digitalmente e armazenar contratos legais de forma imutável. O uso de texto com script, contratos inteligentes e gerenciamento automatizado de contratos reduz o tempo excessivo gasto na preparação, personalização e manutenção de documentos jurídicos padrão. Essas economias de custo são repassadas ao cliente. Além disso, o blockchain democratiza o acesso ao sistema de justiça, reduzindo a complexidade do consumidor e reduzindo pesadas taxas legais.

Como a tecnologia blockchain tornará o setor jurídico mais transparente?

A tecnologia de livro-razão distribuído cria um livro-razão compartilhado acessível a todas as partes de um contrato. Os contratos baseados em blockchain têm conformidade incorporada, sem surpresas e sem espaço para interpretações erradas. Além disso, os não tecnólogos podem entender melhor as transações que realizam e o que o contrato inteligente representa.

Como a tecnologia blockchain reduzirá custos na indústria jurídica?

Muitas das tarefas manuais podem ser realizadas automaticamente, o que diminui significativamente as horas alocadas para redigir e alterar documentos legais. Esse custo geralmente é repassado aos clientes, o que eleva os honorários dos advogados por hora a taxas astronômicas. A introdução de contratos inteligentes irá acelerar e reduzir o custo das transações entre as partes. Um algoritmo de baixo custo pode gerenciar contas de garantia de forma automática e transparente por uma fração do custo do trabalho manual. Custos mais baixos aumentarão a demanda geral e a acessibilidade para serviços jurídicos.

Como a tecnologia blockchain trará automação para a indústria jurídica?

Os advogados gastam até 48% do seu tempo em tarefas administrativas, incluindo a transferência de informações entre software e atualização de livros de confiança do cliente. (Relatório de tendências jurídicas do Clio 2018.) Utilizando um repositório de acordos legais e contratos inteligentes pré-fabricados, os advogados podem automatizar tarefas administrativas não faturáveis ​​e trabalho transacional. A redução do trabalho manual excessivo também acelera os processos judiciais, o que diminui os custos para os clientes. 

Como a tecnologia blockchain tornará a indústria jurídica mais eficiente?

A tecnologia Blockchain pode agilizar, reprojetar, automatizar, desintermediar e proteger muitos processos no setor jurídico sem perder qualquer autoridade judicial. A otimização de vários recursos da indústria tornará os setores jurídico e financeiro mais eficientes e produtivos, ao mesmo tempo que reduz o atrito e os custos. 

Como a tecnologia blockchain trará integridade e transparência de dados para o setor jurídico?

Os documentos legais atuam como um honeypot para hackers mal-intencionados que buscam lucrar com informações confidenciais valiosas criadas e mantidas por advogados. Em vez de enviar e receber dados confidenciais por e-mail, os advogados podem optar por armazenar informações jurídicas sobre um livro-razão descentralizado e distribuído para feeds somente acréscimos, o que aumenta a integridade dos dados. Se a evidência for adulterada ou alterada, o associado valor hash não corresponderá, deixando claro que ocorreu uma mudança.

Destaque do produto

Nota conversível automatizada

Uma nota conversível automatizada é uma forma popular de financiamento para empresas em estágio inicial. Este recurso gratuito é uma maneira rápida e fácil de criar uma nota conversível personalizável com base nos padrões do mercado dos Estados Unidos. Tente agora!

Nota conversível automatizada

Quais são os casos de uso de Blockchain na indústria jurídica?

Existem vários aplicativos de blockchain Enterprise Ethereum possíveis em todo o setor jurídico. Aqui estão alguns dos principais casos de uso que a ConsenSys identificou:

  • Assinaturas Eletrônicas
  • Propriedade intelectual
  • Direitos de propriedade
  • Cadeia de Custódia
  • Tokenização
  • Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO)
  • Organizações autônomas de responsabilidade limitada (LAO)
  • Conformidade regulatória automatizada
  • Pagamentos de máquina para máquina
  • Sistema de Arbitragem Baseado em Blockchain

 

Como a tecnologia de blockchain impactará as assinaturas eletrônicas?

As assinaturas eletrônicas trazem velocidade, eficiência e economia de custos ao processo de autenticação. Assinar no blockchain custa ao signatário uma fração do custo em comparação com plataformas de assinatura eletrônica como DocuSign. Atualmente, custa em média 7 a 8 centavos para assinar um contrato inteligente no Ethereum eletronicamente. Mover assinaturas para o Ethereum também reduz as tarefas manuais e os altos custos associados à coordenação e facilitação da autenticação de assinaturas. As assinaturas eletrônicas armazenadas no blockchain Ethereum vivem independentemente do objeto que está sendo assinado, o que permite a assinatura paralela e a verificação independente sem conceder acesso de leitura total ao conteúdo. Quando duas partes assinam digitalmente um contrato inteligente, elas concordam simultaneamente com os termos e condições associados ao contrato. 

Como a tecnologia blockchain impactará a propriedade intelectual?

Uma inovação crítica baseada em blockchain que afeta a propriedade intelectual são os tokens não fungíveis ou NFTs. NFTs são tokens criptográficos que podem ser usados ​​para representar propriedade única em um blockchain. Os padrões NFT permitem esquemas de direitos de propriedade robustos no reino digital. Com o blockchain, os criadores de um produto ou conteúdo podem fazer upload, registrar e registrar a data e hora de seu trabalho original em um livro-razão público para criar uma prova inegável de propriedade. A partir daí, um sistema de aplicação de IP baseado em blockchain pode ajudar os criadores a monitorar exatamente como e por quem suas criações estão sendo usadas.

Como a tecnologia blockchain impactará os direitos de propriedade?

A distribuição dos direitos de propriedade e a existência de custos de transação impactam as atividades econômicas de uma sociedade, mas os direitos de propriedade e as estruturas de custos de transação são baseados principalmente na era pré-digital. Utilizando a arquitetura do blockchain, os proprietários podem subverter intermediários centrais dispendiosos e optar por registrar e vender suas propriedades no blockchain de uma forma transparente e imutável. Os livros-razão com base em blockchain oferecem uma nova forma de gestão de direitos de propriedade, que permite uma redução mensurável nos custos de transação.

Comércio & Estudo de caso financeiro

HMLR: Explorando a tokenização de ativos imobiliários no Reino Unido

Usando Codefi Assets, a ConsenSys personalizou uma plataforma de gerenciamento de ativos digitais para Her Majesty’s Land Registry em menos de 3 semanas. A plataforma demonstra tokenização de ativos reais como parte da exploração da tecnologia blockchain da HMLR no setor imobiliário do Reino Unido.

HMLR Explorando a tokenização de ativos imobiliários no Reino Unido

Como a tecnologia blockchain afetará a cadeia de custódia?

Cadeia de custódia é o processo de tratamento das provas desde o momento em que são coletadas até o momento em que são apresentadas como prova em um tribunal. A evidência troca de mãos inúmeras vezes; as partes interessadas registram e retiram evidências do armazenamento, assinam fisicamente formulários que criam um rastro de papel para registrar seus movimentos. Infelizmente, esse processo cria várias oportunidades para que atores nefastos manchem as evidências. Também abre a porta para os advogados de defesa alegarem que as provas foram adulteradas. Utilizando a tecnologia de blockchain, pode-se gerar e rastrear um token de evidência exclusivo para cada item de dados coletados e recebidos – armazenado e auditável em um blockchain público / privado.

Como a tecnologia de blockchain impactará a tokenização?

A tokenização é um método que converte direitos de um ativo em um token digital. As partes interessadas podem emitir tokens em uma plataforma que suporte contratos inteligentes que permitirão a compra e venda desse token nas trocas. Juntamente com direitos de PI e microtransações, isso abre um mundo onde os criadores podem tokenizar e vender legalmente frações de seus ativos.

Por exemplo, os artistas podem tokenizar e registrar um trabalho no blockchain público Ethereum, criar uma licença em torno dele e programar pagamentos de royalties em tempo real. Esta estrutura abre as portas para uma ampla fracionamento da propriedade da arte.

Comércio & Estudo de caso financeiro

Mata Capital: Catalisando investimentos imobiliários com tecnologia blockchain

Digitalização de produtos e processos de investimento imobiliário com Codefi Assets. Esta iniciativa permitiu à Mata Capital distribuir diretamente unidades de fundos, facilitar o rastreamento de ativos, eliminar reconciliações de contas e melhorar a liquidez do mercado secundário para os investidores.

Mata Capital Catalisando investimentos imobiliários com tecnologia blockchainComércio & Estudo de caso financeiro

August Debouzy: Apresentando serviços de oferta conjunta de tokens de segurança

Blockchain para a lei. Uma parceria entre o escritório de advocacia August Debouzy e a ConsenSys para oferecer aos gestores de ativos, investidores, distribuidores e empresas um serviço de oferta conjunta de token de segurança (STO) *.

August Debouzy Apresentando serviços de oferta conjunta de tokens de segurança

Como a tecnologia de blockchain impactará as organizações autônomas descentralizadas (DAOs)?

Um DAO é um organização autônoma descentralizada cujas decisões são tomadas eletronicamente por meio de código ou voto dos membros apoiantes. Os DAOs criam cooperação online escalonável e sem fronteiras e têm sido usados ​​para coordenar doações e financiar bens públicos. Ter a embalagem legal adequada para DAOs é fundamental. 

O que é uma organização autônoma de responsabilidade limitada (LAO)?

LAOs são organizações descentralizadas de responsabilidade limitada com fins lucrativos. Ele permite que seus membros invistam em empreendimentos Ethereum em estágio inicial e compartilhem os lucros.

Como a tecnologia blockchain impactará a conformidade regulatória automatizada?

A tecnologia Blockchain nos dá a estrutura para criar um sistema de contabilidade compartilhado onde várias partes podem relatar seus dados / documentação de conformidade às autoridades apropriadas de maneira automática. Além disso, uma estrutura baseada em blockchain pode automatizar várias funções da lei, como conformidade tributária.

Como a tecnologia de blockchain impactará os pagamentos máquina a máquina (IoT)?

Os aplicativos IoT dependem da comunicação máquina a máquina. Os contratos inteligentes apresentam uma interface exclusiva para comunicação máquina a máquina que fornece um registro seguro, apenas de anexos, que pode ser compartilhado sem um administrador central. O uso de contratos inteligentes aborda os desafios de transparência, longevidade e confiança em aplicativos de IoT. 

Como a tecnologia blockchain criará um sistema de arbitragem baseado em blockchain?

Em um sistema de arbitragem baseado em blockchain, os usuários programam seus acordos em um contrato inteligente que gerencia o procedimento de arbitragem. Esses acordos interagem perfeitamente com o código de contrato inteligente para garantir a aplicabilidade de quaisquer sentenças arbitrais. Um sistema de reputação integrado pode ajudar a comunidade a selecionar árbitros para resolver disputas. Os sistemas de arbitragem baseados em blockchain criarão um sistema judicial global e universalmente disponível que oferece soluções de disputas online de baixo custo e alta qualidade.