Blockchain no mercado imobiliário: casos de uso e implementações

Quais são os benefícios do Blockchain no mercado imobiliário?

Os imóveis comerciais constituem uma parte significativa dos ativos econômicos mundiais e da atividade de transações. De acordo com um Relatório MSCI, o tamanho do mercado de investimento imobiliário global gerido profissionalmente aumentou de US $ 7,4 trilhões em 2016 para US $ 8,5 trilhões em 2017. O mercado imobiliário de hoje, entretanto, consiste em muitas redes isoladas e independentes com atrito transacional e opacidade entre os sistemas existentes. O blockchain Ethereum apresenta uma solução prática para realizar os seguintes benefícios da indústria:

  • Tokenização de ativos imobiliários
  • Eficiência de processo para operações subjacentes da indústria
  • Custos reduzidos de automação de processos
  • Acesso à distribuição global de ativos
  • Acesso a pools de investidores mais amplos devido ao fracionamento de propriedade
  • Acesso a oportunidades de mercado secundário
  • Acessibilidade de dados para aumentar a transparência e informar melhores decisões de investimento e gerenciamento de portfólio

Uma das maneiras mais interessantes pelas quais o Ethereum beneficia o setor é por meio da securitização digital de propriedades imobiliárias, também conhecida como tokenização. Os ativos digitais podem representar ativos do mundo real, como imóveis, fundos imobiliários, fluxos de receita, direitos de governança e muito mais. Depois que esses ativos são convertidos em tokens, eles podem ser divididos em partes mais granulares, acessíveis a um grupo mais amplo de investidores e alavancados para levantar capital. Uma vez tokenizado, o blockchain programável Ethereum permite a digitalização segura e compatível das transações e processos em torno desses ativos, incluindo emissão, negociação e gerenciamento de ciclo de vida.

No mercado imobiliário, o conselho, o conhecimento e o know-how dos profissionais imobiliários continuarão sendo cruciais para os compradores comerciais. No entanto, o processamento de títulos, gestão de passivos, processamento de documentos e contabilidade mudarão inevitavelmente.

Webinar sob demanda

Assista ao nosso webinar gratuito sobre blockchain e o futuro do investimento imobiliário

Saiba como o blockchain e os ativos digitais estão revolucionando os fundos imobiliários e os investimentos imobiliários.

Assista agoraAssista ao nosso webinar gratuito sobre blockchain e o futuro do investimento imobiliário

Quais são os casos de uso de Blockchain em bens imobiliários?

A tecnologia de blockchain empresarial transforma o setor imobiliário com dez casos de uso:

 
Como a tokenização afeta os fundos imobiliários e a gestão de ativos?

No mercado imobiliário, a tokenização se refere à digitalização de títulos, ativos alternativos e instrumentos financeiros. Com a tecnologia de blockchain da Ethereum, os ativos digitais podem ser programados para incluir direitos de propriedade, histórico de transações e regras para garantir que a emissão, distribuição e transferências de ativos estejam em conformidade com os regulamentos. Exemplos simples incluem controles para garantir que os tokens só possam ser transferidos para certas contrapartes, ou não possam ser transferidos durante um período de bloqueio. Os ativos digitais podem ser personalizados para atender a todos os tipos de requisitos do emissor. 

Além disso, a tokenização reduz os custos e aumenta a velocidade de criação, emissão e troca de ativos, inovando novos recursos, administrando dividendos e gerenciando outras ações corporativas. A personalização profunda e a emissão rápida permitem que os emissores ajustem os ativos digitais diretamente de acordo com as demandas dos investidores, reduzindo significativamente o risco de contraparte. 

Custos reduzidos permitem que os emissores diminuam os valores mínimos de investimento e expandam o acesso a um grupo mais amplo de investidores. O aumento da conectividade entre ativos digitais e redes associadas expande as oportunidades do mercado secundário e melhora a liquidez. Esses benefícios para emissores e investidores demonstram que a promessa real do blockchain é um futuro com instrumentos e mercados fundamentalmente novos.

 

O gerente de desenvolvimento de produtos da Mata Capital, Baptiste Saint-Martin, explica como a tecnologia blockchain está digitalizando e otimizando a gestão de ativos imobiliários para diminuir os valores mínimos de assinatura do investidor para € 1.

Estudo de caso de gerenciamento de ativos imobiliários

Mata Capital: Catalisando investimentos imobiliários com tecnologia blockchain

Blockchain para gerenciamento de ativos imobiliários. O fundo de investimento francês Mata Capital faz parceria com a Codefi Assets para tokenizar três fundos no valor total combinado de € 350 milhões, promovendo confiança, transparência e eficiência para investidores imobiliários.

Leia o Estudo de CasoMata Capital Catalisando investimentos imobiliários com tecnologia blockchain

Como o blockchain impacta o financiamento alternativo para o setor imobiliário?

Conseguir financiamento para novos projetos imobiliários é difícil. As empresas de incorporação imobiliária enfrentam taxas de juros de até 29% quando trabalham com instituições bancárias como provedores de empréstimos de fonte única. Eles também enfrentam desafios com várias fontes de empréstimo, pois o financiamento coletivo pode ser difícil de administrar. 

O Blockchain simplifica o acesso a modelos de financiamento alternativos, facilitando o gerenciamento de investidores para desenvolvedores e garantindo transparência de investimentos e rastreamento contínuo de ROI para investidores. Produtos financeiros baseados em blockchain também podem ser programados para distribuição global. Essas soluções simplificam a experiência do investidor, aumentam a confiança do investidor e desbloqueiam o acesso a um pool de investidores mais amplo. 

Como o blockchain afeta a securitização de empréstimos e hipotecas?

A originação e a subscrição de empréstimos permanecem sem padronização e dependem de documentação em papel. A estruturação de segurança é deixada em aberto para interpretação e grande esforço é necessário para proteger contra dupla garantia de ativos. As decisões de negociação e manutenção de ativos geralmente são feitas com base em dados desatualizados. E, por último, as reconciliações de caixa entre os eventos do ciclo de vida muitas vezes incorrem em atrasos na liquidação, afetando o fluxo de caixa do investidor. 

O Blockchain oferece às instituições bancárias uma única versão de informações verificadas, compartilhamento seguro de dados, monitoramento de transações imutáveis ​​e liquidação de pagamentos em tempo real. Ao digitalizar um empréstimo ou hipoteca, ele pode ser programado para incluir dados relevantes, como direitos de propriedade e histórico de pagamento de empréstimo, para apoiar futuras decisões de serviço. Os contratos inteligentes podem ser utilizados para coletar e distribuir pagamentos aos titulares beneficiários e fornecer relatórios em tempo real aos reguladores. Isso oferece gerenciamento de ciclo de vida eficiente e gera confiança em mercados secundários, fornecendo aos investidores prova do desempenho dos ativos.

Como o blockchain afeta o gerenciamento de propriedades?

As empresas de gestão de propriedades em grande escala suportam uma supervisão ineficiente de seus portfólios globais. O Blockchain facilita o compartilhamento seguro de dados, agiliza as cobranças de aluguel e os pagamentos aos proprietários, e também fornece due diligence premium em todo o portfólio. Isso aumenta a eficiência operacional e permite economia de tempo e custos. Ele também gera dados substancialmente mais ricos para facilitar uma melhor tomada de decisão. 

Como o blockchain afeta os registros de terras e propriedades?

Os títulos de propriedade continuam a depender de documentação em papel, vulneráveis ​​a perdas, fraudes e má gestão. Além disso, as transferências e licenças de propriedade exigem uma infinidade de procedimentos legais longos e caros, às vezes bloqueando a terra em uso improdutivo. 

O Blockchain substitui escrituras em papel desatualizadas por verdadeiros ativos digitais e rastreia as alterações em um livro-razão imutável que atua como uma fonte segura compartilhada da verdade para documentos entre várias partes e organizações. O Ethereum permite que os registros de transações e propriedade sejam mais acessíveis – facilitando as transações do mercado, aumentando a confiança do investidor, desbloqueando o acesso ao financiamento e promovendo o desenvolvimento econômico e social da comunidade. Autoridade de registro de imóveis da Suécia, Lantmäteriet, junto com bancos e participantes do setor, tenha uma plataforma de cadastro digital baseada em blockchain totalmente funcional. 

Estudo de caso de tokenização de ativos imobiliários

HMLR: Explorando a tokenização de ativos imobiliários no Reino Unido

Usando o Codefi Assets, a ConsenSys personalizou uma plataforma de gerenciamento de ativos digitais para o Registro de Imóveis de Sua Majestade em menos de 3 semanas. A plataforma demonstra a tokenização de ativos reais como parte da exploração da tecnologia blockchain da HMLR no setor imobiliário do Reino Unido.

Leia o Estudo de CasoHMLR Explorando tokenização de ativos imobiliários no Reino Unido

Como o blockchain impacta o planejamento urbano?

O desenvolvimento de propriedades quase sempre ocorre sem uma contribuição valiosa da comunidade. O público muitas vezes se sente privado dos processos de planejamento, incapaz de expressar preferências pela comunidade local. As plataformas de planejamento baseadas em blockchain podem incluir recursos educacionais, incentivos de participação baseados em tokens e um ciclo de feedback entre as partes interessadas. Isso encorajaria o envolvimento da comunidade e melhor integraria as comunidades locais na cadeia de valor de desenvolvimento de propriedade, melhorando a confiança do público e melhorando os serviços de desenvolvedor para o sucesso sustentável.

Como o blockchain afeta o desenvolvimento e a construção de propriedades?

Projetos de construção maiores têm se tornado cada vez mais difíceis de gerenciar com subcontratação e práticas de aquisição fragmentadas e falta de transparência na cadeia de suprimentos. Uma plataforma de blockchain pode simplificar a aquisição com gerenciamento de reputação para fornecedores e subcontratados, incentivando o alto desempenho. Contratos inteligentes podem automatizar acordos de contrato e termos de pagamento para aprimorar o gerenciamento financeiro. O Blockchain pode provar a autenticidade de produtos premium em seu ponto de origem, associando produtos a tokens não fungíveis e usando-os como certificados digitais de blockchain. Por último, o blockchain pode agilizar o gerenciamento de projetos digitalizando processos de ponta a ponta. Isso permitirá que os gerentes de construção rastreiem e compartilhem com segurança o status do projeto com as principais partes interessadas e minimizem os gargalos, permitindo uma gestão de projeto mais eficiente.

Como o blockchain afeta a identidade do investidor e do locatário?

As identidades digitais baseadas em blockchain serão poderosas em vários setores, aplicativos de consumo e dentro do setor público. As identidades de inquilinos e investidores de procedimentos KYC / AML baseados em blockchain mutualizados podem agilizar as verificações de antecedentes, reduzir custos e aumentar a segurança. As identidades descentralizadas permitem que qualquer pessoa prove a propriedade das propriedades, ao mesmo tempo que torna os documentos essenciais (comprovante de seguro, identidade, histórico de crédito) facilmente compartilháveis ​​com as partes necessárias. 

Como o blockchain afeta os pagamentos e leasing?

A tecnologia de razão distribuída permite que os arrendamentos sejam assinados e pagos na rede. Isso elimina a necessidade de reconciliações manuais e automatiza o pagamento de aluguéis e dividendos aos proprietários. Os contratos inteligentes também podem automatizar outros tipos de pagamentos e taxas para incentivar o bom comportamento de inquilinos, proprietários e prestadores de serviços. 

Como o blockchain afeta a contabilidade em tempo real?

Com a propriedade da propriedade e os fluxos de caixa registrados na rede, os investidores e proprietários de ativos se beneficiam de uma contabilidade automatizada e quase imediata. No futuro, a preparação de demonstrações financeiras anuais, como o balanço patrimonial, a demonstração dos fluxos de caixa ou a demonstração do resultado, será conduzida com potencial para auditorias em tempo real. Isso permite várias inovações em conformidade, supervisão regulatória e relações com investidores. 

Produtos ConsenSys para o setor imobiliário

Comece hoje

A ConsenSys oferece as plataformas mais seguras, escaláveis ​​e fáceis de usar para o lançamento de soluções corporativas de blockchain. Nossa infraestrutura e produtos de camada de aplicativo ajudam a integrar facilmente o blockchain em sua pilha de software e gerenciar ativos digitais para que você possa implementar uma solução imobiliária de sucesso. Conecte-se com nossos especialistasComece hoje