Blockchain para comércio e comércio global
Quais são os benefícios do Blockchain no comércio e comércio global?
Comércio internacional
O comércio internacional é um mercado de US $ 16 trilhões que representa a troca de capital, bens e serviços através de fronteiras ou territórios internacionais. Está amplamente dividido em duas categorias:
- 75% de vários produtos normalmente enviados por contêineres ou transporte terrestre
- 25% commodities
Do ponto de vista de embarque e transporte, a indústria de comércio e financiamento sofre principalmente de falta de confiança e coordenação entre exportadores e importadores, especialmente em mercados emergentes a desenvolvidos. Além disso, a indústria mantém várias ineficiências operacionais devido à natureza complexa dos processos operacionais no comércio internacional de bens e commodities. Por exemplo, o transporte e o comércio ainda dependem fortemente de recursos humanos e são afetados por processos manuais e baseados em papel que são muito caros, lentos e sujeitos a erros.
Exportadores e importadores enfrentam desafios para financiar ou garantir suas transações, o que impede o crescimento e limita os benefícios da globalização. Historicamente, este espaço tem sido muito resistente aos avanços em tecnologia e digitalização, embora algumas tecnologias como o comércio de commodities & Soluções de gerenciamento de risco (CTRM) provaram ser úteis.
Nos últimos 10-15 anos, muitas start-ups e empresas de tecnologia tentaram desenvolver produtos com sucesso mesclado – até o surgimento da tecnologia blockchain, para a qual o comércio internacional é identificado como um caso de uso primário. O impacto potencial da tecnologia blockchain no financiamento do comércio internacional estimulou muitas empresas e consórcios a atualizar sua tecnologia desatualizada. Além de inaugurar a era da digitalização, o blockchain permite a tokenização de documentos existentes, cartas de crédito e muito mais. Contratos inteligentes irão melhorar a coordenação entre exportadores e importadores por meio da automação de acordos, eventos de negócios e outros processos manuais intensivos. A adoção global da tecnologia blockchain criará benefícios ainda maiores para a coordenação internacional, acordos comerciais e padronização.
Notícias de comércio internacional
A iniciativa Covantis anuncia o parceiro de tecnologia ConsenSys
Os membros fundadores da iniciativa Covantis, que visa modernizar as operações comerciais globais, anunciaram a escolha da ConsenSys, uma empresa líder de mercado de tecnologia de blockchain da Ethereum, como o principal parceiro de tecnologia para desenvolver sua plataforma transformativa.
Destaque do produto
Ativos Codefi
O Codefi Assets permite que os gestores de ativos criem, emitam e gerenciem o ciclo de vida de ativos digitais, mercados associados e instrumentos financeiros digitais em redes de blockchain públicas ou autorizadas.
Comércio de commodities
O comércio de commodities representa 25% do comércio internacional e é composto por
- 40% de energia
- 30% de metais básicos e industriais
- 30% agricultura e commodities leves
Mais da metade do comércio de commodities é financiado por bancos e outras instituições ou fundos financeiros. Software e novas tecnologias surgiram para atender a esta indústria nas últimas 2 décadas com sucessos variados, especialmente CTRM.
Mas, como o comércio internacional de produtos em contêineres, os mercados de commodities continuam afetados por ineficiências operacionais e custos, incluindo:
- Fraude: O uso generalizado de documentos em papel aumenta as oportunidades de comportamento malicioso (duplo financiamento, etc.).
- Atrasos: Demora 90-120 dias para reservar o envio de uma mercadoria, solicitar financiamento comercial, coletar documentos, fornecer os documentos aos compradores e facilitar os pagamentos.
- Perda de renda e oportunidade: Esses processos fragmentados e altos custos operacionais impedem a inovação para toda a indústria e causam bilhões de dólares em perdas anuais em receitas e oportunidades.
A tecnologia Blockchain oferece a capacidade de reduzir a fraude por meio de um livro razão distribuído e imutável, onde as informações não podem ser manipuladas sem notificar todas as partes envolvidas. Todo o histórico de transações é facilmente acessível utilizando as propriedades inerentes da tecnologia de razão distribuída.
Além disso, a capacidade nativa de blockchains de criar e transferir ativos digitais aprimora vários processos de comércio de commodities existentes descritos acima. Os dados e transações em tempo real habilitados por contratos inteligentes têm o potencial de reduzir atrasos e automatizar processos manuais. As ineficiências em todo o setor de comércio de commodities resultam em perda de receita e oportunidades para os negócios. Conforme a tecnologia de blockchain cresce em adoção, ela ajudará empresas, investidores e outras partes envolvidas no comércio de commodities a obter maiores ganhos e maior lucratividade.
Financiamento do comércio
Com base em estimativas de US $ 4,4 trilhões de mercados de commodities, aproximadamente 30% do benefício do financiamento comercial é reivindicado por bancos, instituições financeiras, investidores institucionais ou fundos. O Banco Asiático de Desenvolvimento destacou o potencial de crescimento do mercado global de financiamento do comércio ao identificar uma lacuna de US $ 1,6 trilhão entre a oferta e a demanda de financiamento do comércio, especialmente para fluxos de comércio de e para os mercados emergentes. Essa lacuna decorre de problemas de conformidade e conhecimento do cliente (KYC), bem como a baixa lucratividade devido aos custos de mão de obra intensiva (operacional, KYC, devida diligência).
A tecnologia Blockchain, como Ethereum, pode ser implementada para superar os vários problemas que ocorrem ao longo do KYC e do processo de conformidade regulatória. O registro histórico e o livro razão transparente fornecidos pelas redes blockchain fornecem monitoramento quase em tempo real de transações para várias partes envolvidas. As agências reguladoras podem obter acesso a consórcios de blockchain autorizados, melhorando a AML ou a auditoria. Finalmente, o blockchain tem o potencial de facilitar um maior acesso ao financiamento do comércio no lado da oferta (investidores alternativos) e da demanda (PMEs de mercados emergentes)
Consulte o Chefe Global de Financiamento do Comércio de Commodities do Citi para explicar como algumas das maiores instituições do mundo estão se unindo para construir uma solução blockchain de ponta a ponta para o financiamento do comércio de commodities.
Estudo de caso de comércio internacional
komgo: Trazendo o financiamento do comércio de commodities para o século 21
Uma plataforma aberta baseada em blockchain que está trazendo o financiamento do comércio de commodities para o século 21, otimizando os processos de financiamento e acelerando as operações da indústria com transações digitalizadas e uma fonte confiável de documentos para reduzir a fraude.
Quais são os casos de uso de Blockchain no comércio e comércio global?
- Processos de negócios e gestão da cadeia de suprimentos
- Logística de commodities a granel
- Financiamento do comércio
- Liquidação pós-negociação
- Mercados e tokenização de ativos
- Seguir e rastrear
Como o blockchain impactará os processos de negócios e o gerenciamento da cadeia de suprimentos?
O Blockchain pode digitalizar, proteger, otimizar e, por fim, acelerar processos operacionais e cadeias de suprimentos em mercados globais. As transações no comércio internacional podem levar até 120 dias para serem concluídas. Mudar de processos baseados em papel para documentação digitalmente verificável e legalmente exigível significa operações mais rápidas da indústria e a redução de fraudes.
Para gás & poder, onde os problemas giram em torno do compartilhamento confiável de dados – o blockchain permitirá o alinhamento de informações, resolução mais rápida de desequilíbrios e processos de liquidação e também práticas de entrega mais eficientes.
Para energia renovável, onde os problemas giram em torno de relatórios confiáveis de emissões de carbono industrial ou energia produzida por meio de ativos renováveis - o blockchain oferece maior confiança por meio de transparência de rede e sistemas de governança que conectam todas as partes interessadas.
Como o blockchain impactará a logística de commodities a granel?
O movimento de grandes volumes de materiais básicos necessários para abastecer e alimentar o mundo é complexo. Requer várias contrapartes que carecem de coordenação eficaz porque muitos produtores são encontrados em locais remotos e economias emergentes. À medida que os mercados se tornam mais eficientes, o comércio de commodities está evoluindo para um negócio de serviços de baixa margem. Cada vez mais, os comerciantes ganham a vida fornecendo um serviço de logística confiável entre produtores e consumidores. Essas facetas aumentam inerentemente o risco das transações, contribuindo para o acesso limitado para empresas novas ou em crescimento. Os recursos de redução de custos do Blockchain aumentarão as margens, enquanto sua estrutura de confiança determinística conduzirá a acessibilidade no mercado.
Como o blockchain impactará o financiamento do comércio?
Como uma extensão do comércio internacional, o financiamento do comércio passa pelos mesmos processos operacionais complicados. A maioria das rejeições de solicitações de financiamento comercial submetidas por PMEs em mercados emergentes a instituições financeiras resultam de problemas de conformidade, falta de confiança e baixa lucratividade. O Blockchain resolve muitos desses problemas autenticando a documentação, simplificando os processos operacionais e facilitando a coordenação entre as várias partes interessadas. Além disso, o blockchain simplifica o acesso a investidores alternativos por meio de mercados, aumentando assim as fontes de fundos para participantes menores.
“Quando você decide construir no Ethereum, você precisa estar com o‘ melhor da classe ’.
A ConsenSys ocupa esta posição. Ao longo da construção da plataforma,
vimos enormes recursos de engenharia da equipe. ”
Souleima Baddi
CEO, komgo
Como o blockchain impactará o acordo pós-negociação?
As práticas atuais de negociação são comumente vistas como ineficientes por terem muitos intermediários envolvidos (corretores de negociação de valores mobiliários, custodiantes e agentes de pagamento), por serem propensas a riscos de liquidação e por terem ciclos de liquidação imprevisíveis e demorados. A tecnologia Blockchain tem o potencial de simplificar drasticamente a cadeia de operações pós-negociação, garantindo e facilitando a consolidação de registros de títulos, ao mesmo tempo que permite uma maior velocidade de execução, reduzindo custos de transação e permitindo liquidação em tempo real em D + 0.
Como o blockchain impactará os mercados e a tokenização de ativos?
Entre as três categorias acima – gestão da cadeia de suprimentos, logística de commodities e liquidação pós-negociação – há um potencial significativo de longo prazo para desenvolver mercados com foco em finanças e comércio a fim de simplificar o acesso para as partes de oferta e demanda, aumentar a liquidez, estimular competição e aumentar a eficiência.
Como a trilha de impacto do blockchain & vestígio?
A tecnologia Blockchain oferece maior transparência e uma única fonte de verdade para os participantes que usam as redes da cadeia de suprimentos. Rastreamento e rastreamento inteligentes de pedidos, mercadorias e atrasos via blockchain podem agilizar o envio e o recebimento de mercadorias.
Em particular, o blockchain oferece os seguintes benefícios:
- Digitalização. A maioria das cadeias de suprimentos não integradas ainda depende de processos físicos inseguros e ineficientes. Ao usar blockchain, as partes interessadas digitalizam processos físicos com contratos inteligentes para resolver esses problemas e aumentar a produtividade.
- Autenticidade. Produtores, fabricantes, varejistas e clientes enfrentam dificuldades para verificar a autenticidade do produto. Isso aumenta a falsificação. Com o blockchain, os produtos podem ser vinculados a tokens não fungíveis no momento da criação. Esses tokens podem então ser usados como certificados digitais.
- Controle de Distribuição. A maioria das marcas e varejistas não pode controlar a distribuição fora de seus próprios canais. Com o blockchain, eles podem usar contratos inteligentes para definir regras específicas para gerenciar a distribuição em vários canais.
- Serviços Pós-Venda. Muitos varejistas não são capazes de fornecer serviços pós-venda abrangentes – incluindo recall, garantias e manutenção – porque carecem de informações sobre a proveniência de um produto. Com o blockchain, eles podem usar as informações do ciclo de vida do produto protegidas em contratos inteligentes para desenvolver serviços pós-venda adicionais.
- Transparência. Os clientes esperam ter informações transparentes sobre as matérias-primas e processos de fabricação dos produtos. Com o blockchain, cada parte interessada em toda a cadeia de abastecimento pode fornecer informações verificadas.
- Propriedade verificada. Os clientes enfrentam dificuldades em provar a propriedade do produto. Isso aumenta o roubo e a falsificação. Com o blockchain, os clientes podem coletar e gerenciar tokens não fongíveis, associados a produtos físicos, e usar esses tokens para provar a autenticidade e propriedade do produto, permitindo mercados secundários seguros.