Blockchain para finanças descentralizadas (DeFi)

    O que é finanças descentralizadas (DeFi)?

    Finanças descentralizadas – frequentemente chamadas de DeFi – referem-se à mudança de sistemas financeiros tradicionais centralizados para finanças ponto a ponto habilitadas por tecnologias descentralizadas construídas no blockchain Ethereum. De plataformas de empréstimo e empréstimo a stablecoins e BTC com tokens, o ecossistema DeFi lançou uma ampla rede de protocolos integrados e instrumentos financeiros. Agora, com mais de $ 13 bilhões de valor bloqueado em contratos inteligentes Ethereum, finanças descentralizadas emergiram como o setor mais ativo no espaço de blockchain, com uma ampla gama de casos de uso para indivíduos, desenvolvedores e instituições. 

    “Estamos a poucos passos de distância do setor financeiro global que funciona em uma infraestrutura de software comum.”

     

    –Lex Sokolin, Co-Chefe Global Fintech da ConsenSys

    Enquanto nosso sistema financeiro tradicional é executado em uma infraestrutura centralizada que é gerenciada por autoridades centrais, instituições e intermediários, as finanças descentralizadas são movidas por código executado na infraestrutura descentralizada do blockchain Ethereum. Ao implantar contratos inteligentes imutáveis ​​no Ethereum, os desenvolvedores DeFi podem lançar protocolos e plataformas financeiras que funcionam exatamente como programado e que estão disponíveis para qualquer pessoa com uma conexão à Internet. 

    A descoberta do DeFi é que os ativos criptográficos agora podem ser colocados em uso de maneiras não possíveis com ativos fiduciários ou do “mundo real”. Trocas descentralizadas, ativos sintéticos e empréstimos flash são aplicativos completamente novos que só podem existir em blockchains. Essa mudança de paradigma na infraestrutura financeira apresenta uma série de vantagens em relação ao risco, confiança e oportunidade. 

    Quais são os benefícios das finanças descentralizadas?

    As finanças descentralizadas alavancam os princípios-chave do blockchain Ethereum para aumentar a segurança e transparência financeiras, liberar liquidez e oportunidades de crescimento e apoiar um sistema econômico integrado e padronizado.  

    • Programação. Contratos inteligentes altamente programáveis ​​automatizam a execução e permitem a criação de novos instrumentos financeiros e ativos digitais.
    • Imutabilidade. A coordenação de dados à prova de adulteração em uma arquitetura descentralizada de blockchain aumenta a segurança e a capacidade de auditoria.
    • Interoperabilidade. A pilha de software combinável do Ethereum garante que os protocolos e aplicativos DeFi sejam construídos para se integrar e complementar uns aos outros. Com o DeFi, os desenvolvedores e equipes de produto têm a flexibilidade de construir sobre os protocolos existentes, personalizar interfaces e integrar aplicativos de terceiros. Por esse motivo, as pessoas costumam chamar os protocolos DeFi de “legos do dinheiro”.
    • Transparência. Na blockchain pública Ethereum, cada transação é transmitida e verificada por outros usuários na rede (nota: os endereços Ethereum são chaves criptografadas que são pseudo-anônimas). Este nível de transparência em torno dos dados de transação não só permite uma análise de dados rica, mas também garante que a atividade de rede esteja disponível para qualquer usuário. Ethereum e os protocolos DeFi em execução nele também são construídos com código-fonte aberto que está disponível para qualquer pessoa visualizar, auditar e desenvolver.
    • Sem permissão. Ao contrário das finanças tradicionais, o DeFi é definido por seu acesso aberto e sem permissão: qualquer pessoa com uma carteira criptografada e uma conexão à Internet, independentemente de sua localização geográfica e muitas vezes sem qualquer quantidade mínima de fundos necessária, pode acessar os aplicativos DeFi construídos no Ethereum.
    • Autocustódia. Usando carteiras Web3 como MetaMask para interagir com aplicativos e protocolos financeiros sem permissão, os participantes do mercado DeFi sempre mantêm a custódia de seus ativos e o controle de seus dados pessoais. 

    “As bases de novas economias começam com empréstimos e empréstimos. Em 2019, a indústria de blockchain possibilitou esses primitivos necessários no que se tornou o DeFi. ”

     

    –Collin Myers, líder global de estratégia de produtos DeFi, Codefi

    Quais são os casos de uso para finanças descentralizadas?

    De DAOs a ativos sintéticos, os protocolos financeiros descentralizados abriram um mundo de novas atividades econômicas e oportunidades para usuários em todo o mundo. A lista abrangente de casos de uso abaixo é a prova de que o DeFi é muito mais do que um ecossistema emergente de projetos. Em vez disso, é um esforço completo e integrado para construir um sistema financeiro paralelo no Ethereum que rivaliza com os serviços centralizados porque é profundamente mais acessível, resiliente e transparente. 

    Gestão de ativos

    Com os protocolos DeFi, você é o guardião de seus próprios fundos criptográficos. Carteiras criptográficas como MetaMask, Gnose segura, e Argent ajudam você a interagir de forma fácil e segura com aplicativos descentralizados para fazer tudo, desde comprar, vender e transferir criptografia até ganhar juros em seus ativos digitais. No espaço DeFi, você possui seus dados: MetaMask, por exemplo, armazena sua frase semente, senhas e chaves privadas em um formato criptografado localmente em seu dispositivo para que somente você tenha acesso às suas contas e dados. 

    Conformidade e KYT 

    Nas finanças tradicionais, a conformidade com relação ao combate à lavagem de dinheiro (AML) e combate ao financiamento do terrorismo (CFT) se baseia nas diretrizes do know-your-customer (KYC). No espaço DeFi, a infraestrutura descentralizada da Ethereum permite a análise de conformidade de próxima geração em torno do comportamento dos endereços participantes, em vez da identidade do participante. Esses mecanismos de know-your-transaction (KYT) ajudam a avaliar o risco em tempo real e protegem contra fraudes e crimes financeiros. 

    DAOs

    Um DAO é uma organização autônoma descentralizada que coopera de acordo com regras transparentes codificadas no blockchain Ethereum, eliminando a necessidade de uma entidade administrativa centralizada. Vários protocolos populares no espaço DeFi, como criador e Composto, lançaram DAOs para arrecadar fundos, gerenciar operações financeiras e descentralizar a governança para a comunidade. 

    Dados e análises

    Por causa de sua transparência sem precedentes em relação aos dados de transação e atividade de rede, os protocolos DeFi oferecem vantagens exclusivas para descoberta de dados, análise e tomada de decisão sobre oportunidades financeiras e gerenciamento de risco. O crescimento explosivo de novos aplicativos DeFi estimulou o desenvolvimento de várias ferramentas e painéis, como DeFi Pulse e Codefi Data, que ajuda os usuários a rastrear o valor bloqueado nos protocolos DeFi, avaliar o risco da plataforma e comparar o rendimento e a liquidez.

    Dados CodefiCodefi Data compara rendimento, liquidez e outros fatores entre os protocolos DeFi.

    Derivados

    Os contratos inteligentes baseados em Ethereum permitem a criação de derivativos tokenizados cujo valor é derivado do desempenho de um ativo subjacente e nos quais os acordos de contraparte são codificados. Os derivados DeFi podem representar ativos do mundo real, como moedas fiduciárias, títulos e commodities, bem como criptomoedas. 

    Ferramentas de desenvolvimento e infraestrutura

    Um dos princípios básicos de design dos protocolos DeFi é a composição, o que significa que diferentes componentes de um sistema podem se conectar e interoperar facilmente. Como pode ser visto na ampla variedade de aplicativos DeFi integrados, o código combinável criou um poderoso efeito de rede no qual a comunidade continua a construir sobre o que os outros construíram. Muitos comparam o processo de desenvolvimento de DeFi à construção com legos – daí o apelido cada vez mais popular de “legos de dinheiro”. A partir de Bibliotecas de contratos inteligentes da Truffle para Pacote API da Infura às ferramentas de segurança da Diligence, os desenvolvedores da Ethereum e as equipes de produtos agora são capazes de construir e lançar protocolos DeFi com o conjunto completo de ferramentas e integrações de segurança de que precisam.

    Superusuários de plataformas DeFiUma visualização da atividade do superusuário DeFi.

    DEXs 

    As trocas descentralizadas (DEXs) são trocas de criptomoedas que operam sem uma autoridade central, permitindo que os usuários façam transações ponto a ponto e mantenham o controle de seus fundos. DEXs reduzem o risco de manipulação de preços, bem como de hackers e roubos, porque os ativos criptográficos nunca estão sob a custódia da própria bolsa. 

    Os DEXs também dão aos projetos simbólicos acesso à liquidez que muitas vezes rivaliza com as bolsas centralizadas e sem quaisquer taxas de listagem. Apenas alguns anos atrás, os projetos pagariam milhões de dólares para obter um token listado em uma bolsa centralizada. 

    Algumas bolsas implementam graus de descentralização, em que servidores centralizados podem hospedar livros de pedidos e outros recursos, mas não possuem as chaves privadas dos usuários. DEXs populares no espaço DeFi atualmente incluem AirSwap, Liqualidade, Mesa, Oásis, e Uniswap.

    Jogos

    A capacidade de composição do DeFi abriu oportunidades para os desenvolvedores de produtos criarem protocolos DeFi diretamente em plataformas em uma variedade de verticais. Os jogos baseados em Ethereum se tornaram um caso de uso popular para finanças descentralizadas por causa de suas economias embutidas e modelos de incentivo inovadores. PoolTogether, por exemplo, é uma loteria de poupança auditada sem perdas que permite aos usuários comprar bilhetes digitais depositando o stablecoin DAI, que é então agrupado e emprestado ao protocolo do mercado monetário composto para ganhar juros.

    PoolTogetherPoolTogether é um jogo de economia auditado e sem perdas desenvolvido por Ethereum.

    Identidade

    Protocolos financeiros descentralizados emparelhados com sistemas de identidade baseados em blockchain são uma oportunidade para ajudar usuários anteriormente bloqueados a acessarem um sistema econômico verdadeiramente global. As soluções DeFi podem reduzir os requisitos de garantia para pessoas que não têm fundos extras e ajudar a avaliar a capacidade de crédito dos usuários por meio de atributos em torno da reputação e da atividade financeira, em vez de pontos de dados tradicionais, como casa própria e renda. O espaço DeFi preza a privacidade dos dados em torno das informações de identificação pessoal, bem como o acesso aberto. Qualquer pessoa com uma conexão à Internet pode acessar os aplicativos DeFi enquanto mantém o controle de seus dados e ativos. 

    Seguro

    DeFi ainda é um espaço emergente com riscos associados em torno de bugs e violações de contratos inteligentes. Uma série de alternativas inovadoras de seguro chegaram ao mercado para ajudar os usuários a adquirir cobertura e proteger seus ativos. Soluções como Nexus Mutual, por exemplo, forneça uma cobertura de contrato inteligente que protege contra o uso não intencional de código de contrato inteligente.

    Empréstimos e empréstimos

    Os protocolos de empréstimo e empréstimo ponto a ponto são alguns dos aplicativos mais usados ​​no ecossistema DeFi. Composto, por exemplo, é um protocolo de taxa de juros autônomo e algorítmico que se integra a uma longa lista de plataformas DeFi, incluindo PoolTogether, Argent e Dharma. Ao fornecer mercados de taxas de juros no Ethereum, o Compound permite que os usuários ganhem juros sobre a criptografia que forneceram ao grupo de empréstimos. O contrato inteligente Composto combina mutuários e credores automaticamente e calcula a taxa de juros com base na proporção entre os ativos emprestados e fornecidos. Composto é um exemplo convincente da oportunidade exponencial do espaço DeFi: à medida que mais produtos integram o protocolo Composto, mais e mais ativos criptográficos serão capazes de gerar juros, mesmo quando ociosos.

    CompostoComposto é um protocolo de taxa de juros autônomo e algorítmico.

    Negociação de margem

    Enquanto os negociantes de margem em finanças tradicionais podem alavancar suas negociações tomando fundos emprestados de um corretor (que então forma a garantia para um empréstimo), a negociação de margem DeFi é alimentada por protocolos de empréstimo descentralizados e não custodiais, como Composto e dYdX. Como os contratos inteligentes automatizam a atividade de corretagem tradicional, alguns começaram a se referir à ascensão dos “mercados monetários autônomos” no ecossistema DeFi. 

    Marketplaces

    Os protocolos DeFi estão apoiando uma variedade de mercados online que permitem aos usuários trocar produtos e serviços globalmente e ponto a ponto – tudo, desde trabalhos de codificação freelance a coleções digitais até joias e roupas do mundo real. 

    Pagamentos

    O pagamento ponto a ponto é indiscutivelmente o caso de uso fundamental do espaço DeFi e do ecossistema blockchain em geral. A tecnologia Blockchain é arquitetada para que os usuários possam trocar criptomoedas com segurança e diretamente uns com os outros, sem intermediários. As soluções de pagamento DeFi estão criando um sistema econômico mais aberto para populações com e sem conta bancária e também ajudando grandes instituições financeiras a otimizar a infraestrutura de mercado e atender melhor os clientes de atacado e varejo. 

    Mercados de previsão

    Os mercados de previsão baseados em blockchain aproveitam a sabedoria da multidão e permitem que os usuários votem e negociem valor no resultado dos eventos. Os preços de mercado, então, tornam-se indicadores de crowdsourcing da probabilidade de um evento. Áugure, uma plataforma de apostas popular DeFi, apresenta mercados de previsão em torno de resultados eleitorais, jogos esportivos, eventos econômicos e muito mais.  

    Poupança

    Ao se conectar a protocolos de pool de empréstimos como o Compound, muitos aplicativos DeFi oferecem contas que rendem juros que podem ganhar exponencialmente mais do que contas de poupança tradicionais, dependendo de uma taxa de juros dinâmica vinculada à oferta e à demanda. Aplicativos populares de economia incluem Argent, Dharma, e PoolTogether, um jogo de economia sem perdas em que os participantes recebem todo o seu dinheiro de volta, ganhem ou não.

    Uma atividade DeFi que explodiu em torno desses mecanismos inovadores de economia é a “agricultura produtiva”. O cultivo de rendimento se refere a usuários que movimentam seus ativos criptográficos ociosos em diferentes protocolos de liquidez para maximizar os retornos. O frenesi de empolgação em torno da produção agrícola DeFi inspirou muitos memes &# 127840;

    Stablecoins

    Uma stablecoin é qualquer criptomoeda atrelada a um ativo estável ou cesta de ativos, como fiduciário, ouro ou outras criptomoedas. Os Stablecoins foram desenvolvidos originalmente para reduzir os preços voláteis da criptomoeda e tornar os blockchains uma solução de pagamento viável. Eles agora são implementados em todo o espaço DeFi para pagamentos de remessas, plataformas de empréstimos e empréstimos, e até mesmo casos de uso institucionais como moeda digital do banco central (CBDC).

    Estacando

    Conforme a rede Ethereum faz a transição para um algoritmo de consenso de Prova de Participação com a Fase 0 do Ethereum 2.0, os usuários terão a oportunidade de apostar sua ETH e ganhar recompensas, seja como validadores ou por meio de provedores de participação. Implantar no Eth2 é análogo a uma conta de poupança com juros: os apostadores recebem juros (recompensas) para validar blocos no protocolo Ethereum. 

    Ativos sintéticos

    Relacionados a stablecoins, os ativos sintéticos são ativos criptográficos que fornecem exposição a outros ativos, como ouro, moedas fiduciárias e criptomoedas. Eles são garantidos por tokens bloqueados em contratos inteligentes baseados em Ethereum, com acordos embutidos e mecanismos de incentivo. O protocolo Synthetix, por exemplo, implementa uma taxa de colateralização de 750%, o que ajuda a rede a absorver choques de preços. 

    Tokenização

    A tokenização é um dos pilares das finanças descentralizadas e uma funcionalidade nativa do blockchain Ethereum. Os tokens não apenas abastecem a rede, mas também desbloqueiam uma variedade de possibilidades econômicas. Simplesmente falando, um token é um ativo digital que é criado, emitido e gerenciado em um blockchain. Os tokens são projetados para serem seguros e transferíveis instantaneamente, e podem ser programados com uma variedade de funcionalidades integradas. De tokens de segurança imobiliária que representam propriedades fracionadas a tokens específicos de plataforma que incentivam o uso de um determinado aplicativo, os tokens baseados em Ethereum surgiram como uma alternativa segura e digital para usuários em todo o mundo acessarem, comercializarem e armazenarem valor.

    Negociação

    A negociação no espaço DeFi abrange uma gama de atividades, desde a negociação de derivativos até a negociação de margem, passando por token swaps, e acontece em uma rede cada vez maior e integrada de bolsas, pools de liquidez e mercados. Negociantes de criptografia em bolsas descentralizadas se beneficiam de taxas de câmbio mais baixas, liquidação de transações mais rápida e custódia total de seus ativos. Em julho de 2020, o volume de negociação nas bolsas descentralizadas atingiu mais de US $ 4 bilhões.

    Recursos

    Relatórios
    • Relatório Ethereum DeFi – 3º trimestre de 2020: A ascensão de criadores de mercado automatizados, tokens de governança, produção agrícola, garfos, derivados e DeFi esquisitos.
    • Relatório Ethereum DeFi – 2º trimestre de 2020: Bitcoin embrulhado, produção de rendimento e o desempenho de protocolos DeFi populares como Compound, Uniswap e MakerDAO.

    • Relatório Ethereum DeFi – 1º trimestre de 2020: Como o ecossistema DeFi está respondendo ao COVID-19 e aos choques do mercado global, além de uma perspectiva para o resto de 2020.

    • Relatório de pesquisa do usuário DeFi: Hábitos, motivações e pontos problemáticos do usuário, além de uma análise de como o DeFi está integrando o blockchain para pessoas em todo o mundo. 

    Webinars
    • Introdução à tokenização: Entenda os principais conceitos por trás da tokenização baseada em blockchain e explore aplicativos do mundo real com nossos especialistas em protocolo de token. 

    • O futuro das finanças: ativos digitais e DeFi: Descubra as tendências macrofinanceiras e tecnológicas que estão provocando o crescimento exponencial das finanças descentralizadas.

    • Como configurar e executar um nó Ethereum: Aprenda como girar seu próprio nó com nossos especialistas em infraestrutura na Infura.

    Artigos
    • Os mais de 100 projetos que abrem caminho para finanças descentralizadas

    • 2019 foi o ano do DeFi (e por que 2020 também será)

    • O estado de Stablecoins 2019

    • Trocas descentralizadas vs. trocas centralizadas

     

    MetaMaskMetaMaskMetaMask

    Uma carteira criptografada e gateway para aplicativos blockchain.

    Baixe AgoraInfuraInfuraInfura

    Acesso API instantâneo e escalonável às redes Ethereum e IPFS. 

    IniciarCodefiCodefiCodefi

    O pacote de aplicativos blockchain impulsionando o comércio e as finanças. 

    Explorar