Blockchain para financiamento de comércio de commodities: estudo de caso da komgo
Catalisando a Rede Global de Comércio e Financiamento de Commodities com Blockchain
A primeira plataforma baseada em blockchain do mundo para o ecossistema de comércio de commodities.
Komgo atua como uma única fonte de verdade, permitindo que comerciantes, transportadoras, bancos e outros participantes autorizados realizem transações com segurança de forma digitalizada e altamente eficiente, resultando na simplificação das operações em todo o setor e na documentação padronizada.
Apenas um ano após seu lançamento público, o komgo apoia cerca de 1 bilhão de dólares em financiamento canalizado pelos membros da rede. A komgo é apoiada por 15 dos maiores bancos globais, empresas de comércio e gigantes do petróleo do mundo, e está adicionando novos membros em um ritmo rápido.
O desafio
A rápida globalização ultrapassou a capacidade da indústria de financiamento comercial de padronizar e digitalizar seu sistema de rastreamento de registros. A troca de mercadorias – cada uma com seus regulamentos exclusivos, especificações de envio e requisitos de certificação – é atualmente gerenciada através de várias fronteiras e jurisdições usando um sistema de rastreamento de registros ineficaz, sujeito a problemas e antiquado baseado em papel.
Entre esses problemas estão falha de comunicação e fraude, vulnerabilidades de segurança, tarefas manuais e repetitivas, longos tempos de verificação e perdas devido a taxas de transação, faturação e métodos de pagamento atrasados. Tem sido historicamente desafiador fazer melhorias tecnológicas significativas nas operações de financiamento do comércio por vários motivos, incluindo o número de diversos interessados localizados em todo o mundo e a complexidade e o volume das transações de negócios. Processos fraturados e dissonância de regulação contribuem para o Lacuna de oferta-demanda de US $ 1,5 trilhão de dólares no financiamento do comércio global.
Consulte o Chefe Global de Financiamento do Comércio de Commodities do Citi para explicar como algumas das maiores instituições do mundo estão se unindo para construir uma solução blockchain de ponta a ponta para o financiamento do comércio de commodities.
A solução Enterprise Ethereum
komgo é uma plataforma de financiamento comercial baseada em blockchain e baseada em rede no Quorum do JP Morgan. Ele está conectado a outra plataforma Ethereum ao vivo, VAKT, uma plataforma de processamento de pós-negociação baseada em blockchain para commodities. A plataforma komgo possui um sistema proprietário de transferência de documentos chamado Kite, que permite uma transferência segura sem revelar o conteúdo ao komgo. Esta estrutura utiliza tecnologia de razão distribuída para combater fraudes, aumentar a eficiência e digitalizar o comércio.
A plataforma komgo facilita um aumento significativo da transparência, enquanto sua arquitetura de “privacidade por design” permite transações privadas ponto a ponto. Este modelo de design aumenta radicalmente a confiança e acelera o acesso ao financiamento do comércio, reduzindo os procedimentos operacionais e diminuindo os riscos de falhas e fraudes em toda a indústria. As partes autorizadas incluem bancos, comerciantes de commodities, empresas de energia, empresas de inspeção e o ecossistema mais amplo de participantes.
Komgo fez parceria com ConsenSys e Kaleido para desenvolver sua solução de blockchain e “produzir” para um grande número de participantes em um ritmo acelerado. O blockchain corporativo permite um registro KYC à prova de falsificação que atende às regulamentações Anti-Money Laundering (AML); ele usa um livro-razão compartilhado para melhorar o acesso a informações precisas em todo o ecossistema e fornece troca de dados privados com base em permissões.
Em poucos meses, a komgo foi capaz de implantar uma plataforma digital segura onde partes autorizadas podem armazenar dados, trocar transações e enviar mensagens com base em permissões.
-
Economia de custo: komgo traz um aumento estimado de 30-40% em ganhos de fluxo de caixa em toda a cadeia de produção devido a operações simplificadas. Espera-se que a plataforma facilite uma redução de 20-50% no custo operacional, dependendo da adoção em todo o setor. Aumento de ganhos projetados conforme o projeto amadurece.
-
Simplicidade: A rede komgo permite que bancos, comerciantes e outros participantes realizem transações no mesmo software seguro, resultando em uma simplificação de operações e comunicação em toda a indústria em uma escala nunca antes possível.
-
Eficiência: A rede komgo é uma solução descentralizada para compartilhamento de informações. A documentação e os dados são compartilhados diretamente entre os participantes da transação com carimbos de data / hora transparentes e imutáveis, removendo assim o tempo de atraso envolvido com terceiros.
-
Segurança: o software baseado em blockchain da komgo garante que os dados não possam ser adulterados, manipulados ou perdidos. Além disso, o acesso a informações específicas é rigidamente controlado, garantindo que apenas os participantes escolhidos possam visualizar a documentação relevante.
A komgo é apoiada por 15 das maiores empresas de comércio e finanças de commodities do mundo: ABN-AMRO, BNP Paribas, Crédito Agrícola, Citi, Gunvor, ING, Suprimento Koch & Negociação, Macquarie, Mercuria, Banco MUFG, Natixis, Rabobank, SGS, Casca, Societe Generale.
“O lançamento da Komgo SA destaca uma visão compartilhada para a inovação da indústria e destaca o compromisso contínuo entre os membros para construir uma rede verdadeiramente aberta e mais eficiente no comércio de commodities.”
Souleima Baddi
CEO da komgo
Metas alcançadas
-
20 de dezembro de 2018: komgo lançado em produção 4 meses após sua incorporação
-
21 de dezembro de 2018: A primeira carta de crédito foi emitida na plataforma. Isso marcou uma inovação mundial para a indústria de financiamento do comércio de commodities.
-
14 de junho de 2019: komgo anuncia dois novos recursos: Desconto a receber e cartas de crédito em espera.
-
16 de agosto de 2019: ING concluiu com sucesso sua primeira transação de commodity em komgo. A sucursal de Genebra executou um acordo de comércio de petróleo com uma Carta de Crédito emitida em nome da Mercuria Energy Trading SA.
-
Setembro de 2019: TOTSA Total Oil Trading SA juntou-se à komgo, o primeiro cliente a bordo de fora do grupo inicial de acionistas.
-
25 de setembro de 2019: Lloyds Bank se tornou o primeiro banco do Reino Unido a ingressar no komgo.
-
14 de outubro de 2019: komgo ultrapassou US $ 700 milhões de financiamento na plataforma.
-
23 de outubro de 2019: O Rabobank realizou sua primeira negociação de commodities em Komgo– uma Carta de Crédito Standby foi emitida sobre a plataforma para a compra de biocombustível.
-
Redução de 99,58% no tempo de emissão de carta de crédito digital – de 10 dias a 1 hora.
Estudo de caso de bancos, finanças e comércio internacional
Baixe o estudo de caso komgo
Um relatório de 20 páginas detalhando os problemas da indústria abordados, a solução Enterprise Ethereum e os resultados alcançados pela komgo.
Baixe o estudo de caso
Parceiros de Tecnologia
Saiba mais sobre komgo
- site komgokomgo: Catalisando a rede mundial de comércio de commodities
- ConsenSys MediaEnterprise Blockchain para Financiamento do Comércio
- Societe Generalekomgo SA: Participantes da indústria e bancos unem forças para lançar uma plataforma de blockchain para transformar o financiamento do comércio de commodities
- FinExtrakomgo: Bancos holandeses entrando em cena para o financiamento do comércio de commodities
- Análise de comércio globalkomgo Unwrapped: Fintech Commodity Trade on Blockchain
- ETH NewsGigantes do petróleo e grandes bancos colaboram na plataforma de comércio de commodities Ethereum Blockchain
- ForbesParceiros da Amazon no novo Ethereum Marketplace for Enterprises