Citi e ConsenSys estão usando Blockchain para modernizar o comércio de commodities
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlog Enterprise Blockchain
Citi e ConsenSys estão usando Blockchain para modernizar o comércio de commodities
O Chefe Global de Financiamento do Comércio de Commodities do Citi explica como algumas das maiores instituições do mundo estão se unindo para construir uma solução blockchain de ponta a ponta para o financiamento do comércio de commodities. Por ConsenSysMarch 10, 2020Postado em 10 de março de 2020
Recentemente incluída na lista Blockchain 50 da Forbes, a plataforma komgo baseada em Ethereum está sendo adotada por um número crescente de bancos globais, comerciantes de commodities, empresas de energia e outros jogadores importantes no ecossistema de financiamento comercial que estão determinados a trazer a indústria para o 21º século. De cartas de crédito digitalizadas a compartilhamento de dados à prova de violação, a plataforma está ajudando a simplificar, proteger e padronizar as operações em toda a indústria de financiamento comercial tradicional, apoiando o caso de uso de blockchain para comércio global.
O komgo foi lançado em 2018 depois que 15 de alguns dos maiores bancos, empresas comerciais e gigantes do petróleo do mundo se uniram em parceria com a ConsenSys para enfrentar desafios como processamento em papel, liquidação de transação atrasada, faturação potencialmente cara e registro fragmentado acompanhamento em finanças comerciais. A plataforma é a primeira solução baseada em blockchain para o ecossistema de comércio de commodities.
Desde o seu lançamento, o komgo ultrapassou US $ 1 bilhão de financiamento na plataforma e reduziu o tempo de emissão de uma carta de crédito digital de uma média de 10 dias para 1 hora. Em 2019, a plataforma lançou o desconto de recebíveis e cartas de crédito em espera e integrou instituições financeiras e de energia multinacionais além do grupo de acionistas inicial, como TOTSA Oil Trading SA, SMBC e Lloyds Bank.
A komgo continua a trabalhar em parceria com a ConsenSys para acelerar o desenvolvimento e simplificar a adoção por outros participantes institucionais no mercado de comércio de commodities. Recentemente, conversamos com Kris Van Broekhoven, Chefe Global de Financiamento de Comércio de Commodities do Citi, um dos investidores fundadores do Komgo, para discutir os benefícios do blockchain no financiamento do comércio, as motivações por trás do investimento do Citi e sua visão para a plataforma Komgo em 2020 e além.
Como você descreveria a plataforma komgo?
komgo é uma nova empresa dedicada à construção de uma plataforma digital totalmente descentralizada para financiamento de ponta a ponta do comércio na indústria de commodities. Por meio do komgo, compradores e vendedores de commodities, bem como seus bancos e prestadores de serviços, poderão se comunicar e trocar dados de forma eletrônica. A infraestrutura de backbone alavanca a tecnologia blockchain para ajudar a fornecer maior confiança e segurança. A plataforma foi construída para integração e fácil interoperabilidade com muitos sistemas de back-office de seus usuários, bem como outras plataformas existentes. O objetivo é desenvolver um balcão único para o financiamento do comércio de commodities, oferecendo velocidade, eficiência e uma experiência de usuário de primeira classe para a indústria.
Rede de comércio global tradicional
Rede Blockchain para Comércio Global
Qual problema o Komgo está tentando resolver?
A komgo se esforça para ir além de simplesmente transformar o processo existente de financiamento do comércio de commodities em um processo digital. Para convencer os usuários a adotar uma nova forma de comunicação e, para fazer a diferença, precisamos abordar os verdadeiros pontos problemáticos para os usuários em todos os lados de uma transação. Isso pode vir de várias formas, incluindo a remoção de pontos de contato manuais. Por sua vez, isso ajuda a acelerar os tempos de resposta, melhorar a reconciliação de dados e reduzir o risco de fraude e erro humano.
komgo tem trabalhado em uma série de recursos interessantes que têm como objetivo melhorar drasticamente a experiência do usuário. O foco inicial de komgo tem sido em cartas de crédito, financiamento de contas a receber e KYC. Outros recursos, como financiamento de estoque e correspondência automática de documentos eletrônicos, serão adicionados mais tarde.
“O komgo se esforça para ir além de simplesmente transformar o processo existente de financiamento de comércio de commodities em um digital … o komgo ajuda a acelerar os tempos de resposta, melhorar a reconciliação de dados e reduzir o risco de fraude e erro humano.
Como o Citi está envolvido no komgo?
O Citi é um dos investidores fundadores da Komgo. Investimos pela primeira vez na empresa quando ela foi estabelecida no início de 2018 e, recentemente, aumentamos nosso patrimônio para permitir que a empresa continuasse se desenvolvendo. Como o negócio de comércio global do Citi está gerenciando o investimento, estou diretamente envolvido na parceria com a komgo. Fizemos isso para ajudar a maximizar o valor que podemos agregar à komgo no estágio inicial de desenvolvimento do produto e envolvimento do usuário. O Citi, assim como outros bancos e empresas de apoio, contribui com tempo e recursos para workshops de desenvolvimento de produtos, análises de TI e segurança e compartilha comentários do usuário. Até começamos a integrar nosso sistema de processamento de comércio com o komgo para que já possamos começar a ver tempos de retorno reduzidos e capturar os benefícios que o komgo traz.
Por que o Citi escolheu ingressar no Komgo??
O Citi se orgulha de ser um banco digital líder, e a tecnologia blockchain está oferecendo excelentes oportunidades para ajudar a melhorar a forma como os bancos e clientes operam hoje. Como um dos principais bancos comerciais globais do mundo, levamos a digitalização do comércio muito a sério. Por mais de 100 anos, a indústria tem sido fortemente dependente da troca e do processamento manual de documentos em papel. Agora, a tecnologia blockchain serve como um catalisador para interromper a indústria em direção ao processamento de dados eletrônicos. Bancos e clientes desejam uma experiência de usuário simples e elegante que vem com ferramentas digitais. E esses mesmos bancos e empresas precisam encontrar eficiência para ajudar na redução de custos, agilizando os tempos de resposta e reduzindo a fraude. No Citi, somos muito proativos na adoção da digitalização e nossos clientes esperam que sejamos uma das forças motrizes neste processo de mudança.
Como outros bancos estão se esforçando para atingir esse objetivo semelhante, percebemos logo no início que isso seria muito mais forte se nos uníssemos e co-criássemos com a komgo. Ao trabalhar para aproximar o mercado e desenvolver uma solução junto com outros bancos e usuários corporativos, nos esforçamos para alcançar mais. É exatamente isso que torna o Komgo tão interessante: é um dos únicos consórcios que reúne bancos e empresas como fundadores. O grupo inicial inclui alguns dos maiores bancos e empresas ativas no comércio de commodities. Desta forma, ajudamos a garantir que os recursos que o Komgo desenvolve realmente abordem os pontos problemáticos de uma ampla variedade de usuários – além de bancos – e a plataforma tem uma série de instituições por trás dela que se comprometem a fazer transações na plataforma.
“Por mais de 100 anos, a indústria tem sido fortemente dependente da troca e do processamento manual de documentos em papel. Agora, a tecnologia blockchain serve como um catalisador para interromper a indústria em direção ao processamento de dados eletrônicos. ”
Como ser membro do komgo beneficiou o Citi e seus clientes?
Em um mundo muito global, o mercado continua em busca de eficiência para continuar a fornecer valor aos acionistas. Devido ao nosso poder financeiro, nosso amplo conjunto de soluções e acesso mundial aos clientes, o Citi está em uma posição ideal para orientar nossos clientes durante os períodos de mudança e digitalização. Nosso envolvimento na komgo despertou muito interesse de nossos clientes. A digitalização é uma prioridade em muitas das conversas de nossos clientes e, francamente, você precisa estar diretamente envolvido para realmente entender o que está acontecendo e ter um diálogo significativo sobre o assunto. Isso é o que o Komgo já trouxe para o Citi. Aprendemos muito sobre o blockchain, sobre o que leva os usuários a mudar seu comportamento e como podemos ajudar a resolver os pontos problemáticos, não apenas para nós mesmos, mas para o ecossistema mais amplo.
Quais KPIs você está rastreando?
No primeiro ano, gastamos uma boa quantidade de tempo e energia refinando a configuração e a segurança de TI. Um ano depois, estamos procurando começar a rastrear KPIs sobre o progresso de Komgo. Monitoramos os custos de investimento da plataforma para garantir que ela tenha os recursos financeiros para continuar fazendo o que nos propusemos a fazer, e monitoramos o progresso na integração do usuário e feedback do cliente para rastrear as taxas de adoção para que possamos ajustar para obter os melhores resultados.
O que o komgo realizou até agora? Quais são os próximos passos?
Nos últimos quatro anos, houve muito barulho em torno dos pilotos envolvendo digitalização e blockchain. Questões foram levantadas sobre o blockchain ser apenas um chavão. Sou mais paciente a esse respeito do que alguns outros. Quando você está diretamente envolvido, percebe que leva tempo. Não é tão difícil listar os benefícios potenciais dos livros-razão distribuídos e do uso de dados eletrônicos. Também aprendemos que não é tão difícil organizar pilotos e provar que o processamento de dados digitais é muito mais rápido e eficiente do que o processamento manual de documentos em papel. Chegamos ao estágio em que parece que a maioria dos participantes do mercado entende o que é o blockchain e os benefícios que ele pode trazer. Mas é um salto gigantesco passar de POC para uma plataforma de produção ao vivo.
A komgo foi fundada em 2018. Demorou cerca de um ano para construir e testar a infraestrutura de TI e desenvolver um primeiro conjunto de recursos que atraiu os usuários. 12 meses para desenvolver a infraestrutura é muito rápido e uma conquista fantástica. Agora que a plataforma está instalada e funcionando, o foco está mudando para a integração do usuário. É então que vai ficar realmente interessante. À medida que os usuários começam a interagir com a nova plataforma digital, esperamos reunir novos insights de usuários ativos para que possamos desenvolver e refinar os recursos a fim de resolver melhor seus pontos fracos. Conforme novos usuários se inscrevem, prevemos que a plataforma ganhará força e veremos um rápido aumento de negócios sendo processados. Como acontece com qualquer coisa nova, muitas vezes são necessários alguns pioneiros para orientar o resto do mercado, e estamos preparados para desempenhar nossa parte nisso.
O mundo de amanhã será muito diferente do que temos hoje. A nova tecnologia está criando novas possibilidades, e nossa interação diária com smartphones e mídias sociais cria expectativas elevadas. Embora existam muitas ideias e provas de conceito para tecnologia, muitas não chegarão à produção. Mas acredito que dentro de três a cinco anos, o mercado formará um novo ecossistema onde os usuários se comunicam digitalmente uns com os outros, diretamente ou por meio de plataformas, e os dados podem ser trocados entre plataformas separadas, mas conectadas. No mundo das finanças de commodities, este novo ecossistema já está emergindo na plataforma de financiamento aberta da Komgo, bem como na Vakt, a plataforma de execução pós-negociação de Covantis para commodities agrícolas e outras iniciativas em torno de transporte e seguro. Juntas, essas integrações full-stack devem trazer o aumento da eficiência e a experiência do usuário com que sonhamos hoje.
Leia nosso estudo de caso gratuito do Komgo
Saiba mais sobre a primeira plataforma mundial baseada em blockchain para o ecossistema de comércio de commodities.
Leia o estudo de caso
Global TradeKomgoNewsletterSubscreva nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais.Endereço de e-mailConteúdo exclusivoGuia
Guia completo para redes de negócios Blockchain
Webinar
Introdução à Tokenização
Webinar
O futuro das finanças: ativos digitais e DeFi
Webinar
O que é Enterprise Ethereum?
Papel branco
Bancos centrais e o futuro do dinheiro
Case Stud