Como os Stablecoins estão impulsionando as finanças descentralizadas no Ethereum
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlogBlockchain explicado
Como os Stablecoins estão impulsionando as finanças descentralizadas no Ethereum
Os Stablecoins fortalecem a ponte entre os mercados financeiros tradicionais e os de criptografia, uma vez que atividades como empréstimos, empréstimos e derivativos precisam de um valor base estável e confiável. Aprenda como adquirir um stablecoin com MetaMask e comece sua jornada DeFi.by James Beck 29 de janeiro de 2021Postado em 29 de janeiro de 2021
Baixar relatório
Isso faz parte de uma série de artigos do Relatório Ethereum DeFi do 4º trimestre de 2020 da ConsenSys Codefi. Baixe o relatório completo para saber mais sobre padrões de tokens para ativos e pagamentos, mercados NFT, tokens sociais e comunitários, DAOs, empréstimos flash, Bitcoin e Filecoin embrulhados, projetos de empréstimo e muito mais.
Quando a ConsenSys escreveu pela primeira vez sobre stablecoins em 2019, o setor estava decolando com mais de 200 stablecoins diferentes emitidos por empresas em todo o mundo, quase metade dos quais foram emitidos no Ethereum. Hoje, 74% de todos os stablecoins são emitidos no Ethereum e valem cerca de US $ 20 bilhões em 1º de janeiro de 2021. Como tokens ERC-20, os stablecoins têm os benefícios de outros tokens Ethereum: eles são eficientes para produzir e gerenciar a emissão; eles têm alcance global, facilitando as transações através das fronteiras; são totalmente auditáveis; e, o que é importante para finanças descentralizadas, eles são interoperáveis com o resto do Ethereum.
Emissão total de stablecoins no Ethereum. Fonte: Dune Analytics
Introduzido como um meio de representar uma unidade de conta mais familiar (dólares), stablecoins ajudaram a diminuir a volatilidade dos criptomercados em geral, uma vez que os comerciantes não precisam sair das bolsas e transferir fiat para fazer hedge contra quedas de preços. Os Stablecoins também fortalecem a ponte entre os mercados financeiros tradicionais e os de criptografia, uma vez que atividades como empréstimos, empréstimos e derivativos precisam de um valor base estável e confiável. Stablecoins estão cada vez mais servindo como uma opção para evitando moedas fiduciárias inflacionárias. Por exemplo, os indivíduos no Brasil estão se voltando para stablecoins denominados em dólares americanos como uma alternativa ao real brasileiro, que atingiu um recorde baixo em relação ao dólar este ano. O rápido aumento de stablecoins também compeliu governos em todo o mundo a explorar as maneiras pelas quais os bancos centrais poderiam emitir suas próprias moedas em plataformas de contratos inteligentes como o Ethereum.
Volume de transação de ETH, DAI, USDC e USDT liquidado na Ethereum em 2020. Fonte: CoinMetrics
Os três maiores stablecoins, USDT, USDC e DAI tiveram tal aumento no uso em 2020 que agora são responsáveis por mais volume de comércio no Ethereum do que o ativo que paga pela computação – éter (ETH) – em si. O volume de transação anual da ETH este ano foi de $ 385 bilhões, mas o token USDT da Tether liquidou $ 580 bilhões no Ethereum, o stablecoin USDC da Circle liquidou $ 239 bilhões no Ethereum e o stablecoin DAI da MakerDAO liquidou $ 98 bilhões. Ao todo, quase $ 1,6 trilhão de dólares em stablecoins e ETH negociados no Ethereum em 2020.
Como obter um stablecoin com MetaMask
Se a melhor maneira de entender algo é experimentando, a melhor maneira de começar sua jornada DeFi é baixando MetaMask, disponível como uma extensão do navegador ou no celular. Agora você está equipado com um cofre de chaves que só você pode acessar, um login seguro, uma carteira para ver seus tokens e uma forma de trocar tokens ou acessar a web descentralizada. Pense nisso como uma forma de gerenciar seu dinheiro, ativos digitais, arte e identidade exclusivas ao usar vários aplicativos financeiros descentralizados.
Antes de obter um stablecoin, primeiro você precisa adicionar um pouco de ETH à sua carteira MetaMask para pagar pelas transações, como a troca de tokens, na rede Ethereum. Você pode comprar ETH diretamente na MetaMask ou em uma bolsa como a Coinbase. Depois de adquirir o ETH, você pode trocar esse ETH por um stablecoin como DAI, USDC ou USDT.
Selecione a quantidade de ETH que você gostaria de converter em uma stablecoin denominada em dólares americanos, como DAI neste exemplo. Você verá uma estimativa, mas quando você seleciona “Obter cotações”, a MetaMask verifica 7 trocas descentralizadas diferentes e Formadores de mercado automatizados (AMMs) para oferecer a você a melhor negociação pelas taxas mais baixas.
Se você estiver satisfeito com a taxa, clique em “trocar” e DAI será adicionado à sua conta MetaMask. Aqui está um vídeo do processo.
Seu novo saldo de ETH denominado em dólares americanos pode ser usado em qualquer aplicativo financeiro Ethereum que você conceder permissão. Trocar ETH por um stablecoin é uma maneira de se proteger contra a volatilidade, ou você pode trancar em uma conta de alto interesse como Aave (o APY atual é 5,38%)
Diferentes tipos de stablecoins
Em 2020, stablecoins são um dos melhores exemplos de como o dinheiro programável pode ser, simplesmente por causa das diferentes decisões de design de como eles podem ser emitidos ou como eles mantêm a paridade com o dólar americano.
A maioria dos stablecoins são suportados pelos passivos do sistema bancário tradicional, como o USDC da Circle, onde cada criptodólar é lastreado por um dólar americano mantido em reserva. Uma vez que esses dois stablecoins são emitidos por uma entidade centralizada, eles também podem ser apreendidos ou um usuário pode ter o acesso negado.
Os tipos mais comuns de stablecoins sintéticos, como DAI, são sobrecolateralizados por outras criptomoedas, como ETH, USDC e BAT. Modelos mais novos de stablecoins sintéticos, como Ampleforth’s AMPL, usam fornecimento variável, o que significa que um oráculo monitora o fornecimento e a demanda e “rebases”Para cumprir uma meta de fixação.
Um dos desenvolvimentos mais recentes no quarto trimestre de 2020 foi o número crescente de stablecoins com juros, como yUSD (Yearn.finance). Sempre que alguém deposita um stablecoin como garantia em uma plataforma de empréstimos e empréstimos como Compound ou Yearn, recebe um token que representa a posição de depósito. Por exemplo, se você depositasse 100 USDC em um Aave pool de empréstimo, você receberá 100 aUSDC em troca, o que aumenta à medida que você ganha taxas de empréstimo semelhantes a um instrumento financeiro de emissão de dividendos ou cupons. O que é único é que, mesmo quando o aUSDC aumenta com o tempo, é como outros tokens ERC-20: pode ser negociado ou usado como garantia para outros pools de liquidez. Establecoins ainda mais avançados de geração de rendimento, como Yearn’s yUSD, yDAI e yUSDT, são programados para encontrar o maior retorno de investimento de vários protocolos de empréstimo e empréstimo, como Aave, Composto e dydx.
À medida que os diferentes tipos de stablecoins oferecidos proliferam, uma maneira de entender suas compensações é por meio da correlação inversa de sua complexidade e como eles são descentralizados com base nos ativos garantidos (ou nenhum) que os ajudam a manter uma paridade estável com o dólar americano.
Como os governos veem stablecoins?
À medida que os stablecoins aumentaram de importância, eles também se tornaram cada vez mais objeto de discussão jurídica. Em 19 de novembro de 2020, vários legisladores dos EUA introduziram o STABLE Act, que, se aprovada, exigiria que os emissores de stablecoin obtenham uma autorização bancária federal e também a aprovação do Federal Reserve e da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) seis meses antes da emissão. Embora o calendário do Congresso tenha ficado sem tempo para aprovar o projeto de lei em 2020, ele poderia ser reintroduzido em 2021.
Em contraste com a Lei STABLE, o Gabinete do Controlador de Moeda dos EUA (OCC) emitiu uma carta esclarecendo que os bancos nacionais e associações federais de poupança têm permissão para operar nós de blockchain e usar stablecoins para pagamentos. O ex-controlador da moeda, Brian P. Brooks, escreveu: “Nossa carta remove qualquer incerteza jurídica sobre a autoridade dos bancos de se conectar a blockchains como nós de validação e, assim, transacionar pagamentos de moeda estável em nome de clientes que estão cada vez mais exigindo velocidade, eficiência, interoperabilidade e baixo custo associado a esses produtos. ”
Perto do final do ano, o Banco Central Europeu escreveu que as stablecoins amplamente adotadas, “podem ameaçar a estabilidade financeira e a soberania monetária”. Embora ainda não esteja claro como os stablecoins de emissão privada serão tratados pelos governos em todo o mundo, cada vez mais os reguladores estão estudando como garantir que os stablecoins ocorram em um ambiente mais regulamentado, enquanto também pesquisam como os bancos centrais poderiam emitir sua própria forma de digital programável moedas.
DeFiMetaMaskMetaMask SwapsQ4 2020 DeFi ReportStablecoinNewsletterSubscreva nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoRelatório
Ethereum Q3 2020 DeFi Report
Relatório
Ethereum Q2 2020 DeFi Report
Guia
Guia completo para redes de negócios Blockchain
Webinar
Como construir um produto blockchain de sucesso
Webinar