É hora de democratizar o financiamento de nossas comunidades locais
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlogCodefi
É hora de democratizar o financiamento de nossas comunidades locais
por Alex Kostura 4 de fevereiro de 2020 Postado em 4 de fevereiro de 2020
ConsenSys Codefi e uma aquisição recente irão restaurar a participação popular em títulos municipais, escrito por Patrick Berarducci e Emma Channing
O mercado de títulos municipais sempre foi popular entre os investidores de varejo, oferecendo o que são considerados investimentos relativamente seguros, muitas vezes com isenções de impostos federais e estaduais. No entanto, os residentes locais perderam o preço de investir em suas próprias comunidades por meio de títulos de até US $ 100.000.
Os projetos que antes eram de base comunitária e financiados pela comunidade agora estão reservados para grandes instituições e fundos mútuos, mudando o foco de oportunidades para melhorar as comunidades para projetos geradores de lucro.
As tentativas de mudar o foco de volta para a comunidade foram imprevisíveis. Algumas cidades dos Estados Unidos têm usado com sucesso os “mini títulos municipais” para pequenos projetos de infraestrutura comunitária. Lawrence, Kansas, com menos de 100.000 residentes, emitiu cerca de meio milhão dólares de títulos especificamente para comprar um caminhão de bombeiros em 2017, e Denver vendeu $ 12 milhões em títulos mini muni em 20 minutos em 2014. Na verdade, cerca de metade dos títulos municipais emitidos em 2019 eram inferiores a US $ 10 milhões, mas o total arrecadado foi de apenas cerca de US $ 31 milhões ou 5% do mercado de títulos municipais.
Embora essas iniciativas demonstrem uma demanda local abundante, o alto custo para emitir títulos menores impede o dimensionamento. Isso fica claro com o fim de uma startup bem financiada De boa vizinhança, que se propôs levar munis para as massas, mas lutou em face dos altos custos de venda, distribuição e manutenção dos títulos.
Tokenização para munis financiados pela comunidade
No passado, os títulos municipais financiaram projetos revolucionários enormes. Um dos primeiros títulos municipais foi emitido em 1818 pelo Estado de Nova York para financiar o Canal Erie, o que permitiu menores custos de transporte entre o meio-oeste e o nordeste dos EUA, derrubando os preços dos alimentos e suprimentos para as cidades do leste. Também notável, a Golden Gate Bridge foi construída com financiamento de um Oferta de bônus muni de $ 35 milhões comprado por residentes de São Francisco.
Mas ligações mini muni normalmente não têm grandes ambições. Com tamanhos de emissão variando entre US $ 10-20 milhões em denominações de US $ 5.000, a maioria dos fundos no ano passado foi usada em projetos que custam menos de US $ 10 milhões: projetos de impacto comunitário discretos, em vez de planos maiores de infraestrutura rotativa.
O problema com o financiamento de infraestrutura pública em menor escala é que o custo de emissão é tão alto quanto o de um título de bilhões de dólares. Na verdade, o processo de venda e gerenciamento de títulos municipais dentro das comunidades locais adiciona uma camada extra de custos administrativos, juntamente com os requisitos regulamentares. As barreiras de entrada são altas para empresas menores que entram no Mercado de títulos municipais de US $ 3,8 trilhões.
Para enfrentar esses desafios, a infraestrutura em torno da emissão de títulos municipais precisa mudar. A tecnologia Blockchain, com seu potencial para revolucionar a coordenação social e de capital, está perfeitamente posicionada para criar oportunidades inovadoras e gerenciáveis no financiamento de títulos municipais.
Em termos práticos, os municípios podem usar a tokenização para permitir uma gestão mais eficiente ao longo do ciclo de vida do título. Os pagamentos de juros, por exemplo, podem ser programados automaticamente usando contratos inteligentes.
Aquisição de sistemas financeiros patrimoniais
Como um sistema operacional testado em batalha para comércio e finanças, o ConsenSys Codefi já alavanca a tecnologia blockchain de maneira eficiente e confiável para vários casos de uso. A Codefi permitiu que o Registro de Imóveis de Sua Majestade no Reino Unido testasse a tokenização de imóveis, por exemplo, junto com a tokenização de 26 milhões de euros da propriedade de um edifício em Paris. A plataforma produziu a primeira tokenização mundial de um investimento financeiro de litígio, capacitando as empresas a aceitar pagamentos digitais programáveis e análise de dados construída da atividade de empréstimo “DeFi” baseada em blockchain.
A Codefi está atualmente se preparando para impulsionar o comércio global de algumas das maiores empresas de commodities do mundo por meio da Covantis, uma iniciativa formada por ADM, Bunge, Glencore Agriculture, Cargill e Louis Dreyfus Company.
Construir uma solução econômica e eficaz para o investimento local direto em mini títulos municipais é uma coisa boa tanto para os mercados financeiros quanto para a democracia. Afinal, os residentes locais têm o maior incentivo para investir em suas comunidades locais e possuem o conhecimento e visão mais profundos para se proteger contra riscos e empréstimos excessivos. Uma maior participação local em títulos de mini-muni irá reengajar os residentes com suas comunidades.
Como um caso de uso real para títulos digitais, os mini títulos municipais são uma força extremamente poderosa para ajudar as cidades a engajar, informar e recompensar os cidadãos que investem.
E assim, na ConsenSys, vamos ainda mais longe para apostar nesta visão para uma melhor experiência de arrecadação de fundos muni: ConsenSys Digital Securities LLC (“CDS”), a FINRA registrado corretor interno da ConsenSys, adquiriu Heritage Financial Systems Inc. para entrar no mercado financeiro municipal e tornar ainda mais fácil para os emissores municipais usarem o software Codefi para tokenizar suas ofertas municipais.
O futuro dos títulos municipais
A ConsenSys está animada para avançar com inovações em tecnologia e estruturação que darão suporte à evolução dos títulos mini muni. A tokenização pode tornar um mercado financeiro já poderoso mais acessível para indivíduos e comunidades.
“Títulos municipais digitais e tokenizados podem ajudar a restaurar o mercado municipal ao seu espírito comunitário original, tornando os títulos mais acessíveis para investidores cidadãos comuns e mais econômicos para comunidades de todos os tamanhos”, disse Joseph Lubin, co-criador da Ethereum e fundador da ConsenSys. “Acordos digitais personalizáveis, ou contratos inteligentes, ajudarão a agilizar e automatizar processos como o pagamento e liquidação de títulos municipais, arbitragem legal e verificação de identidade do investidor.”
Os membros da comunidade sempre terão o maior incentivo para investir no ambiente ao seu redor, e a tokenização torna essas oportunidades de investimento uma perspectiva local realista mais uma vez. Os moradores sabem quais rodovias precisam ser melhoradas ou construídas. Os pais entendem as necessidades locais e investirão em melhores escolas, parques e áreas comuns. O financiamento habilitado para Blockchain e engajado na comunidade pode garantir que o investimento em infraestrutura pública maximize os benefícios para as pessoas que vivem lá, ao mesmo tempo em que melhora a responsabilidade e a democracia local.
Patrick Berarducci é codiretor da ConsenSys Codefi e fintech global em Nova York e Emma Channing é representante registrada da ConsenSys Digital Securities LLC e da Heritage Financial Systems Inc. no Colorado.
Industry InsightNewsletterSubscreva a nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mail