Identidade Blockchain emitida pelo governo: estudo de caso Zug
Apresentando a identidade civil no blockchain
O desafio
As Nações Unidas prevêem que até 2050, 68% das pessoas viverão em áreas urbanas. Este influxo maciço de cidadãos colocará pressão sobre os sistemas e processos governamentais atuais. Para garantir que as cidades estejam bem equipadas para lidar com a miríade de desafios futuros, um número crescente de cidades está tomando medidas para se tornarem cidades “inteligentes”.
Zug, também conhecido como Crypto Valley, começou a explorar identidades digitais baseadas em blockchain para melhorar o acesso a serviços governamentais digitais enquanto aumenta a eficiência, segurança de dados e acessibilidade de votação.
Racionalizando a Democracia Direta
Na maioria das democracias, os cidadãos são chamados a votar em poucas eleições – presidencial, parlamentar ou local. O representante que eles escolhem toma decisões políticas em seu nome. Isso é chamado de democracia indireta.
Os suíços têm uma democracia direta, que os leva às urnas cerca de quatro vezes por ano para votar em uma miríade de questões relevantes para seu cantão específico, por exemplo, fumar em restaurantes, financiar museus e ampliar as rotas de ônibus locais. Embora este seja o governo mais democrático dos tempos modernos, ele também cria um processo complicado, caro e demorado.
“Graças às identidades digitais baseadas em blockchain, as pessoas estão recuperando o controle sobre seus próprios dados.”
– Martin Würmli, secretário municipal chefe de Zug
A solução Enterprise Ethereum
O Zug aproveitou o uPort, uma plataforma de identidade descentralizada para criar a primeira implementação ao vivo do mundo de um projeto de identidade emitido pelo governo autossoberano no blockchain Ethereum, junto com a cidade de Zug, o Instituto de Serviços Financeiros Zug (IFZ) da Universidade de Lucerna , junto com o integrador TI&M para a plataforma e Luxoft para implementar a votação. No verão de 2017, eles lançaram um programa piloto para registrar IDs residentes no blockchain público Ethereum. Após o programa piloto, Zug lançou oficialmente o programa em novembro de 2017.
O modelo de identidade do uPort devolve a propriedade da identidade ao indivíduo, permitindo que os usuários registrem sua própria identidade no Ethereum, enviem e solicitem credenciais, assinem transações e gerenciem com segurança chaves e dados em seu sistema de identidade aberto.
Como funcionou
Zug criou sua própria identidade na rede pública Ethereum, que lhes deu o poder de assinar e verificar dados. O acesso à identidade da cidade de Zug foi delegado ao secretário municipal, que usou sua identidade uPort pessoal equipada com direitos administrativos específicos.
Experiência de usuário
- Um residente do Zug baixou o aplicativo uPort ID da Apple App Store e criou uma conta.
- O aplicativo uPort gerou uma chave privada exclusiva que representa a identidade do usuário em seu telefone, que atuou como o agente de identidade do usuário.
- O residente teve a oportunidade de fazer backup de sua chave privada, permitindo que ele recuperasse o acesso à sua identidade caso perdesse o acesso ao telefone. Com esta configuração, o residente ganhou controle total de sua identidade e todos os seus dados associados.
- O residente visitou o site de Zug para se registrar, digitalizando um código QR para interagir com a plataforma de governo eletrônico de Zug pela primeira vez.
- O residente inseriu sua data de nascimento e número do passaporte no site de Zug. A solicitação foi assinada criptograficamente e enviada para a cidade como uma nova solicitação de aplicativo Zug ID.
- O residente foi obrigado a visitar o Einwohnerkontrolle (escritório de registro do cidadão) da cidade para uma verificação pessoal de seus dados dentro de 14 dias.
- Depois de confirmado, o escrivão da cidade emitiu uma credencial verificável que continha seu Zug ID assinado com a identidade da cidade. Outras organizações, públicas e privadas, podem oferecer serviços para usar o Zug ID no aplicativo uPort do usuário.
- Os cidadãos ganharam acesso a vários serviços, mostrando seu ZUG ID no aplicativo uPort do usuário, neste caso, votando em um próximo festival.
Metas alcançadas
Proteja as interações digitais entre pessoas e governos
350 cidadãos registrados criaram com sucesso um ID digital, verificado pelo uPort. 70 cidadãos participaram da votação sobre a presença de fogos de artifício em um próximo festival. Os usuários pularam o complicado processo de login, fizeram login com sua conta uPort, votaram e se desconectaram sem ir para uma seção eleitoral. Foi possível verificar quem votou sem depender de intermediários ou infraestrutura de contagem de votos. O piloto demonstrou que as identidades controladas pelo usuário suportam a modernização das iniciativas de voto eletrônico, o que poderia economizar milhões de pessoas e custos de produtividade para a cidade.
Próximos passos
No futuro, os cidadãos de Zug poderiam usar IDs digitais para obter acesso a serviços específicos na cidade. Por exemplo, AirBie é um serviço de compartilhamento de bicicletas que só permite o acesso às suas bicicletas por meio de identidades descentralizadas uPort. Os usuários pulam o tedioso processo de inscrição e simplesmente fazem login em seu Zug ID habilitado para uPort para obter acesso gratuito a cryptobikes AirBie por até 20 horas. No momento desta postagem, suas bicicletas foram usadas mais de 1.600 vezes por 90 usuários.
O ID descentralizado uPort é a primeira etapa segura para permitir a criação de muitos serviços de “cidade inteligente”, ou seja, acesso a ônibus autônomos, aplicativos de compartilhamento de carros de luxo e retirada de livros da biblioteca.
Inscreva-se para uma consultoria de blockchain empresarial
A ConsenSys Solutions traz o blockchain para os negócios. Trabalhamos com empresas, governos, organizações sem fins lucrativos e startups em todo o mundo para construir, testar e implantar soluções de blockchain públicas e privadas.
Conecte-se com um especialista em blockchain
Saiba mais sobre o Zug Digital ID
- Tech Radar ProRecuperando Nossa Identidade Digital
- Financial TimesLições da Cambridge Analytica: uma maneira de proteger seus dados
- Conselho de Cidades Inteligentes da UEAs identidades digitais são a melhor aposta contra ataques cibernéticos
- HackernoonGoverno suíço usando uPort para registrar cidadãos Zug
- Ledger InsightsZug planeja votação usando Blockchain ID