O estado da rede Ethereum: 5 anos consecutivos

blog 1NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos

Assine a nossa newsletter.

Endereço de email

Nós respeitamos sua privacidade

HomeBlogNews

O estado da rede Ethereum: 5 anos consecutivos

Olhando para trás, para os primeiros cinco anos de busca do nosso ecossistema para atualizar a Internet. por ConsenSys 30 de julho de 2020 Postado em 30 de julho de 2020

ethereum aniversário de 5 anos centrado na criatividade

Grandes avanços normalmente seguem um caminho de sete etapas:

  1. Primeiro, ninguém ouviu falar de você.
  2. Então, eles ouviram falar de você, mas acham que você está louco.
  3. Então, eles entendem o seu produto, mas acham que ele não tem oportunidade.
  4. Então, eles veem seu produto como um brinquedo.
  5. Então eles vêem isso como um brinquedo incrível.
  6. Então eles começam a usar.
  7. Então eles não poderiam imaginar a vida sem ele.

–Morgan Housel, “When You Change the World and No One Notices”

Ninguém ouviu falar de você

Ethereum é agora a rede de blockchain mais ativamente desenvolvida do mundo. Mas há cinco anos, hoje, quando o bloco de gênese foi extraída para a existência e a rede foi lançada oficialmente, poucas pessoas fora dos círculos de engenharia de software tinham ouvido falar do blockchain Ethereum.

Ethereum: Bitcoin Plus Everything

No relatório histórico de 2015 da Goldman Sachs, “E se eu dissesse que a cadeia de bloqueio poderia perturbar tudo”, Ethereum foi listada como uma “startup”. Em outro lugar, foi descrito como um “grupo”. As pessoas estavam tentando entender o que era e exatamente o que o tornava diferente do Bitcoin, um sistema de caixa digital. Na ConsenSys, passamos, e ainda gastamos, uma boa parte do tempo explicando essas diferenças. Eles não podem ser enfatizados o suficiente: 

  • Bitcoin é uma aplicação única da tecnologia blockchain.
  • Existem muitos tipos diferentes de blockchain, com propriedades muito diferentes.
  • Ethereum é um tipo de blockchain.
  • Ethereum é open source e, portanto, propriedade de todos.

Se você quiser saber o que os blockchains significam para o futuro das redes humanas e a distribuição de poder, esta tempestade de tweet da Naval Ravikant é um bom lugar para começar. 

Blockchain do desenvolvedor

O blockchain Ethereum foi construído de acordo com cinco princípios de design, descritos no livro de Vitalik Buterin Livro Branco Ethereum

  • Simplicidade
  • Universalidade
  • Modularidade
  • Agilidade
  • Não discriminação e não censura

Uma maneira de pensar sobre isso é, se alguém lhe pedisse para construir uma máquina que levasse esses princípios ao limite lógico, você acabaria com uma máquina como a Ethereum. 

No livro deles Mastering Ethereum, Andreas Antonopoulos e Gavin Wood chamam Ethereum de “blockchain do desenvolvedor, construído por desenvolvedores para desenvolvedores”. Os desenvolvedores geralmente preferem software que seja aberto, utilizável, programável e poderoso. Milhares e depois centenas de milhares de desenvolvedores gravitaram em torno do Ethereum porque o código-fonte é gratuito, você pode construir sobre o que outros construíram, os contratos inteligentes são padronizados e modeláveis ​​e as possibilidades são infinitas quando você começa a interligar contratos e conectar dados diferentes feeds.

Novos aplicativos descentralizados (dapps) por mês lançados no blockchain Ethereum.Novos aplicativos descentralizados (dapps) por mês lançados no blockchain Ethereum.

Estado dos Dapps prestou um grande serviço ao ecossistema quando ele começou a pesquisar contratos dapp e impressões digitais dos repositórios do GitHub, revelando o frenesi da atividade do desenvolvedor nos bastidores no Ethereum. Quando o New York Times publicou “Beyond the Bitcoin Bubble,” parecia que as pessoas estavam finalmente prestando atenção. Bitcoin era apenas a ponta do iceberg do blockchain, e era apenas uma questão de tempo antes que o resto do mundo seguisse os desenvolvedores.

Eles pensam que você é louco

O DAO

Em 2016, o hack do DAO e o hard fork que se seguiu chamaram a atenção de todos. Algumas pessoas pensaram que essa coisa de Ethereum era loucura. O que aconteceu, o imprensa disse, “Levanta questões filosóficas sobre a viabilidade de tais sistemas.” 

Mas os desenvolvedores disseram: “Este é um rito de passagem”.

A comunidade começou a trabalhar documentando ataques conhecidos e teste de batalha bibliotecas de contratos inteligentes. Embora não tenha havido falta de incidentes de segurança ao longo dos anos, organizações autônomas descentralizadas são agora um grampo do ecossistema Ethereum (Aragon, Moloch DAO, Legal DAO, Maker DAO), e hard forks são um modelo comprovado para atualizar o protocolo de rede.  

Pensamento Soma Positivo

Pense no que mais costumava ser “maluco” em nosso ecossistema:

  • Empresas que operam em uma rede pública
  • Blockchains diferentes trabalhando juntos

Firmas de 100 anos como a Ernst & Young agora está usando provas de conhecimento zero para desenvolver soluções de transações privadas na rede pública Ethereum. E eles estão colaborando com uma frota de outras organizações para levar o protocolo de linha de base adiante e ajudar as empresas a bordo para mainnet. 

Ethereum e Hyperledger, antes vistos como iniciativas DLT rivais, agora estão totalmente integrados via Besu, Burrow e Sawtooth. Até mesmo o Fabric oferece suporte a contratos inteligentes Ethereum.

O pensamento maximalista de um bloco para governar todos que caracterizou os primeiros dias da criptosfera se desfez em favor de uma visão mais ampla de protocolos de bloco de blocos interoperáveis. Nos últimos meses, vimos um grande aumento no “bitcoin embrulhado” – bitcoin representado como tokens ERC-20 no Ethereum que permite que os detentores de bitcoins participem de protocolos financeiros descentralizados que não estão disponíveis na rede Bitcoin. 

A questão é que o pensamento de soma positiva dos primeiros usuários, que antes parecia rebuscado e tecnicamente impossível, agora é cada vez mais uma realidade. Nas palavras de Jeff Bezos, “A invenção requer uma disposição de longo prazo para ser mal interpretada.” 

Eles entendem isso, mas …

Febre ICO

No início de 2018, a comunidade de blockchain e Ethereum ainda estava se recuperando do choque que 2017 havia enviado à criptosfera. O boom da ICO de 2017 deu início a um dos maiores mercados em alta da história da Ethereum por trás de consideráveis ​​especulações e lançamentos de tokens ERC-20 sem precedentes. O boom demonstrou em primeira mão o poder das oportunidades de efeito de rede no núcleo da tecnologia blockchain. No entanto, vários países – China, Coréia do Sul, Marrocos, Colômbia, Cingapura e muitos outros – emitiram proibições ou advertências severas aos seus cidadãos sobre bitcoin, éter e outros ativos criptográficos.

Quando o brilho dos preços de $ 1000 + ETH passou e o inverno criptográfico desceu, a indústria começou a reconsiderar o ano passado de ICOs e a reconhecer seus legados mais sombrios. Fortune relatou que quase 50% de todos os projetos da ICO já haviam falhado em fevereiro. The Verge publicou um relatório preocupante sobre o saúde mental e desespero de muitos millennials sul-coreanos no rescaldo do mercado de alta de criptografia.

A criação de contratos de token ERC-20 no Ethereum.A criação de contratos de token ERC-20 no Ethereum.

Hoje, existem mais de 160 mil contratos de token ERC-20 na rede Ethereum. Muitos foram criados no início de 2018, durante o auge do boom da OIC. Nos últimos meses deste ano, vimos a criação de tokens ERC-20 começar a aumentar para níveis semelhantes, mas sem a volatilidade de preço que todos experimentamos no final de 2017 e início de 2018.

“Ethereum Killers”

O boom da ICO e suas conseqüências forneceram um solo fértil para uma safra de novas cadeias de blocos programáveis, muitas das quais posicionaram sua tecnologia como a substituição do Ethereum. O mais notável desses “matadores de Ethereum” foi a EOS, que lançou um white paper em 2017. 

As narrativas de marketing pós-ICO de novos blockchains focaram amplamente nas deficiências do Ethereum: escalabilidade, privacidade, UX e utilidade. Algumas dessas deficiências foram percebidas, algumas reais e algumas exageradas.

Ao todo, o boom e as consequências da Ethereum ICO permitiram que muitos entendessem a tecnologia, mas ainda buscassem oportunidades e casos de uso atraentes. Um aspecto positivo do boom da criptografia e do inverno foi que isso nos estimulou a prestar atenção às métricas de blockchain de nível inferior e talvez mais reveladoras, além do preço e do volume de transações: implantações de contratos inteligentes, descentralização e risco.

Eles acham que é um brinquedo

On-Ramps e NFTs

Conforme a comunidade Ethereum desenvolvia novos padrões de tokens, como ERC-721, jogos e arte surgiram como caminhos divertidos para a tecnologia blockchain subjacente. E fazia sentido: os jogos têm microeconomias e itens colecionáveis ​​integrados, e a arte digital que foi transferida para o blockchain era facilmente monetizável e comprovadamente autêntica. Mercados como Super raro apareceu para arte digital. As pessoas falavam sobre “prova de gosto”.  

CryptoKitties

A sensação viral que primeiro carregou o choque da rede Ethereum foi um modesto maluco chamado CryptoKitties, um jogo digital de negociação de gatinhos que parecia um cruzamento entre Neopets e negociação de futuros. Em dezembro de 2017, o total de solicitações de rede mais do que dobrou, pois os preços dos CryptoKitties subiram para seis dígitos. Uma força-tarefa de desenvolvedores da MetaMask, Infura, Grid + e Axiom Zen se uniram para otimizar a UX e explorar soluções de escalonamento de longo prazo para aliviar o congestionamento. Ao colaborar, eles perceberam algo profundo sobre o desenvolvimento do protocolo Ethereum. Como observou Alex Miller da Grid +, “Todos os que possuem o ether são incentivados a tornar o sistema melhor”. 

Usuários ativos diários do EthereumUsuários ativos diários (DAU) seguiram um padrão semelhante ao crescimento da conta. 16 de janeiro de 2018 viu o maior número de DAUs de qualquer dia nos últimos 5 anos, com 723.085 endereços exclusivos interagindo na mainnet.

As pessoas também perceberam que jogadores e artistas administravam negócios diretamente de seus Carteiras ethereum. Devs desbloqueou modelos econômicos onde antes não existiam. Eles trouxeram finanças para jogos – agora era hora de ver se eles poderiam gamificar finanças.

Eles acham que é um brinquedo incrível

The Rise of DeFi

Há um argumento de que tudo em Ethereum é finanças descentralizadas (DeFi). Em sua essência, o blockchain é mantido por uma rede de mineradores incentivados que continuam gastando recursos para receber uma moeda descentralizada como recompensa. Essa moeda acumulada é então vendida a outras pessoas e entra no ecossistema.

DeFi, como é mais comumente entendido, no entanto, como um conjunto de protocolos interconectados que têm a oportunidade de suplantar os veículos financeiros tradicionais de hoje, surgiu em cena no final de 2017 com o lançamento de DAI da MakerDAO. MakerDAO permitiu que a ETH fosse bloqueada no contrato inteligente e o stablecoin da DAI fosse retirado como garantia. Depois desse momento, o ecossistema Ethereum DeFi cresceu de forma constante, em grande parte ainda dominado pela MakerDAO.

Total ETH e WETH bloqueados em DeFiTotal ETH e WETH bloqueados em protocolos DeFi.

2019 foi o ano do DeFi, mas sua influência ainda permanecia restrita em grande parte à comunidade de pessoas que já estavam familiarizadas com a tecnologia e já trabalhavam no ecossistema há algum tempo. Muitas empresas estavam criando protocolos DeFi, mas no geral, o UX parecia rudimentar e os recursos ainda eram bastante limitados, exceto para os usuários de DeFi mais habilidosos.

Nos primeiros meses de 2019, o ecossistema DeFi era, em muitos aspectos, uma área restrita, onde os entusiastas do Ethereum testavam esses protocolos abertos e provavam o caso de finanças descentralizadas. No rescaldo do mercado em baixa de 2018, os detentores de ETH podem ter se sentido cautelosos sobre “colocar sua ETH para funcionar” em vez de HODL na esperança de outro mercado em alta.

Primitivos financeiros e legos monetários

As primitivas financeiras são as capacidades e tecnologias financeiras descentralizadas básicas que podem ser combinadas ou desenvolvidas por outras pessoas para criar aplicações mais complexas e / ou específicas. Esses princípios financeiros e os aplicativos criados no topo funcionam um pouco como legos, para usar uma analogia popular. Lego de dinheiro empilhados em cima de legos de dinheiro empilhados em cima de mais legos de dinheiro criam uma estrutura financeira interconectada e entrelaçada que é forte e personalizável.

Esses legos de dinheiro alcançaram a massa crítica no final de 2019, lançando-nos em 2020 e levando o DeFi do status de “brinquedo incrível” para os estágios iniciais de uma ferramenta crítica para reimaginar nossa infraestrutura financeira.

Eles começam a usar

Software Eats Finance

Cinco anos atrás, teria parecido estranho “Mova US $ 15 trilhões do produto interno bruto global para cadeias de blocos programáveis ​​de código aberto.” Agora, essa parece ser a única maneira de trazer velocidade, resiliência, transparência e, em última análise, confiança ao nosso sistema financeiro global, que ainda funciona com um software bancário de 30 anos. 

Empresas com visão de futuro seguiram os desenvolvedores e vêm investindo na Ethereum há anos. Nossa parceria com a Microsoft a partir de 2015 foi um dos primeiros esforços para ajudar as empresas a adotar a tecnologia de blockchain via Ethereum Blockchain como um serviço no Azure. O Enterprise Ethereum Alliance e Hyperledger também se tornaram ambientes valiosos para grandes instituições colaborarem ativamente, avaliarem opções de implantação e desenvolverem padrões empresariais comuns. 

O rebanho institucional

Então, quem são os principais jogadores usando Ethereum? É uma longa lista. Gigantes do financiamento do comércio. Gigantes da Agritech. 32 do Forbes Blockchain 50 os projetos deste ano são construídos no Ethereum. Agora, as potências estão se movendo. The Depository Trust & A Clearing Corporation, que processa cerca de US $ 2 quatrilhões em transações por ano, anunciou recentemente um protótipo baseado em Ethereum para gerenciamento de ativos digitais.

Novas iniciativas surgem constantemente. Em seu relatório final no mês passado, o Observatório e Fórum de Blockchain da UE compartilharam um mapa de iniciativas de blockchain crowdsourced que agora representa mais de 700 iniciativas em todo o mundo.

O Observatório de Blockchain da UE e o Mapa da Iniciativa Global Blockchain do Fórum.O Observatório de Blockchain da UE e o Mapa da Iniciativa Global Blockchain do Fórum.

Alguns desses projetos ainda são muito exploratórios. Bancos centrais de trezentos anos, por exemplo, não vão adotar sistemas de pagamentos baseados em blockchain da noite para o dia. Mas de acordo com um papel recente do Banco de Compensações Internacionais, 80% dessas instituições tradicionais estão pesquisando ativamente a moeda digital do banco central (CBDC). Os titulares estão percebendo que, em um mundo com super aplicativos, serviços integrados e uma economia cada vez mais digital, o Ethereum não é apenas a infraestrutura de que eles precisam para fazer negócios maiores uns com os outros, mas sua salvação para atender o cliente do século 21. 

Ethereum plug-and-play

Desde o início, a missão da ConsenSys tem sido construir infraestrutura e ferramentas suficientes para permitir que o resto do mundo continue construindo uma nova infraestrutura de confiança ao nosso lado. Freqüentemente comparamos esse processo à construção de um foguete em pleno vôo. As apostas são incrivelmente altas e não há como parar agora. 

Ao longo do ano passado, trabalhamos muito para reunir nossos produtos em um pacote completo e integrado que torna o Ethereum mais plug-and-play do que nunca, quer você seja uma equipe dapp que precisa de acesso de API à infraestrutura de nó ou uma instituição financeira que está pronta para otimizar processos de negócios e digitalizar instrumentos financeiros. Com uma solução de camada 2 como a SKALE Network shaping up e Ethereum 2.0 no horizonte, estamos entusiasmados para ver como a usabilidade e o desempenho da rede novos e aprimorados desbloqueiam desenvolvedores, empresas e a próxima onda de superusuários.

Eles não conseguem imaginar a vida sem isso

Este capítulo do caminho de sete etapas para o grande avanço ainda está sendo escrito e se desdobrará lenta mas seguramente nos anos que virão. A inovação desta escala muitas vezes não pode ser medida em trimestres ou mesmo anos. No entanto, gostamos de pensar que existem alguns usuários – e algumas instituições importantes – que já não conseguem imaginar a vida sem Ethereum. 

Obrigado a todos vocês em todo o ecossistema por seu apoio, entusiasmo e trabalho incansável nos últimos cinco anos. Atualizar nossa infraestrutura global não é pouca coisa, mas vale a pena e é profundamente gratificante. Mal podemos esperar para ver como será essa rede daqui a cinco anos. 

Acompanhe o Ethereum

Assine o boletim informativo ConsenSys. Boletim informativo Assine nosso boletim informativo para obter as notícias mais recentes da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mailConteúdo exclusivoEthereum Q3 2020 DeFi ReportRelatório

Ethereum Q3 2020 DeFi Report

Ethereum Q2 2020 DeFi ReportRelatório

Ethereum Q2 2020 DeFi Report

Ethereum 2 0 Relatório do ecossistema de stakingRelatório

Ethereum 2.0 Staking Ecosystem Report

Guia completo para redes de negócios BlockchainGuia

Guia completo para redes de negócios Blockchain

Como construir um produto blockchain de sucessoWebinar

Como construir um produto blockchain de sucesso

Bancos centrais e o futuro do dinheiroPapel branco

Bancos centrais e o futuro do dinheiro