O futuro da gestão de patrimônio no Blockchain
NewsDevelopersEnterpriseBlockchain ExplainedEvents and ConferencesPressboletins informativos
Assine a nossa newsletter.
Endereço de email
Nós respeitamos sua privacidade
HomeBlogCodefi
O futuro da gestão de patrimônio no Blockchain
Um resumo dos desafios enfrentados pelos gestores de fortunas e as oportunidades correspondentes apresentadas pela tecnologia blockchain por Lex Sokolin, CMO e líder global da Fintech na ConsenSys.by Nicole Adarme 28 de janeiro de 2021Postado em 28 de janeiro de 2021
Nas últimas duas décadas, a proposta de valor da gestão de patrimônio mudou de acesso e capacitação para parceria e consultoria. O acesso ao pacote de investimento tradicional, representado pela alocação global de ativos indexada aos betas de mercado, diminuiu de valor e tornou-se commoditizado. Ondas de inovação tecnológica automatizaram o empacotamento e negociação do ETF, a negociação algorítmica e o rebalanceamento do portfólio combinado, o alfa derivado do alfa da colheita de perdas fiscais e os recursos de relatórios de desempenho dos bancos privados. Hoje estamos com a gestão de patrimônio perfeitamente embrulhada em nosso telefone, trilhões de ativos prontos para serem despejados no produto de gestão de ativos de menor preço.
Nesse contexto, os gestores de patrimônio possuem vários eixos de diferenciação. Uma delas é aprimorar o relacionamento humano com assessorias mais amplas, passando da mera recomendação de investimentos ao planejamento financeiro, à estruturação tributária, bem como à categoria mais ampla de serviços e planejamento de vida. Nesse sentido, os consultores tornam-se os terapeutas financeiros de que seus clientes precisam para não cometer erros de comportamento. Outro caminho é conquistar o alfa na gestão de investimentos. Embora classes de ativos alternativos, como fundos de hedge, fundos de fundos ou private equity tenham alimentado uma narrativa para retornos diferenciados no passado, eles não são indexados ao condutor central da jornada humana através do tempo – inovação e tecnologia.
E então é hora de olhar os ativos digitais e criptográficos e a infraestrutura operacional na qual eles viajam. A novidade é um início de conversa e uma maneira de os consultores financeiros oferecerem uma nova perspectiva para algo com o qual muitos clientes de varejo agora se preocupam. A propriedade de varejo de ativos cripto-nativos como Bitcoin e Ether está agora na casa dos dois dígitos, e certas instituições e dotações tomaram medidas para incorporar produtos corretamente embalados e regulamentados em suas alocações de ativos mais amplas. A cadeia de valor de custódia, troca, liquidação e carteira digital foi construída, testada e está à beira de um lançamento mais amplo por pesos pesados da indústria como NASDAQ, Intercontinental Exchange e Fidelity, entre outros.
Os gestores de riqueza estão a jusante dos fabricantes de produtos do mercado de capitais. Eles exigem permutações familiares e estruturas de produtos que se conectam a tecnologias familiares, gerenciamento de investimentos e plataformas de relatórios de clientes. Isso protegeu o gestor de patrimônio de se envolver com uma classe de ativos à qual seus clientes já estão expostos e, portanto, têm em suas carteiras. No entanto, esperar mais alguns anos simplesmente não é uma opção. Empresas como a Coinbase possuem mais de 40 milhões de usuários e mais de US $ 90 bilhões em ativos sob alguma forma de custódia ou gerenciamento. O software de investimento derivado de roboconselheiros e implementado em cadeias de bloqueio públicas agora detém mais de US $ 20 bilhões em equivalentes de caixa e US $ 25 bilhões em obrigações colateralizadas. A demanda existe, se você souber como interagir com a ordem mundial emergente e descobrir valor para seus clientes.
Vamos separar duas questões principais. O primeiro é a própria classe de ativos criptográficos e suas novas características de retorno, correlacionadas com filosofias geracionais e evolução tecnológica. A segunda é a infraestrutura financeira pela qual esses ativos viajam – definindo o que é uma ação, um dinheiro ou um empréstimo. Ao contrário dos sistemas tradicionais, que tratam a propriedade de ativos como uma abstração com uma reivindicação sobre outra parte em uma cadeia de valor (por exemplo, um CUSIP ou um ticker em um sistema de custódia vinculado a um CSD), os sistemas de blockchain implementam direitos reais de propriedade digital em relação a o ativo em questão. Esses direitos permitem a atividade econômica imediata, mercados globais descentralizados, subscrição de empréstimos de terceiros ou negociação de margem e acesso a produtos de taxas de juros sob medida, acessíveis apenas em redes públicas.
Essa nova e poderosa infraestrutura implica grandes eficiências e inovações na função de um gestor de investimentos. Alternativas e investimentos financeiros especializados, como imóveis, capital privado e financiamento a pequenas empresas, têm um caminho para serem administrados com a mesma facilidade com que ações e títulos negociados publicamente. Hoje, software poderoso permite a tokenização de tais ativos – essencialmente refatoração de papel em alternativas digitais fracionárias – de maneira acessível e repetível. Construir um portfólio de auto-reequilíbrio composto de novas oportunidades de investimento com acesso a mercados secundários emergentes é a recompensa de se envolver com este ecossistema.
Embora tenha havido uma narrativa sobre conformidade e supervisão regulatória no espaço nos últimos anos, a verdade é muito mais matizada. Como em qualquer indústria em rápida evolução, inundada com capital de investimento, a natureza humana pode se voltar para o lado negro. Ainda assim, os blockchains nos fornecem registros auditáveis e transparentes das transações reais e dos fluxos de dinheiro que ocorreram desde o início da rede, ao mesmo tempo que mantém a pseudonomia para o usuário. Muitos projetos também implementaram privacidade e permissões consistentes com os padrões de nosso setor. Tudo isso para dizer que a infraestrutura financeira baseada em blockchain provavelmente criará um setor financeiro mais regulado e mais compatível do que era possível antes.
A gestão de fortunas é ajudar as pessoas a viver suas melhores vidas financeiras e alcançar resultados pessoais positivos. Ativos digitais e finanças descentralizadas estão atraindo milhões de usuários para um novo tipo de experiência financeira, que deixa para trás grande parte do middleware e da ineficiência do século 20. O consultor financeiro empreendedor se envolverá profundamente com a promessa do futuro, ao mesmo tempo em que se manterá fundamentado nos princípios atemporais da gestão prudente e diversificação do dinheiro. Quem não arrisca não petisca!
Saiba mais sobre soluções de blockchain para gerenciamento de ativos
A ConsenSys desenvolveu o pacote de produtos ConsenSys Codefi para ajudar os gerentes de patrimônio, escritórios familiares e bancos privados a acessar a inovação que está acontecendo em ativos digitais e financeiros baseados em blockchain. Codefi é uma abreviatura para comércio e finanças descentralizadas e tem como objetivo facilitar para os consultores explorar, experimentar e integrar classes de ativos emergentes. O pacote é modular e cobre funcionalidades desde a emissão e distribuição de ativos digitais, a software para negociação em mercados digitais emergentes, a conformidade e requisitos KYC e dados, risco e sobreposições analíticas.
Os gerentes de patrimônio podem estar interessados em ajudar seus clientes a possuir (1) ativos cripto-nativos, como Bitcoin e Ether, ou (2) títulos alternativos que foram estruturados em uma forma tokenizada. Um token é uma representação digital do que poderia ser qualquer classe de ativo, desde ações tradicionais e renda fixa a ações privadas, imóveis e finanças especializadas. Um número crescente de gestores de ativos e emissores primários está usando a tokenização no Ethereum para agilizar o gerenciamento de ativos e partes interessadas, reduzir custos de reconciliação de dados, manter uma infraestrutura de mercado moderna e conectar-se a um grupo global de negociantes e investidores. Os gerentes de patrimônio que procuram novos clientes e oportunidades de investimento sob medida podem trabalhar com essas contrapartes para o benefício de seus clientes por meio de nossos produtos de software.
Leia o relatório completo de gestão de patrimônio do The Wealth Mosaic aqui.
Asset ManagementNewsletterSubscreva a nossa newsletter para obter as últimas notícias da Ethereum, soluções empresariais, recursos para desenvolvedores e muito mais. Endereço de e-mail